domingo, 27 de março de 2011

Alerta sobre suplementos da moda (Parte 2 - O Lipo 6 Black).

Olá, queridos leitores!

Dando continuidade a esta série de matérias sobre os suplementos que estão na moda nas academias ao redor do Brasil, hoje vamos discutir um pouco sobre o Lipo 6 Black (e toda a família Lipo 6). Trata-se de um produto da classe dos termogênicos, ou seja, aqueles suplementos que prometem aumentar a termogênese (aumentar o gasto energético, desperdício de energia e acelerar o metabolismo).

Figura do site oficial. Você se arrisca a encarar o sujeito da figura?
Os termogênicos promovem um efeito muito bom para quem quer aumento de energia e aquele "up" na disposição para malhar, assim como propiciam ao emagrecimento. Os ingredientes que compõem esse tipo de produto são basicamente estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), com ação de estimular a liberação de adrenalina e noradrenalina, e alguns até possuem função semelhante à desses neurotransmissores presentes no nosso corpo. Essas duas substâncias (adrenalina e noradrenalina) tem função importantíssima no aumento do estado de alerta, na capacidade de realizar exercício e na mobilização de gordura para servir como fonte de energia. Outros benefícios que os princípios ativos dos termogênicos podem oferecer é a inibição do apetite, por exemplo.

Ainda não é totalmente comprovado que substâncias como a cafeína, sinefrina, L-tirosina e ioimbina possuem efeito emagrecedor, mas a maioria dos termogênicos possuem estes ingredientes na composição e eles realmente parecem ajudar na perda de gordura. O perigo do uso de termogênicos é quando estão presentes substâncias que comprovadamente podem comprometer a saúde mental e cardiovascular de indivíduos sadios.

E é aí que entramos na família Lipo-6. Trata-se de um suplemento proibido para venda no Brasil. Mas por quê?! Será que há algum motivo para ele ser proibido mesmo? E será que ele é o único que realmente funciona? Vale a pena arriscar a saúde em busca de um resultado possivelmente maior?

A família Lipo 6 Black é constituída por um ingrediente chamado 3,5-Diiodo-L-Tironina. É um hormônio mais conhecido como T2. Ele tem função de modular a atividade da glândula Tireóide. A glândula Tireóide é localizada na região do pescoço e é responsável pelo controle do metabolismo do seu corpo. Uma maior atividade da Tireóide faz a pessoa ser mais ativa e geralmente mais magra (por gastar mais energia), já uma menor atividade resulta no contrário (pessoas mais calmas, sonolentas e menor gasto energético). Ou seja, o Lipo-6 Black possui atividade pré-hormonal estimulando a ação da Tireóide. O problema disso? Qualquer desbalanço hormonal pode induzir a quadros de doenças endócrinas, como uma hipo ou hipertireoidite. É o barato que sai caro.

E por mais que as pessoas pensem "Ah, mas isso não vai acontecer comigo, vou tomar somente 1 frasco do produto, só 1 mês", a possibilidade de alteração na função da Tireóide pode acontecer nesse curto espaço de tempo. A pessoa pode ser geneticamente predisposta a desenvolver algum problema tireoidiano e o simples uso do suplemento pode desencadear esse processo que talvez só acontecesse em outro estágio de vida ou sequer se manifestasse.

Já os termogênicos que são permitidos para venda no Brasil passam por um processo de registro mais rigoroso quanto às substâncias neles presentes, fornecendo mais segurança para quem os toma e, com exceção dos ingredientes perigosos, possuem exatamente a mesma formulação dos "proibidos". O que se vê na prática é que o efeito do uso de um bom termogênico legal pouco difere do resultado de um termogênico ilegal. O que enfraquesse aquela máxima de que: "O proibido é sempre melhor".

O importante é sempre consultar um nutricionista para indicação do uso de um suplemento bom e confiável, que não irá prejudicar sua saúde. Lembrem-se sempre, a saúde vem em primeiro lugar, e por consequência leva aos resultados estéticos esperados.

Referências

GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 10a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
GOLDSTEIN, E. R. et al. International society of sports nutrition position stand: caffeine and performance. Journal of the International Society of Sports Nutrition. V. 7, n.5, 2010.
INCHIOSA JR., M. A. Experience (Mostly Negative) with the Use of Sympathomimetic Agents for Weight Loss. Journal of Obesity. 2011.
LOMBARDI, A. et al. 3,5-Diiodo-L-thyronine rapidly enhances mitochondrial fatty acid oxidation rate and thermogenesis in rat skeletal muscle: AMP-activated protein kinase involvement. Am J Physiol Endocrinol Metab 296: E497–E502, 2009.
RASCOVSKI, A. et al. Eficácia e Tolerabilidade das Substâncias Calorigênicas: Ioimbina, Triiodotironina, Aminofilina Combinada a Efedrina e Fenilpropanolamina no Tratamento da Obesidade a Curto Prazo. Arq Bras Endocrinol Metab 2000;44/1:95-102.

terça-feira, 15 de março de 2011

Dextrose X Maltodextrina

E aí, pessoal!


