terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Alerta sobre suplementos da moda (Parte 1 - O Jack3d).

Olá, pessoal!

Como prometido, hoje dedico um post inteirinho aos suplementos alimentares. Mais especificamente os suplementos que estão dando o que falar nas academias, os suplementos da moda. Como é um assunto muito grande e eu não gostaria de abordar resumidamente, nesse primeiro post falarei somente sobre o Jack3d, mas citarei todos os que ainda vou escrever: Jack3d, Lipo 6 Black, Shotgun, The Curse, D-Drol, M-Drol, Thermo Pro, naNO Vapor e OxyElite-Pro.

Resolvi falar sobre esse assunto porque é assombroso como o consumo de suplementos sem orientação profissional vem crescendo. Segundo amigos professores de Educação Física que trabalham em academias e até por minha própria experiência lidando com essas pessoas, é mais do que comum a pergunta: "Comecei a malhar, o que é que eu devo tomar?"

Essa pergunta parece inocente mas reflete a supervalorização da suplementação em detrimento do treinamento físico per se. Claro que usar suplementos pode ser aquele estímulo a mais para cumprir aquela promessa de início de ano ao entrar na academia (e é excelente quando isso acontece), mas as pessoas não sabem dosar isso. Posso afirmar que um dos (muitos) fatores para a importância exacerbada da suplementação em praticantes de academia é a FALTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Todo mundo que estuda exercício físico sabe da famosa Tríade do exercício físico - Exercício + Alimentação + Descanso = Resultado. Ou seja, quer alcançar os seus objetivos? Treine bem, se alimente bem e descanse bem. Podemos incluir na Alimentação a Suplementação bem feita e orientada por um nutricionista capacitado.

Apesar de não trazerem benefícios quando usados de maneira equivocada, são poucos os riscos à saúde que a maioria dos suplementos alimentares podem causar. Sugiro que releiam essa frase e acrescente a palavra "legalizados" entre as palavras "alimentares" e "podem". É aí que está o perigo. Todos estes suplementos que citei no começo do post são PROIBIDOS para comercialização no Brasil (isso não impede que lojas sem escrúpulos vendam estes produtos). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não permite que eles sejam vendidos em território nacional. Os motivos serão explicados agora.

Antes de tudo, é comum as pessoas subjulgarem a ANVISA no que tange a comercialização de suplementos. Talvez porque tenhamos um sentimento incubado de inferioridade em relação aos Estados Unidos e seus órgãos de fiscalização, pois lá todos estes suplementos são permitidos. Saibam que não há necessidade de comprovação científica para comercializar suplementos nos EUA, e se uma substância pode fazer mal, eles esperam que faça para depois proibi-la. Coisa que não acontece no Brasil. Não que a ANVISA seja perfeita (longe disso), mas toda moeda tem seus dois lados.

Para começar, o Jack3d. Este suplemento já ganhou fama em todas as academias e é bastante consumido. Pode ser categorizado como um "Otimizador Metabólico". É para ser usado antes do treino (cerca de 15-30 minutos) e promete disposição, energia, vasodilatação (para melhorar o transporte de nutrientes nos vasos sanguíneos), força e recuperação muscular. Analisando os seus ingredientes, vê-se que possui creatina, arginina, beta-alanina e cafeína, até aqui nada demais, pois são ingredientes legalizados.

O problema aparece com a inclusão de dois ingredientes: Schizandrol-A e 1,3-Dimethylamylamine. Apesar do nome, não são substâncias anabolizantes esteróides (os famosos hormônios). Na verdade, são poderosos estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), resultando em uma euforia e disposição acima do normal, deixando as pessoas (segundo relatos de usuários) transtornadas, elétricas, loucas. O Schizandrol-A parece também exercer efeito negativo sobre o cortisol (hormônio altamente catabólico). A 1,3-Dimethylamylamine, por sua vez, é bastante usada como droga recreacional (usada em festas) na Nova Zelândia. O problema é que não se sabe COMO essas substâncias trabalham, tampouco seus efeitos colaterais e se causam dependência química. A 1,3-Dimethylamine, inclusive, consta na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Anti-Doping.

Outra informação bem interessante é que ao entrarmos na página voltada para os suplementos, nas descrições são citadas inúmeras fontes bibliográficas para os prometidos efeitos milagrosos no intuito de enganar os consumidores tentando passar a imagem de "aprovado cientificamente". Essas fontes realmente são citadas, mas só para descrição de efeitos fisiológicos (que acontecem normalmente) no corpo humano, sem terem relação com o suplemento. Isso pode levar as pessoas a pensarem, equivocadamente, que o produto foi testado em humanos e comprovado que funciona, assim como que é seguro seu uso.

Algumas fontes noticiam que o Jack3d será proibido para venda nos EUA. É esperar pra ver.

Então, caros leitores, tenham cuidado quando ouvirem falar de algum suplemento, procurem saber quais são os ingredientes e busquem recomendação profissional. Muitos deles podem ser como o Jack3d, um produto proibido para venda no Brasil e que é um verdadeiro tiro no escuro, pois pouco se sabe como suas substâncias atuam sobre nossa saúde. E aí o que tinha como objetivo promover promover saúde, pode gerar consequências desagradáveis.

No próximo post falarei sobre o Lipo 6 Black. Até mais!

Referências

1. PANOSSIAN, A.; WIKMAN, G. Pharmacology of Schisandra chinensis Bail.: an overview of Russian research and uses in medicine. J Ethnopharmacol. Jul 23;118(2):183-212, 2008.

316 comentários:

  1. Adorei!

    Será q falta uma maior fiscalização por parte da anvisa?
    Pq hj em dia vejo qlqr pessoa vendendo esses suplementos milagrosos na internet, sem nenhum tipo de capacitação profissional...E me pergunto: Como esses suplementos conseguem chegar nas mãos dessas pessoas?

    Abraço,

    Luize

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luize!

    Boa pergunta!

    Sem dúvida alguma há uma falha da ANVISA no sentido de fiscalização das lojas que vendem esses produtos proibidos. Falo mais em relação às lojas físicas, pois são muitas as que vendem. Porém, acredito que seja muito difícil fiscalizar essas lojas, uma vez que esses produtos não são expostos em vitrines e ficam guardados secretamente.

    Já com as lojas on-line, naturalmente há uma dificuldade maior em se fiscalizar. Acho que nos dois casos (loja física e on-line), infelizmente dependemos muito da ética e responsabilidade dos comerciantes em não vender produtos que não possuem registro e são ilegais.

    Em relação à procedência, o mais comum é trazer o suplemento de fora do país para vendê-lo. Suplementos alimentares são muito baratos nos EUA e por isso esse método é bastante usado, o produto chega sem cobrança de imposto e fiscalização. Alguns também compram pela internet em lojas fora do país e recebem em casa. Mais uma falha na fiscalização, pois tal produto deveria chegar e ficar retido só sendo liberado mediante apresentação de uma prescrição médica e pagamento dos devidos tributos.

    A ANVISA, há pouco tempo, isentou os suplementos alimentares de registro. O que a princípio parece preocupante, na verdade visa melhorar esse processo de fiscalização, pois cada suplemento que entrar no país agora passará por uma análise para saber se realmente é o que diz ser (coisa que não acontecia nos moldes anteriores).

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno,

    Ou seja, pelo que eu entendi nesse produto não existe nenhuma substância voltada para ganho de massa muscular, apenas para estímulo, consequentemente, força. Aliás, nem seria mesmo voltado para força, e sim dar energia.

