domingo, 24 de abril de 2011

Alerta sobre suplementos da moda (Parte 3 - M-Drol / D-Drol)

Olá a todos! Como prometido, mais uma matéria da série que vem trazendo muita discussão no blog. Hoje falaremos sobre o M-Drol e o D-Drol, que vêm sendo muito utilizados pelas pessoas nas academias com o intuito de aumento de massa muscular.

Para começar, eis os ingredientes do D-Drol:
  • 2α,17α-Dimethyl-5α-Androstane-3-One-17β-Ol
  • Estra-4,9-Diene-3,17-Dione
  • 17α-Methyl-Etioallocholan-2-Ene-17β-Ol
  • Bergamottin (DHB)
  • Liver Support Complex
Os 3 primeiros ingredientes são esteróides sintéticos, ou seja, fazem parte do grupo tão mal-falado dos anabolizantes esteróides. Além disso, são substâncias que sofreram uma alquilação na posição 17α para que possam resistir ao catabolismo do fígado, o que as tornam anabolizantes de via oral. Por isso, a hepatotoxicidade (capacidade de fazer mal ao fígado) é altíssima. São substâncias que ainda contam com uma esterificação na posição 17β (processo comum nos anabolizantes em óleo injetável) para permanecerem ativas no organismo por mais tempo, potencializando os resultados.

O Bergamottin (DHB) é uma substância natural encontrada em algumas frutas cítricas, como a toranja (grapefruit), que tem como função aumentar a biodisponibilidade (aproveitamento pelo nosso corpo) de agentes fármacos.

O Liver Support Complex tem como finalidade a proteção do tecido hepático. Composto de silimarina e de Dandelian root (erva), esse complexo de substâncias é utilizado para proteger as células do fígado agindo como antioxidante e capaz de promover a desintoxicação hepática. Existem mais duas substâncias nesse complexo: a N-Acetyl-L-Cisteína, que parece ser capaz de aumentar os níveis de glutationa (poderoso antioxidante natural) no nosso organismo; e também o Ácido Alfa-Lipoico, que vem sendo usado em conjunto com a silimarina para tratamento de problemas no fígado.

Ah, mas que legal esse fabricante (4EverFit)!! E daí que ele venda um ANABOLIZANTE ESTERÓIDE disfarçado de Suplemento Alimentar?! O que é importante é que ele colocou também substâncias que TALVEZ protejam meu fígado e, ainda por cima, não apresentam efeitos colaterais. Fantástico!

Mas quando se trata dos anabolizantes contidos na fórmula do produto, há efeitos colaterais, sim! Antes de citá-los falarei do M-Drol (da marca Competitive Edge Labs), que é, na verdade, um produto que não se importa muito com seu fígado, pois possui basicamente o mesmo princípio do D-Drol sem o Liver Support Complex.

Os efeitos colaterais do uso de anabolizantes esteróides androgênicos são bastante conhecidos e divulgados pela mídia, mas não custa nada lembrar a quem pensa em usar esse tipo de subterfúgio para aumentar massa muscular.

Vamos à lista:
  • Queda da produção natural de Testosterona;
  • Infertilidade;
  • Irritabilidade / Hostilidade / Raiva;
  • Feminização no Homem;
  • Impotência;
  • Ginecomastia (Crescimento das mamas no Homem, podendo até causar secreção de leite);
  • Aumento do risco de câncer de próstata;
  • Comprometimento do sistema cardiovascular (aumento do coração, risco de AVC e infarto);
  • Aumento do LDL Colesterol e diminuição do HDL Colesterol, aumentando risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose;
  • Problemas na glândula Tireóide;
  • Nas mulheres: Desenvolvimento de características masculinas como virilização, acne severa, crescimento excessivo de pelos faciais e corporais, voz grave, queda de cabelo, hipertrofia do clitóris, redução das mamas, amenorreia (ausência de menstruação);
  • Se usado por adolescentes que não completaram o crescimento, pode causar o amadurecimento precoce das epífises ósseas, limitando o crescimento;
Quase que a lista não acaba. Mas é incrível como as pessoas ainda insistem em utilizar anabolizantes mesmo sabendo de todos esses riscos. Muitos falam que isso só acontece se não usar da forma correta, mas o que não sabem é que não existe forma correta, o que existe são métodos de utilização padronizados que "servem" para a maioria das pessoas, mas que pra outras pode ser fatal. Sem falar que muitos dos males citados acima são vistos em longo prazo, ou seja, talvez o indivíduo só venha a manifestar quando estiver mais velho.

Como diz um grande e inteligentíssimo Professor de Educação Física amigo meu, quem utiliza anabolizantes para "ficar forte" precisa, na verdade, é de ajuda psiquiátrica.

Espero ter ajudado com mais essa matéria, ainda mais se tratando de dois produtos que 99% das pessoas acreditam que sejam suplementos alimentares, quando na verdade são anabolizantes esteróides.