Desculpem a ausência aqui no blog! Estava viajando e só voltei agora, após recarregar as energias para mais um ano que começa, afinal, no Brasil o ano só começa após o carnaval, não é o que dizem?!

O título do post é auto-explicativo. Todo mundo que já procurou suplementos um dia se deparou com a dúvida: Devo tomar maltodextrina ou dextrose? E o que são?

Para esclarecer tudo que diz respeito a esses dois carboidratos, segue o LINK para o excelente texto escrito pela colega Bianca Gonçalves no site da SNC Salvador.

Aproveitem e acessem as demais matérias do site que sempre são bem enriquecedoras.

Até mais!

terça-feira, 1 de março de 2011

Alimentação para o Carnaval

Uma das maiores, senão a maior festa popular de todo o mundo, o carnaval da Bahia é uma manifestação cultural que exige muito do físico do folião. Concomitante a isso, as opções de comidas nas ruas não são as mais confiáveis e saudáveis e há o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Diante de enormes distâncias percorridas a pé ao som frenético do trio elétrico, o desgaste físico é enorme. O corpo desidrata, o músculo cansa, e os efeitos são sentidos na mesma hora, ou no mais tardar no dia seguinte. Mas quais seriam as melhores formas de combater isso em plena avenida? Como encarar bem a maratona que é o carnaval de Salvador de maneira saudável?

Para começar, devemos nos preocupar sempre com a hidratação. O consumo de bebidas não alcoólicas deve ser feito de maneira constante durante o percurso. A bebida alcoólica, ao contrário do que se pensa, não hidrata quando consumida em grande quantidade, pois o álcool induz à diurese (formação de urina), que acaba aumentando a desidratação. Mas também não é necessário deixar de beber um drink ou uma cerveja por causa disso, o recomendável é nunca deixar de beber água (de preferência mineral, por causa da higiene) por pelo menos 1 hora.

Quanto à alimentação, a maioria das pessoas esquece este importante fator. E como o que acontece geralmente é o consumo exagerado de álcool, essa soma pode ser catastrófica para o organismo. Fazer refeições leves no carnaval é essencial para manutenção da energia mental e muscular. Por isso, devemos ingerir algum alimento pelo menos a cada duas horas de folia. O problema, muitas vezes, é a escolha desse alimento. Antes de sair de casa, evite comidas muito pesadas como feijoadas e moquecas. Na rua, dê preferência a sanduíches leves (sem frituras e condimentos, por exemplo) feitos na hora ou industrializados, pois previne o risco de uma intoxicação ou uma toxinfecção alimentar. Evite o consumo de alimentos gordurosos, pois eles retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento. Beber sucos de fruta é bastante indicado para uma refeição leve e rápida. Até o refrigerante tem seu lugar, desde que não seja diet ou light, pois estes não possuem o açúcar, que servirá como energia no seu organismo.

Quanto à higiene, se possível, não consuma os famosos churrasquinhos, cachorros-quentes, queijos-coalho e frituras: estes alimentos são um carnaval à parte para microrganismos que fazem mal à saúde.

Algumas dicas podem ser valiosas:

- Observe as condições de higiene do ambiente;
- Observe a higiene do vendedor (se ele manuseia o dinheiro e o alimento com as mesmas mãos, por exemplo);
- Verifique a limpeza do estabelecimento;
- Não consuma aquele queijo que já está amarelado e mais rígido (a proliferação de bactérias já é visível, nesse caso);
- Maioneses, catchups e mostardas devem ser guardados sob refrigeração, assim como alimentos crus;
- Não ignore seu olfato: se algo não cheira bem, é porque não deve estar bem.

Dentre os suplementos, podemos usar repositores energéticos baseados em carboidratos para manutenção e recuperação dos níveis de energia. Eles existem sob a forma de pó para mistura, podendo ser levados em garrafinhas para o circuito; também sob a forma de gel e balas, o que os torna bastante práticos, podendo ser levados no bolso do short.

Outro tipo de suplemento bem utilizado pelos foliões é a cafeína. Por agir como um estimulante do sistema nervoso central e aumentar os níveis de atenção e alerta, além de aumentar a capacidade de esforço (o que diminui a percepção de dor muscular), a cafeína pode ser aquele estímulo energético a mais para melhorar sua folia. Um conselho para quem usar a cafeína: não se esqueçam de beber água, pois a cafeína pode aumentar um pouco a perda de líquidos (que já é aumentada naturalmente com o calor, a agitação e o álcool). Deve-se ter cuidado ao usar esse tipo de produto, pois ele é contraindicado para pessoas com problemas de pressão, problemas cardiovasculares, gastrite, esofagite, refluxo, ansiedade e/ou depressão.

Então, lembrem-se: cuidem da alimentação durante o carnaval. Não se esqueçam da hidratação com água mineral, da ingestão de refeições leves e, se quiserem mais energia e disposição, de procurar o suplemento correto. Esses detalhes importantes e simples são de suma importância para que você arrase no carnaval, e não que o carnaval arrase você.