    A quantidade de creatina no produto é significante?!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fred.

    Há alguns ingredientes voltados para aumento de massa muscular no Jack3d, sim. São eles: creatina, arginina, beta-alanina e Schizandrol-A.

    Acontece que a quantidade dos ingredientes não é especificada individualmente, ou seja, existem pouco mais de 4 gramas da mistura inteira. Não se sabe quanto tem de creatina, de arginina, e por aí vai.

    O Schizandrol-A poderia atuar no aumento de massa muscular por combater o cortisol, hormônio que degrada massa muscular, mas não é nada certo ainda cientificamente.

    Outra coisa interessante é que são necessários pelo menos 3g de arginina para produção de óxido nítrico e pelo menos 3g de creatina para que a suplementação tenha efeito. Pode-se concluir que não temos essa quantidade no produto diante dos outros ingredientes que também estão presente.

    Relatos de pessoas que já usaram me leva a crer que esse produto realmente só atua no estímulo, na energia, ainda mais quando comparado a outros Otimizadores Metabólicos, que realmente aumentam os níveis de força e recuperação.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Brunão, ótimo post!

    Uma informação que chegou aos meus ouvidos também me preocupa. A ANVISA está isentando todos os suplementos alimentares de registro, pois passará a fiscalizar os produtos já nas vendas, não mais na distribuição dos fabricantes.
    É assim que acontece nos EUA, porém lá se uma pessoa sentir qualquer efeito colateral o fabricante é processado e arca com todos os custos com tratamentos e indenizações.
    Me pergunto, é se com o déficit de pessoal para fiscalização que sabemos que a ANVISA tem e com a lentidão da justiça no nosso país se algo desse tipo funcionará...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, Bruno!

    É bom ficarmos informados sobre os reais efeitos e até sobre os malefícios dos produtos da moda, ainda mais nesta época de verão e de festas, em que as pessoas se preocupam, por ignorância ou comodismo, em tomar qualquer coisa para obter resultados milagrosos e ficar com corpos sarados!

    Bj tchau!

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto!

    Sempre vai existir aquele que busca o método fácil para atingir o seu objetivo. Por que fazer pelo método mais fácil e perigoso, né? Pesando custo x benefício, realmente fico sempre com o método seguro, acima de tudo.

    Essa busca pelo fácil está presente no ladrão, no usuário de drogas, no corrupto, no desonesto... Precisamos colocar em perspectiva nossas ações e perceber que o trabalho, o convívio com quem gostamos e nossos esforços pessoais irão nos recompensar no futuro. Isso vale também para a dedicação ao exercício.

    Se queremos ficar simplesmente mais bonitos, excluindo a necessidade de ficar mais saudáveis, que nos esforcemos para isso, sob a pena de amanhã não podermos curtir nossa beleza simplesmente por estarmos a 7 palmos do chão.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto. Até porque venho procurando muito sobre o Jack, ja que um professor da minha academia me aconselhou tomar ele pra aumentar minha energia. Nunca tomei nada, nem albumina, nem whey protein, nada, até porque tenho medo dos efeitos que podem causar. Mas ja que esse seria um estimulante fui experimentar hoje.
    Realmente te da disposição, um aumento de energia sim, mas fico apreensiva pela questão da creatina. O que mais me preocupava, mas acabo de ler aqui sobre essas duas substâncias, então agora nem sei o que irei fazer, se nao tomo mais e malho numa boa, ou se recorro a outra coisa (proteina).

    ResponderExcluir
  9. Olá, Gabriela.

    Desculpa a demora na resposta, é que voltei de viagem hoje e estava sem acesso à internet.

    Falando sobre o Jack3d, realmente ele te dará muita energia. Mas pode ficar tranquila em relação à creatina, é uma substância completamente segura para uso e tem como objetivo aumento de força e massa muscular (Leia mais sobre creatina no link http://esportenut.blogspot.com/2010/08/creatina.html e http://esportenut.blogspot.com/2010/08/creatina-parte-2.html

    Se seu objetivo é apenas aumento de energia, disposição, acho que seria uma boa opção o uso da cafeína. Já existem suplementos que contêm apenas a cafeína como ingrediente. Acho que o efeito seria muito bom desde que você não sofra de nenhum problema cardiovascular, de pressão, de ansiedade, depressão, esofagite, gastrite ou refluxo.

    Quanto ao uso de proteínas como Whey Protein e albumina, pode ficar tranquila, pois são produtos naturais presentes no leite e no ovo, respectivamente. O uso desses suplementos visam o aumento de massa muscular (e não energia). Deve-se ficar atento, no entanto, à quantidade de proteína, pois devemos consumir uma quantidade específica que varia de pessoa pra pessoa para a melhor obtenção dos resultados.

    Espero ter tirado suas dúvidas. Dá uma lida nos outros posts do blog que sempre tem algum artigo falando sobre algum tipo de suplemento. Indico um site muito bom também para se informar sobre os suplementos alimentares: http://www.sncsalvador.com.br

    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vanilson!

    Ótima colocações. Realmente a busca por resultados de maneira rápida leva as pessoas a ignorarem a saúde e a segurança alimentar.

    É a cultura do imediatismo, não basta querer, tem de querer AGORA. O principal objetivo dessa série de matérias que escreverei sobre os suplementos proibidos é exatamente esse: encorajar as pessoas a priorizarem a saúde em detrimento dos resultados rápidos e milagrosos.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  11. Marcella - Brasilia DF23 de fevereiro de 2011 às 17:15

    Ola Bruno,
    por acaso entao esse produto seria mais um termogenico do que um produto pra ganho de massa?

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcella!

    Eu não categorizaria o Jack3d como um termogênico, pois termogênicos visam a queima de gordura como principal objetivo. Então são compostos por várias substâncias que estimulam a lipólise, diferente do Jack3d que como substâncias estimulantes contem apenas a cafeína, o schizandrol-a e a 1,3-dimethylamylamine. Dentre essas 3, apenas a cafeína já foi estudada para a queima de gordura e os resultados ainda não são conclusivos.

    Fora isso, a arginina, a creatina e a beta-alanina que existem no Jack3d são bons ingredientes para o aumento de massa muscular, pois a arginina é capaz de aumentar a vasodilatação, a creatina de aumentar a força e a hipertrofia muscular e a beta-alanina é capaz de reduzir a fadiga muscular e aumentar a força.

    Não tenho como dizer se esses ingredientes irão realmente atuar no aumento de massa, pois a grande maioria dos fabricantes de suplementos importados não especificam a quantidade de cada ingrediente, deixando nós (consumidores) às escuras.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  13. Marcella - Brasilia DF23 de fevereiro de 2011 às 17:55

    Bruno,
    tb estudo nutricao na facul, e gosto muito dessa area de nutricao espotiva, mas infelizmente ainda nao tive essa materia.
    Gostaria que vc explicasse , se vc poder claro, no seu proximo post sobre o naNo vapor ou o Thermo pro, pois conheco algumas pessoas que estao usando.
    Muito obrigada pela resposta, e adorei seu blog
    Parabens...

    ResponderExcluir
  14. Oi de novo, Marcella!

    Que bom que você faz nutrição e gostou do blog! Obrigado!

    Pode deixar, que eu falarei tanto sobre o nano vapor como o thermo pro.

    Continue acompanhando o blog e participando!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Excelente texto, Bruninho! E ótimos pontos levantados nos comentários. Fico feliz em ver!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  16. oi bruno tudo bem ? eu queria saber se o jack 3d contam no exame atin dopinng? muito obrigado

    ResponderExcluir
  17. O Jack3d acusa no exame antidoping sim. Pois a substância 1,3-dimethylamylamine é proibida pela WADA (Agência Mundial de Antidoping).