Até a próxima!

Referências

FORTUNATO, R. S.; ROSENTHAL, D.; CARVALHO, D. P. Abuso de Esteróides Anabolizantes e seu Impacto sobre a Função Tireóidea. Arq Bras Endocrinol Metab, 2007; 51/9:1417-1424.
KICMAN, A. T. Pharmacology of anabolic steroids. British Journal of Pharmacology (2008) 154 502–521.
MCARDLE, Willian D., KATCH, Frank I., KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
SILVA, P. R. P.; DANIELSKI, R.; CZEPIELWESKI, M. A. Esteróides anabolizantes no esporte. Rev Bras Med Esporte, Vol. 8, Nº 6 – Nov/Dez, 2002.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Frozen Yogurt - uma alternativa saudável!

Mais uma Sexta-Feira vai acabando e outro fim de semana se aproxima. E a dica de hoje é bem útil para as saídas de Sábado e Domingo.

Hoje falaremos um pouquinho sobre a moda que caiu no gosto da galera: o Frozen Yogurt (aquele iogurte natural em forma de sorvete expresso). Já começo falando que atualmente vive-se um fenômeno bem interessante da busca pela alimentação saudável, coisa que praticamente não existia há algum tempo. Apesar de ainda termos muito o que mudar, a cada dia que passa mais pessoas passam a buscar opções saudáveis e fogem da cultura das junk-fast food (aquela péssima comida do ponto de vista nutricional).

Nessa onda do saudável (e gostoso) foi que surgiu os iogurtes frozen. Semelhantes a sorvetes na textura e, em alguns casos, até mesmo no sabor, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a seu valor nutricional, ou seja, se realmente faz bem ou se é apenas mais uma jogada de marketing.

De uma forma geral, os iogurtes são produzidos com leite desnatado, ou seja, eles não possuem gordura. Se pegarmos o sorvete para comparar, ele vai perder feio, já que a quantidade de gordura (principalmente nos sorvetes cremosos) é bastante alta, com o fator agravante de possuir boa quantidade de gordura trans (que está diretamente relacionada com problemas cardiovasculares). 

Os iogurtes são ricos em proteínas de excelente valor biológico, um padrão que mede a qualidade dessa proteína. Sendo assim, são uma ótima fonte proteica para lanches. Na contra-mão, o que tem menos no sorvete é proteína.

Em relação aos "temidos" carboidratos, o frozen yogurt possui basicamente a lactose (carboidrato do leite) e a sacarose (açúcar de cozinha), para adoçar o produto. Há algumas opções no mercado de iogurte Diet, ou seja, sem açúcar adicionado. Em termos de quantidade, não é nada que vá prejudicar a saúde de alguém se este alguém consumir açúcar de maneira moderada durante o dia. Para efeito de comparação, o sorvete possui mais açúcar do que o iogurte.

Acabou por aí? Não! Alguns iogurtes, ainda por cima, podem possuir microrganismos benéficos à nossa flora intestinal, (bactérias que vivem no nosso intestino e ajudam a regular a função dele). São os chamados probióticos, inexistentes no sorvete. Tem-se estudado a possibilidade de adicionar aos iogurtes frozen fibras prebióticas (nutrientes que favorecem a colonização dos probióticos no nosso intestino), fazendo do iogurte um alimento simbiótico (pre + probiótico). Alguns iogurtes também são enriquecidos com cálcio, que é importante para saúde óssea, muscular e mental.

O que muitas pessoas não sabem é que esses iogurtes podem ser consumidos como refeições pequenas (lanches) e não somente como sobremesa de um almoço ou jantar, principalmente quando acompanhado de frutas e/ou castanhas. É aqui que a maioria das pessoas acabam cometendo pequenos deslizes: ao invés de encher o iogurte com caldas variadas, leite condensado, chocolates triturados e afins, a opção mais saudável é complementá-lo com frutas (de preferência de cores variadas) e castanhas/nozes (fontes de importantes minerais para nossa saúde).

Se você ainda não experimentou, segue a dica: aproveite o calor que tem feito nesse começo de Outono e dê uma chance aos frozen yogurts. E não vale a desculpa de não gostar do sabor do iogurte natural, pois a maioria dessas lojinhas oferecem também o iogurte com sabores de frutas diversas, dando mais opções para que todos possam experimentar essa alternativa gostosa e saudável.

Bom fim de semana a todos!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A natação e os suplementos!

Olá, pessoal!

Semana corrida e faculdade começando a tomar o tempo integral de vida!

Segue um link para um texto que escrevi pro site da SNC Salvador.

Clique aqui para ler a matéria!

Aproveitem e leiam as outras mil matérias sobre nutrição, suplementação e esportes lá.

Grande abraço e ótima semana a todos!