    ResponderExcluir
  18. Oi,eu gostaria de saber qual suplemento voce recomendaria para dar disposicao e energia que nao seja prejudicial?(nomes)

    ResponderExcluir
  19. Primeiramente parabéns pelo Blog, Bruno!
    Estudo Direito e gosto muito de praticar musculação.
    Gostaria de saber se o superpump, que tb é um pre-workout, é um suplemento que contém substâncias ílicitas para a WADA?
    Comentário: Já usei tanto o jack 3d, quanto o superpump. E tive uma preferência pelo suprepump. Já o jack 3d, na segunda semana eu não senti nenhuma pré-disposição .

    ResponderExcluir
  20. Olá, Joana!

    Em termos de estimulantes há inúmeros produtos termogênicos no mercado que são bons e não fazem mal à saúde. Procure os que são à base de cafeína como o thermo fire, kwik energy, endurush, yellow hornet, therma hardcore pro, cafeína pura, entre outros.

    Só observe as contra-indicações: problemas de pressão, problemas cardiovasculares, ansiedade, depressão, gastrite, esofagite, refluxo.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Rafael!

    Obrigado por seu comentário.

    O Superpump não possui nenhuma substância proibida pela WADA. É um suplemento muito bom, mas que tem a venda proibida no Brasil possivelmente por dois motivos: Ele contem na sua formulação o ALA (Ácido alfa-lipoico), que segundo as normas da ANVISA, deve ser indicado como medicamento e não como suplemento. Ou é pelo simples motivo de não haver representação da marca Gaspari Nutrition aqui no Brasil.

    E quanto ao seu relato, realmente é o que a maioria das pessoas dizem também. Num primeiro momento sentem muita energia e disposição com o Jack3d, mas depois de 1 semana não sentem mais nada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. galera, minha opiniao, compra quem qer e consome quem quer ,,, se informar primeiramente do suplemente que vc vai consumir e mto importante ,, e outra a anvisa so esta ae para f,,, com nos,, mas sorte nossa que tem sites que vendem esses produtos otimos, não esses suplementos m,, que são fabricados no brasil que anvisa libera essta m,,, para atletas ,,

    ResponderExcluir
  23. Oi, Anônimo.

    Mais importante do que se informar a respeito do suplemento é procurar orientação profissional para prescrição correta de acordo com seus objetivos e real eficácia do produto, a fim de evitar efeitos indesejados e até mesmo comprar algo que não surta efeito algum, gastando dinheiro à toa.

    Quanto à ANVISA, infelizmente ela possui essa imagem negativa com a maioria dos consumidores de suplementos alimentares, às vezes por adotar medidas que realmente não fazem sentido. Mas como tudo na vida, existe o lado bom e o lado ruim. Garanto a você, se a ANVISA não existisse, a coisa estaria bem pior.

    Quanto aos produtos importados versus nacionais, é cultura do povo brasileiro achar que tudo que vem de fora é melhor. Infelizmente os suplementos não fogem à regra. É bem verdade que algumas marcas brasileiras no passado já foram alvo de falcatruas e adulterações em produtos, mas existem marcas nacionais que realmente prezam pela qualidade e compromisso com o consumidor. Já as tão celebradas marcas importadas também têm seus "problemas" e que muitas vezes passa despercebido pelos consumidores brasileiros por mera falta de informação. Não se esqueçam de que suplemento alimentar é uma das indústrias que mais faturam em todo o mundo, e o interesse econômico é enorme.

    Quanto às lojas nacionais que vendem produtos proibidos no Brasil, só tenho a lamentar, pois mesmo que alguns produtos não tragam malefícios à saúde, existe um motivo pelo qual ele não pode ser vendido. De uma forma bem simples, é contra e lei, é crime.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  24. eu comprei o jack 3d em uma loja de suplemento, estou com medo. o vendedor disse que ia aumentar a massa muscular.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Anônimo!

    Se o seu objetivo era aumento de massa muscular, existem outros suplementos que podem ajudar você de maneira melhor do que o Jack3d, como a creatina, por exemplo.

    Caso não tenha aberto o produto ainda, pode ir na loja pedir pra trocar por outro produto. Existem associações que você pode fazer com a suplementação de creatina, como adicionar uma Whey Protein pós-treino + carboidrato.

    De uma forma geral, o uso de um pote de jack3d não oferece tanto risco à saúde, pelo menos aparentemente. Mas cada pessoa corre o risco de não se comportar bem com o produto. Existem muitos relatos de taquicardia (coração batendo acelerado) durante os treinos com o Jack3d.

    De uma forma geral, não aconselho o uso do produto.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. O post pode até ter sido de boa fé. Mas venho aqui te informar amigão que a USP labs que vende anabolicos, não tem absolutamente nada haver com a USP labs nutrition.
    A USP labs que vende anabólicos, é uma empresa argentina totalmente underground que vende drogas sem nenhuma garantia.
    Já falei demais por aqui, só peço que pesquise mais antes de falar uma besteira dessas.
    T+

    ResponderExcluir
  27. Oi, Anônimo!

    Realmente, a USP Labs que eu me referi no texto (fabricante de anabolizantes) é uma empresa argentina, como você mencionou, e não tem nenhuma relação com a USPLabs Nutrition (a fabricante do Jack3d). Muito obrigado pela informação.

    Mas discordo quando disse que "já falou demais por aqui". Espero que continue contribuindo com seu conhecimento para o Blog. Não sei você, mas acredito que ninguém saiba absolutamente tudo sobre alguma coisa. E o espaço de comentários é exatamente para a troca de informações e conhecimento.

    Por fim, ao menos a informação que eu passei errada era algo irrelevante (só a titulo de curiosidade) e não algo que viesse a passar informações equivocadas a respeito dos efeitos do produto para os demais leitores.

    Mais uma vez, obrigado pela correção e continue ativo no blog!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  28. Olá Bruno,
    Qto ao produto OxyElite-Pro, poderia fazer uma análise rápida da sua composição e efeitos??

    Sua comercialização tá proibida? Cmo faço a pesquisa no site da Anvisa?

    Parabéns pela matéria, não vi nada parecido na net!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  29. Oi, Crucho!

    O OxyElite-Pro é um produto que não é permitido, por enquanto, para a venda no Brasil. Como assim por enquanto? É que a ANVISA ainda está se adaptando a novas regras impostas por ela na fiscalização de suplementos, então não posso garantir que esse produto vá ou não ser permitido para venda aqui no país.

    Entre seus ingredientes está a 1,3-dimethylamylamine, que é um potente estimulante cujos efeitos adversos ainda não estão totalmente esclarecidos (a mesma substância que tem no Jack3d). Além dessa substância existem outras que também não se tem muitos estudos científicos com o uso delas em humanos. O que parece é que elas possuem a ação de antagonizar alguns receptores que existem em nossas células de gordura que têm como função estocar gordura. Fazendo a inibição desses receptores, a célula começa a liberar mais gordura para ser transformada em energia posteriormente.

    Repito: PARECE que têm essa ação. Não se tem estudos comprovando, ok?

    À primeira vista, dá a impressão de ser um termogênico bem estimulante, mas que não mexe com a glândula tireóide, como o Lipo 6 Black (o que é ótimo).

    Relatos de algumas pessoas que já usaram é de que não é nada demais em relação aos termogênicos nacionais.

    Obrigado e continue acessando o blog!

    ResponderExcluir
  30. li muita coisa que descordo nessa materia. mas gostaria de um esclarecimento sobre o que mais me chamou atençao. vc diz "...A USPLabs é um dos maiores fabricantes de anabolizantes esteróides dos Estados Unidos da América. Confiável, não? ..." desconheço essa afirmaçao. poderia citar a fonte ou os links de tais anabolizantes?

    ResponderExcluir
  31. Olá, Bruno.

    Seria interessante você dizer em quais pontos exatamente você discorda, para que possamos conversar a respeito e chegarmos a um ponto comum.

    Quanto à informação da USPLabs ser uma fabricante de anabolizantes, um leitor já esclareceu isso e inclusive eu vou corrigir no post essa informação. A USPLabs que fabrica anabolizantes é uma empresa argentina, e não americana como a USPLabs Nutrition, que fabrica o Jack3d. A única coisa em comum é o nome, mas são empresas completamente diferentes, tá?

    Aguardo seus comentários sobre os pontos em que discorda no texto.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  32. Olá Bruno,

    Vc diria que é contra-indicado o uso do Oxyelite pro? Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Olá, Anônimo.

    Estou para escrever um post sobre o Oxyelite Pro há um tempinho já.

    Realmente é um termogênico que tem dado o que falar no mundo da suplementação. Mas confesso-lhe que não parei para estudar a fundo todos os seus ingredientes.

    O que posso afirmar, por hora, é que sua composição básica é de ervas com princípios ativos estimulantes que são pouco conhecidos no mundo da suplementação.

    O que preciso saber é se realmente elas exercem efeitos termogênicos. E se sim, como faz isso, a que custo e se gera efeitos colaterais.

    Fique ligado no blog que em breve escreverei sobre este suplemento.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  34. oi Bruno!
    Vc sabe me dizer se o Nano Vapor Hardcore tem substancia proibida pela WADA? é bom para quem treina nataçao e nunca usou nenhum pré treino? ou vc tem outra sugestao de algum que nao tenha risco de dopping? desde já agradeço sua ajuda!

    ROSE

    ResponderExcluir
  35. Cara. Eu gostaria de saber sobre o produltos como o Assault da MP e o Shotgun. Até onde sei são produtos melhores do q o jack 3d em relação a essas substancias. vc poderia tirar essa duvida p mim cara.

    ResponderExcluir
  36. Olá, Anônimo.

    Como você corretamente mencionou, esses produtos (Assault e Shotgun) não contêm as substâncias estimulantes presentes no Jack3d.

    De acordo com a análise de substâncias presentes, tanto o Assault quanto o Shotgun provavelmente proporcionam maior aumento de massa muscular do que o Jack3d, que é basicamente um estimulante.

    Se tiver mais dúvidas, é só falar!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  37. Olá, Rose.

    O Nano Vapor Hardcore é uma mistura de inúmeras substâncias na composição. Fazendo uma análise de seus ingredientes, não encontrei nenhum que fosse proibido pela WADA. Mas existem algumas ervas que eles discriminam no rótulo e elas podem conter substâncias estimulantes que por ventura figurem na lista de substâncias proibidas pela WADA.

    Além disso, contem um complexo de fitoesteróides que também fico temeroso em alterar alguma função endócrina e ser acusado no antidoping.

    Sem nem citar essas preocupações, não vejo motivo para uso deste produto. Existem outros com composição mais simples (sem tantas substâncias), sem substâncias proibidas pela WADA e com efeito inclusive melhor.

    Lembrando que se tratando de competições, nunca use o produto pela primeira vez no dia da competição. O ideal é testarmos antes para ver como nos portamos e que efeito o produto causa, se realmente melhora o desempenho ou não.

    Quanto à sugestão de produto, posso indicar alguns, mas principalmente para quem treina e participa de competições, o acompanhamento de um nutricionista é essencial. Ele irá adequar suas necessidades e prescrever os suplementos mais indicados de acordo com a conduta nutricional, ok?!

    Produtos que são muito bons e não contêm substâncias proibidas pela WADA: Super Charge (Labrada), Blade N.O. Explode (IntegralMédica), Super N.O. Expander (Arnold).

    Abraços,

    ResponderExcluir
  38. Olá Bruno e Boa Noite!
    Comente sobre dois produtos que também é febre aqui na minha cidade, o ANAVAR e o DIANABOL da Hi-tech pharmaceulticals. Há esteróides nesses suplementos ou não, tendo em vista que na composição há nomes bem esquisitos.
    Luiz, Campo Grande-MS.

    ResponderExcluir
  39. Olá Bruno, Boa Tarde!
    Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo Blog, e por sua paciência e educação nas respostas. Eu concordo com você quando diz que a respeito da orientação profissional, realmente é muito importante, pois às vezes gastamos muito dinheiro com isso e não atingimos nosso objetivo. Eu por exemplo já tomei muitos suplementos como Animal Pack, Animal Nitro, Animal Pump, Monster Nitro Pack, Amino Ácido, Muscle Milk, Whey protein. Não estou desfazendo deles, pelo contrário, acho q são ótimos produtos, mas não fazem milagre. Depende também da nossa alimentação, serie e descanso. Estava pensando em tomar esse JACK 3D, mas confesso que estou pensando melhor no assunto, depois de ler alguns relatos. Na verdade vejo muitos comentários de suplementos e até mesmo muitos depoimentos, mas sempre masculinos. Acho que a maioria das mulheres procura suplemento para queima de calorias. Você podia indicar para aquelas que sonham com um corpo de Panicts rsrs um suplemento para o ganho de massa magra e disposição. Abçs.

    ResponderExcluir
  40. Olá, Mila.

    Nossa, já experimentou bastante hein?! Rs.

    Realmente você tocou num assunto que é a mais pura verdade. A maioria das pessoas supervalorizam a suplementação e esquecem que os alicerces para um bom resultado são o treino, a alimentação e o descanso. Nessa tríade, a suplementação entra como um coadjuvante.

    Para ganho de massa magra, os suplementos são os mesmos dos usados pelo homem, com algumas observações. O uso de Whey Protein + Dextrose pós treino e creatina é uma combinação excelente para aumento de massa muscular.

    Unido a isso, o uso de pré-treinos com foco na força e recuperação é uma boa pedida. Procure suplementos que não foquem tanto a energia e disposição, pois estes geralmente contêm uma alta concentração de compostos termogênicos.

    No caso especial das mulheres, estimulantes hormonais de testosterona constituem uma maneira interessante de tentar otimizar o treino, principalmente a força. São produtos que não trazem malefícios à saúde, pois estimulam a produção natural de testosterona. No caso das mulheres, que naturalmente produzem menos do que os homens, são produtos que podem fazer uma diferença legal.

    Espero ter ajudado!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  41. Bom cara, mto obrigado pela ajuda.
    eu estou colocando como anonimo pq não consigo colocar meu nome aqui, porem meu nome é alam. Eu tinha duvidas sobre esses 2 suplementos (assault e e shotgun) pois os 2 são importados e famosos em sites e academias, quase q eu fiz a besteira de comprar o jack, sorte q eu pesquisei e principalmente olhei seu blog cara, gostaria de saber se vc tem algum perfil no facebook ou no orkut p eu poder tirar mais duvidas sobre suplementos, pois eu vou direto a academia e faço uso sempre q posso de suplemntos, porem eu gosto de usar os suplementos de verdade e não os mascarados. Se vc puder colocar algo ai te agradeoço, pois já entro direto no seu blog. E tenho uma duvida sobre o 1mr. Um amigo meu sismou de querer usar, ele faz uso do jack3d e quer partir para o 1mr, eu já avisei q não é legal usar nenhum dos 2, mas se ele q o problema é dele, teria como vc me dizer algo sobre esse suplemento. Abraço e obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  42. Olá, Alam123.

    Você pode entrar em contato comigo a partir do e-mail esportenut@gmail.com, manda lá suas dúvidas que eu responderei, ok?

    Respondendo à sua dúvida, o 1-MR é um pré-treino bem parecido com o Jack3d, mas ele até discrimina a concentração de alguns ingredientes. Da mesma forma que o Jack3d, parece ser um produto muito mais voltado para o ganho de energia do que de massa muscular e força.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  43. Olá Bruno, Pois eh.. experimentei sim rsrs ganhei alguns kg... até q n toh com corpo ruim.. mas tenho medo de tomar creatina, já ouvi dizer q ela incha, e eu toh querendo perder gordura localizada sem perder massa :/ dificil neah?

    Mas vc ajudou sim..
    Obrigada
    vlw Abçs

    ResponderExcluir
  44. Amigo sabe dizer se oxyelite acusa no doping e no TAF (teste de aptidao fisica- militarismo)?

    ResponderExcluir
  45. Olá, Anônimo.

    Se o exame antidoping for baseado nas substâncias proibidas de acordo com a Agência Mundial AntiDoping (WADA), o uso do Oxyelite irá acusar no exame sim, pois ele contem a substância metilhexaneamina, que consta na lista de substâncias proibidas pela agência.

    No Teste de Aptidão física das forças armadas brasileiras eu não tenho certeza se há problemas. Se houver exame antidoping, muito provavelmente os critérios são os mesmos da WADA, sendo portanto proibido o uso do Oxyelite.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  46. queria saber se posso tomar jack3d com outro suplemento para ansiedade?

    ResponderExcluir
  47. Bruno, eu acho que a ANVISA te deixou assustado tambem porque eu moro nos estados unidos e eu usei jack3d no verao de 2010 e tamebem no ano passado e o produto e otimo, nao so para musculacao mais tambem para quelquer pratica fisica voce nao pode comprar um suplemento como jack3d e querer ter um resultado como o da creatina sozinha. eu ganhei 15 quilos de massa muscular usando o produto ambas as vezes tenho amigos que usam eu joguei basketball aqui e o meu time usava antes de jogos nunca ninguem teve problemas... voce esta certo que algumas pessoas precisao acompanhamento nutricional principalmente quem nunca fez nenhum exercicios mais pra atletas que treinam regularmente o produto e excelente meu cara....acho que voce tem que ter uma experiencia de outro ponto de vista antes de falar alguma coisa o seu ponto de vista e dai do brasil e com certeza vc nao esta de cabeca aberta para isso ainda....

    ResponderExcluir
  48. Oi, Anônimo.

    Não se trata de eu ter a cabeça aberta ou fechada para o que vem dos Estados Unidos. Nem é o fato da ANVISA ter me deixado assustado. Minhas opiniões não são baseadas no que os órgãos de fiscalização me dizem não, são baseadas em estudos científicos, na ciência.

    Quando eu digo que o jack3d é um produto que eu não aconselho para ninguém, há todo um embasamento científico por trás. Já citei as referências bibliográficas que afirmam que não há segurança comprovada de uso dos ingredientes que fazem parte do produto.

    Não tenho dúvidas que você sentiu efeito maravilhoso com o produto, como muitas pessoas também relatam. Mas também já inúmeras pessoas que já usaram e não gostaram (e assim é com diversos tipos de suplementos).

    O que fiz foi apenas uma análise criteriosa dos seus ingredientes e o que há na literatura científica sobre eles. E essa literatura científica é internacional, não há como estudar alguma coisa e só ler o que é publicado em português, pois os artigos científicos bons são publicados em revistas científicas internacionais, em inglês.

    Talvez você não saiba, mas quem usa o Jack3d e se submete a exames antidoping, é flagrado pelo uso da substância Metilhexaneamina, presente no produto. Essa substância é proibida pela WADA (World Anti Doping Agency). E há diversos casos de doping por uso desse (e outros que também contenham tal substância) suplemento.

    O grande problema do Jack3d é que essa substância em conjunto com o Schizandrol-A não foram estudadas quanto à sua segurança de uso. Ou seja, tome por sua conta e risco. Esse é o motivo de tal produto ainda não ter sido liberado para venda no Brasil. Enquanto aí nos Estados Unidos é liberado pelo simples motivo de: caso aconteça algum problema, quem responde é o fabricante, ele será responsável por qualquer dano ao cliente (e isso aí funciona mesmo). Enquanto no Brasil, quem responde é a ANVISA, que liberou o produto para comercialização, por isso a proibição. Por isso a FDA não proibi nenhum tipo de suplemento para ser usado, não é ela quem vai arcar com as consequências quando algo der errado mesmo...

    Só para alertar, existem alguns estudos que relatam casos de pessoas que sofreram AVC e possivelmente (POSSIVELMENTE) foi associado ao uso do Jack3d.

    Achei muito legal seu relato, já que também expõe o lado bom, que é o resultado do produto. Mas como mencionei, isso varia muito de pessoa para pessoa.

    E a pergunta fica: será que preciso correr o risco de ter algum problema de saúde só para ter um resultado melhor? Será que não há produtos mais bem elaborados e que sirvam para esse mesmo objetivo?

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  49. Bruno, parabéns pelo blog, muito bom!
    Em relação ao Thermo Fire, ele possui alguma substancia que acusa no antidoping??
    Obrigada
    Camila

    ResponderExcluir
  50. Olá Bruno,

    Tenho 2 dúvidas...

    Um usuário que usou todo o produto da embalagem do jack3d (aproximadamente 3 meses de uso); se após o termino do pote esta pessoa não sentiu nenhum efeito negativo ou problema de saúde visualmente, e não usasse mais este produto em diante; ainda haveria a possibilidade de ter algum problema no futuro?

    E caso o indivíduo queira continuar com o uso do produto, voce saberia dizer se há um tempo de intervalo para o uso dentre um pote e o outro? ouvi dizer que não é recomendável tomar tomar direto em seguida e sim dar um tempo de espera para poder usar denovo

    Parabéns pelo trabalho e obrigado pela atenção! aguardo uma resposta se possível.

    ResponderExcluir
  51. Olá, Camila!

    Primeiramente, obrigado pelo elogio!

    O Thermofire (o normal) não possui nenhuma substância proibida pela WADA, então pode usar tranquilamente que não acusará no antidoping.

    Já o Thermofire HARDCORE (que é do mesmo fabricante do Thermofire) possui sim 1 substância que é proibida em exames antidoping, trata-se da Metilhexaneamina, um estimulante proibido pela WADA.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  52. Olá, Anônimo!

    Olha só, a pessoa pode sim usar um pote inteirinho do suplemento e não sentir nenhum efeito adverso. O que até é complicado de sabermos, já que os ingredientes do jack3d não possuem seus efeitos adversos muito bem estudados.

    Em termos de modo de uso, qualquer suplemento que tenha a função do Jack3d (que é dar disposição, força e recuperação) tem melhores resultados quando usados por um período e tendo uma pausa até novo uso. Isso é por causa da habituação do nosso corpo com as substâncias presentes no suplemento, ou seja, elas passam a não fazer mais o mesmo efeito, sendo necessário darmos essa pausa. Essa pausa pode ser de 1 mês ou um pouco mais.

    Espero ter tirado sua dúvida.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  53. Eae Amigão to Querendo saber si o hemo rage acreditu qui tu conhece... Queru Saber Si ele Cai no antidoping i essas substancias qui tu menciona ai ela demora quanto tempo pra sai do organismo queru saber também si tem algum meio delas sairem mais rapida do meu sangue Abrass Ass: Matheus

    ResponderExcluir
  54. Olá, Matheus!

    O Hemorage, outro produto com a mesma intenção do Jack3d, porém muito mais cheio de ingredientes, também possui ingredientes que acusam no antidoping.

    A única forma que eu conheço de eliminar essas substâncias de forma mais rápida é através da furosemida (que atua como diurético, aumentando a excreção renal, em outras palavras, aumenta a quantidade de urina). Porém a furosemida também faz parte da lista de substâncias proibidas pela WADA (agência antidoping mundial).

    O melhor é não usar, caso seja submetido a exame antidoping. Existem outros produtos tão bons quanto, alguns até melhores, que não possuem substâncias que acusam doping.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  55. Em relação ao "Anônimo" que perguntou se pode tomar o Jack3d com outro suplemento para ansiedade, não me ficou claro o que quis dizer com a pergunta.

    Mas se for o caso de ser uma pessoa com ansiedade, não recomendo de forma alguma o uso do Jack3d, assim como de qualquer substância estimulante, pois é contraindicada para pessoas com ansiedade.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  56. fala cara.
    existe algum pre-treino q possa ser indicado para quem tem ansiedade?

    ResponderExcluir
  57. "transtornadas, elétricas, loucas."
    cara, acho que seu post deveria ser mais realista do que alarmista.
    Em relaçao as informaçoes sobre as substancias está nota 10.
    As reaçoes depedem de organismo para organismo, e o consumo deve ser feito SEMPRE com intermedio de um profissional da area.

    ResponderExcluir
  58. Oi, Alam123.

    Olha só, pessoas que têm ansiedade geralmente não se beneficiam do uso de pré-treinos pelo fato de conterem substâncias estimulantes que aumentam o estado de alerta.

    Mas não é algo que aconteça com 100% de certeza, várias variáveis estão envolvidas. O que eu recomendo é o acompanhamento de um nutricionista e do seu médico para que você possa fazer uma suplementação segura.

    Caso não seja legal usar um pré-treino, existem outros produtos que podem dar um estímulo legal no treino, como os vasodilatadores, a creatina e outros como Beta Alanina, BCAAs e HMB.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  59. Oi, Anônimo!

    Desculpa se ficou parecendo algo alarmista. Na verdade esses termos foram usados com a intenção de denotar exatamente o que as pessoas me relatam com o uso deste suplemento. Só quis usar a percepção da pessoa que consome o produto.

    Que bom que você gostou da matéria, e você está corretíssimo, o consumo de qualquer suplemento deve ser feito SEMPRE com acompanhamento de um profissional da área.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  60. Cara o q vc sabe sobre o tribulos? Existe algo de ruim nos Phs ou é lenda?

    ResponderExcluir
  61. Oi, Alam.

    O Tribulus terrestris é uma erva usada na cultura chinesa e indiana há séculos e que possui várias funções, dentre elas aumentar os níveis de testosterona.

    Existem nessa erva umas substâncias chamadas de saponinas esteroidais, que atuam como sinalizadores no nosso corpo para aumentar a produção de testosterona.

    Os estudos científicos em sua grande maioria não demonstram efeitos significativos de aumento de testosterona, principalmente quando analisam o aumento de massa muscular.

    O que é mais comum, e também o tribulus é mais utilizado, é para o aumento da libido, que segundo relatos parece que faz efeito.

    Em relação aos Pró-hormonais, dizer que faz mal ou não vai depender diretamente da substância em questão. Existem produtos aí disfarçados de pró-hormonais mas que na verdade são hormônios sintéticos mesmo (anabolizante esteróide), como é o caso do M-drol e D-drol.

    Em relação aos pró-hormonais de testosterona que apresentam segurança de uso, por aumentarem os níveis de testosterona de maneira natural, existem dois tipos básicos que são o Tribulus e o ZMA. Sendo que o ZMA para aumento de massa muscular e força tem demonstrado melhores resultados do que o tribulus isoladamente.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  62. Vlw cara.

    Eu queria algo para hum aumento de massa muscular. e fico com muito receio de usar substancias erradas. E como eu conheço a fama do M-drol, eu queria tirar a duvida dos outros PH.
    Vc saberia algum ZMA bom?
    Eu gostaria de usar um conjunto de Whey da Optimum, assault, e mais algo para ganho de massa, mas nd de carboidratos, pois eu tenho tendencia a engordar. Então queria usar um Ph.
    O que acha? Se puder me dar umas dicas agradeço.
    vlw

    ResponderExcluir
  63. Oi, Alam.

    Desculpa a demora em responder seu comentário, é que acabei me ocupando com outras coisas.

    Que bom que você veio tirar suas dúvidas aqui, a ideia do blog é exatamente essa: levar informação às pessoas que estão em busca disso.

    Veja bem, a maioria dos estimulantes hormonais, principalmente o ZMA, são mais efetivos em homens a partir dos 35 anos de idade, que é quando a produção natural de testosterona começa a diminuir. Para homens antes dessa idade, pouco é o efeito perceptível, já que a produção de testosterona se encontra em níveis normais.

    Outro público que se beneficia com uso de ZMA é as mulheres, por produzirem naturalmente menos testosterona que o homem.

    Quanto ao seu conjunto de suplementos, bem interessante, mas não precisa ter medo do carboidrato não. Na verdade qualquer pessoa que pratique exercício físico, principalmente com objetivo de aumento de massa muscular, precisa de carboidrato. O erro mais comum entre os praticantes de musculação é achar que ingerir carboidrato engorda... Ele é o componente mais importante da dieta, ok? Sem carboidrato suficiente, não dá pra sintetizar proteína no músculo corretamente. Sendo assim você acaba prejudicando a hipertrofia. Agora, ingerir uma quantidade excessiva de carboidrato (assim como qualquer outro nutriente) vai acabar levando a pessoa a engordar. Outro ponto importante é o tipo de carboidrato a ser ingerido.

    Então o melhor que você pode fazer é procurar algum nutricionista especializado nessa área de esportiva para que ele possa fazer um plano nutricional equilibrado para que você consiga atingir seus objetivos.

    Espero ter ajudado. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  64. OLÁ!!
    SABERIA DIZER SOBRE O MOSTER EXTREME PACKS?
    POIS FAÇO O USO PERIÓDICO DESTE PRODUTO.
    SEGUNDA INFORMAÇÕES NEHUMA SUBSTANCIA NELA
    E PEGA EM TESTES DE DOPING.

    ResponderExcluir
  65. Olá, Anônimo!

    Em relação ao Monster Extreme Pack, trata-se de um suplemento rico em vitaminas e minerais e contem um pouco de cafeína (bem pouco mesmo, menos de 1 xícara de café) e alguns aminoácidos, mas também muito pouco.

    Na minha opinião, é um produto que trabalha mais o lado placebo (efeito psicológico) do que qualquer outra coisa. Agora, se o indivíduo tiver uma dieta pobre em vitaminas e minerais, talvez sinta algum benefício com esse suplemento, apesar de pouco provável.

    Em relação aos ingredientes, pode ficar tranquilo, não há presença de nenhum proibido que acuse doping. Pelo menos é isso que atesta o fabricante e é a informação que devemos confiar.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  66. Olá, seu post é muito bom e interessante, pois devemos sempre olhar não só os efeitos normais, mas também os efeitos colaterais dos produtos.
    Realmente, há uma exacerbada valorização quanto aos suplementos alimentares, mas eu também não os julgo como descartáveis, tendo em vista que, em determinado ponto, o atleta necessita de outras fontes de nutrientes além de sua alimentação comum, ou nos casos de falta de tempo para alimentação, nada como um rápido shake de proteína com carboídratos naquele momento em que você não tem tempo para fazer uma refeição sólida.
    Entretanto, só peço a você que não misture os suplementos (jack3d, lipo 6 black, nano vapor, no shotgun, etc) com o pré hormonais (D-Drol, M-Drol)tendo em vista serem substância TOTALMENTE diferentes, pré-hormonais são quase como os esteróides anabolizantes, possuindo efeitos colaterais semelhantes, iguais, ou até mesmo piores. Sendo assim, peço encarecidamente que procure não misturar as coisas e passar informações precisas aos seus leitores, especifique que são Pré-hormonais e não suplementos alimentares.
    Isso é algo sério, ainda mais nos últimos tempos em que se vê cada vez mais disseminados esses pré-hormonais, que as pessoas pensam não ter efeitos colaterais como os EAs e ter os mesmos resultados.
    É lamentável ver em locais como o Facebook sites divulgando a venda destes pré-hormonais.
    Não quis fazer uma crítica ruim a você, é só um toque para explicitar melhor as informações, evitando um entendimento errado por leitores leigos.

    Muito bom post

    ResponderExcluir
  67. Olá, Anônimo!

    Obrigado pelos elogios ao blog e também pelas críticas.

    Mas talvez você não tenha lido o blog todo e as outras matérias publicadas.

    Em nenhum momento eu citei os pró-hormonais neste texto. E é importante falar logo que os pró/pré-hormonais são suplementos que visam aumentar a produção/liberação de hormônios no nosso corpo de maneira natural, dentre eles existem vários, legalizados no Brasil somente o ZMA e o tribulus (este para venda como fitoterápico, não como suplemento).

    Produtos como D-drol/M-drol não são pré/pró-hormonais, são substâncias esteróides anabolizantes propriamente ditas. Inclusive abordo isso num post todinho sobre tais produtos: http://esportenut.blogspot.com/2011/04/alerta-sobre-suplementos-da-moda-parte.html

    Mas concordo com você no que tange à preocupação no uso desses suplementos de forma indiscriminada pelas pessoas que não têm conhecimento para discernir o que é saudável ou não, e pior ainda, que recebem indicações de pessoas que supostamente entendem (como professores de educação física, só um exemplo, sem generalizar claro) e acabam seguindo essas orientações equivocadas.

    Continue visitando o blog! Abraços.

    ResponderExcluir
  68. Meu amigo, percebi que voce descreve alguns produtos com riscos a saude dos usuários e proibidos no Brasil.

    Gostaria de saber de produtos naturais (vitamina) que usuários frequentadores de academia poderia tomar substituindo os produtos postos a venda legalmente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  69. Oi, Anônimo!

    Creio que você se referiu aos produtos que possam ser usados substituindo os postos a venda Ilegalmente, não é?

    Bom, já que o post é sobre o Jack3d, que é um pré-treino, citarei alguns que se enquadram na mesma categoria mas que são permitidos e não oferecem risco direto à saúde, desde que sob orientação de um profissional capacitado (nutricionista ou médico).

    São eles: Super Charge, Super N.O. Expander, Blade N.O. Explode... existem outros permitidos, mas estes possuem uma combinação de ingredientes não tão interessantes como estes citados acima.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde Bruno. Vc sabe me dizer em quanto tempo o Jack3d fica no organismo. Quanto tempo antes da competicao eu teria que parar de tomar para nao ser pego no dopping? Obrigado.

    ResponderExcluir
  71. Ola! me chamo angelica, faço uso do oxy elite-pro a duas semanas, treino 2horas por dia na academia, mesmo assim nao consigo perder pesso, tomo remedios de faixa preta pra dormir,tem algum problema?

    ResponderExcluir
  72. Oi, Marcelo!

    A substância proibida pela WADA que está presente no Jack3d (1,3-dimethyamylamine) certamente tem um tempo para ser depurada, mas eu desconheço.

    Aconselho você a parar de tomar já, para não te complicar na competição. Ainda mais que o efeito do Jack3d é momentâneo, ou seja, pouquíssima diferença faz se você usá-lo nos treinamentos e no dia da competição você não usar...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  73. Olá, Angelica.

    Antes de mais nada, eu te aconselharia a procurar um médico para medir suas funções endócrinas (tireoide principalmente).

    Não aconselho em hipótese alguma o uso de estimulantes para pessoas que tem distúrbios do sono, acredito que você usa esses remédios com prescrição médica, correto?

    Por fim, muito mais importante do que usar qualquer suplemento (seja para ganhar peso ou perder peso) é a sua dieta. Consulte um nutricionista para que um plano alimentar seja especialmente elaborado para você. Qualquer pessoa que una exercício + alimentação equilibrada (ambos condizentes com o objetivo) terá sucesso. Suplemento não é milagre e é apenas um coadjuvante em todo esse processo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  74. nos estados unidos a ASPIRINA mata mais de 20 mil pessoas por ano,a bebida alcoolica no brasil mata muito mais que isso por ano,e porque não proibem tambem? o jack 3d e um suplemento que não faz mal a ninguem eu falo isso por experiancia propria de uso!!

    ResponderExcluir
  75. Oi, Anônimo.

    Não vou entrar no mérito que você quis levantar da legalização ou não da aspirina nem do álcool, pois são coisas incomparáveis de diversos pontos de vista.

    Mas que bom que você usa (ou usou) e não teve nenhum efeito negativo a curto prazo. Vamos torcer para que não tenha a longo prazo também. Porém, sugiro uma correção à sua frase: "O jack3d é um suplemente que não FEZ mal a MIM, falo isso por experiência própria."

    Como o próprio texto menciona, não é certo de que você possa passar mal ou ter efeitos negativos sobre a saúde, até porque não se conhece ainda muito bem a segurança de uso, além do fato de cada organismo ter uma reação específica quando exposto ao suplemento.

    Semana passada um adolescente faleceu e é possível que seja em decorrência do uso do Jack3d (ainda precisa ser confirmada essa afirmação pela perícia médica). Se for confirmado, para essa pessoa fez mal...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  76. Olá Bruno!
    Primeiramente, parabéns pelo blog! de todos que procurei informação, o seu é o mais completo!
    Achei bem legal tb a atenção que vc da para as pessoas que vem aqui e fazem perguntas...

    Vamos la...
    Fiquei um tanto assustada com o que li sobre o Jack 3d, pois como vc disse, a falta de informação está bem grande, os profissionais da áread de ed. fisica estão passando outras coisas pra gente...
    Comprei o Jack 3d e tomei 3 vezes, na terceira vez, nao sei se teve a ver ou nao, eu tive uma crise de cistite mto forte! Tenho sempre, só que dessa vez foi algumas horas a´
    pós tomar... Gostaria de saber se os componentes pode causar problemas de urina!?!
    E o que vc aconselha tomar, para mulheres que desejam aumentar a massa muscular sem prejudicar a saude e qual forma tomar?!

    obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  77. Oi, Marina!

    Primeiramente, muito obrigado!

    Olha, é a primeira vez que vejo um relato de cistite após uso do Jack3d. Desconheço qualquer efeito que as substâncias presentes no suplemento possam causar na bexiga e nos rins.

    Mas como pouco se sabe sobre o metabolismo de algumas substâncias presente no Jack3d, pode ser que realmente tenha uma relação.

    Para mulheres que desejam aumentar massa muscular, existem diversos suplementos que ajudam bastante. Uma suplementação de Whey Protein + dextrose pós-treino é uma forma saudável e eficaz de acelerar a recuperação muscular. Outro suplemento que pode ser usado e dá um efeito muito legal nos níveis de força e aumento de massa muscular é a creatina, 1 colher de chá por dia é o suficiente (tem 2 posts no blog somente sobre a creatina). Existem outros suplementos que também ajudam, mas são menos importantes do que esses que citei.

    Lembrando sempre que suplemento é o detalhe, se o treino, a alimentação e o descanso não estiverem em dia, ele não faz milagres.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  78. Bruno

    Obrigada pelo espaço e poder tirar minhas duvidas

    como faço musculação 4 x por semana e aerobico 5 vezes por semana minha massa muscular vai aumentar se eu tomar 1 vez ao dia apos o treini whey protein muscle light com 1 banana e + l glutamina 1 capsula vou aumentar mais ainda minha massa muscular correto ???? entao quando chego para me pesar sempre estarei com um pesoa a cima como faço para os ponteiros da balança diminuir ??? se e bom ganhar massa !!! como vai diminuir a balança ??

    ResponderExcluir
  79. Olá, anônimo!

    Vamos por partes.

    Essa sua dúvida é uma dor de cabeça para quem quer emagrecer e ganhar massa muscular. Exatamente pelo que você disse, quando ganha-se músculo, aumenta-se o peso, e mesmo que haja perda de gordura, o ponteiro da balança não desce.

    Colocar na cabeça de uma pessoa que o ponteiro não desce porque aumentou-se músculo é complicado, a maioria das pessoas querem ver o ponteiro descer mesmo e pronto, rs.

    Mas as coisas não acontecem dessa forma como você exemplificou. Tomar um suplemento pós-treino não significa que há aumento de massa muscular naquele momento. A recuperação muscular acontece num prazo maior, a depender do esforço físico pode durar até 72h. Então o que vai determinar se você vai perder peso ou ganhar peso é o balanço calórico diário (quantidade de calorias ingeridas versus calorias gastas).

    Geralmente, após um treinamento físico, há diminuição de peso, devido à perda de água pelo suor. Essa perda pode variar desde quase nada (atividades que não causam muito suor) a uma perda significativa (atividades que levam a uma grande perda de suor). A queima de gordura, assim como o aumento de massa muscular, é algo que acontece de maneira lenta e gradual, não é algo pontual.

    Por fim, qualquer que seja seu objetivo (emagrecer ou ganhar músculos) o ideal é você fazer o exercício da melhor maneira possível, sob orientação de um profissional de educação física, e fazer um programa alimentar individualizado com um nutricionista, de preferência um que trabalhe com a área de suplementação também, já que você precisa de orientação nesse sentido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  80. Muito boa a sua explanação. Se possível aborde de forma mais ampla, sobre a regulamentação da ANVISA que indefere sobre alguns produtos alimentares nos mercados, dentre eles suplementos alimentares utilizados nas academias de ginástica. Isto tudo encontra-se nesse site http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2002/23_02re.htm

    é sempre bom deixar a população por dentro do que está acontecendo.

    Att,
    Bianca G de Brito
    Graduanda em Nutrição - FAN

    ResponderExcluir
  81. Olá adorei o post mas ainda tenho algumas duvidas...
    1)É necessária prescrição médica para a utilização de suplementos alimentares? Por quê?

    2)Há risco a saúde? Se sim quais?

    3)Uma alimentação balanceada supre a necessidade de suplementos? Por quê?

    4)Você acha necessário o uso de suplementos para atletas amadores e praticantes de atividades físicas em academia?

    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  82. Olá, Anônimo!

    Que bom que gostou do post, vamos às dúvidas:

    1) Não é necessária prescrição médica alguma para utilizar suplementos alimentares. Por se tratar de alimento, não é necessário nenhum tipo de controle para aquisição de tais produtos. O que acontece bastante é realmente os nutricionistas darem prescrições com suplementos, o que é o mais indicado, mas para comprar não precisa de nada não.

    2) Alguns oferecem riscos à saúde sim. Por isso é mais do que necessária a indicação de um nutricionista, que vai avaliar os riscos/benefícios. Alguns suplementos, por exemplo, não podem ser utilizados por gestantes, hipertensos, pessoas com problemas cardiovasculares, com intolerâncias, alergia... Orientação profissional é o mais indicado para evitar tais situações.

    3) Uma alimentação balanceada supre, sim, as necessidades de um indivíduo comum, NA MAIORIA DAS VEZES. Para atletas isso já muda um pouco, então o normal nesse caso é a suplementação ser necessária. Para praticantes de exercício físico (indivíduo comum) alguns suplementos pode dar aquela ajuda a mais, ou propiciar um resultado mais rápido, mas desde que tomado da maneira correta (o que não faz dele um suplemento NECESSÁRIO, fui claro?).

    4) Já meio que respondi na 3), não é? Uma opinião pessoal: acho interessante sim a suplementação para praticantes de academia, desde que de maneira individualizada e que vá de acordo com os objetivos da pessoa. O segredo da boa suplementação é adequar as necessidades aos objetivos e tudo isso a uma dieta equilibrada. Para atletas, sejam amadores ou profissionais, é comum o uso de suplementos, já que se trata de um indivíduo completamente diferente em termos metabólicos. Porém o uso deve ser muito mais controlado nesses casos, já que qualquer suplemento que contenha algo ilícito pode acabar prejudicando o atleta por constar como antidoping, como temos visto recentemente com alguns atletas brasileiros.

    Espero ter respondido às dúvidas, caso não, não hesite em perguntar!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  83. Concerteza respondeu a todas as minhas duvidas, fico feliz em saber que ainda temos pessoas dispostas a aprender e ensinar aos outros. Te desejo um ótimo futuro na tua área porque realmente mereces e que continues sendo esforçado assim que irás muito longe ainda.

    Abraço

    ResponderExcluir
  84. Oi, Bianca.

    Que bom que gostou do post. Em relação ao link que você colou, trata-se de uma publicação da ANVISA na qual esta relata a inadequação de alguns produtos à venda no mercado em relação à legislação. Não se trata especificamente de produtos proibidos, somente a negação de registro.

    Antigamente todo suplemento, importado ou nacional, precisava de registro da ANVISA. Porém com a nova regulamentação que entrou em vigor ano passado, os suplementos alimentares foram dispensados de registro, pois assim a fiscalização seria na hora da venda, segundo a ANVISA. Mas ainda assim alguns produtos importados, principalmente, não são permitidos pra venda aqui no país, ou por apresentarem potencial malefício à saúde ou por não terem evidências científicas de que funciona e é seguro.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo,

    Que bom que o blog atendeu às suas expectativas. O principal objetivo é este, disseminar conhecimento para aqueles que estão em busca e também aprender bastante com todas as perguntas e interações. Muito obrigado.

    Continue presente!

    ResponderExcluir
  86. Olá. Estou começando a fazer dieta e comecei a tomar o OxyElite Pro. Tomei a primeira capsula hoje, e fiz um excelente treino, mas estou com pequenos formigamentos e não consigo descansar e suo muito. É normal? Haverá uma adaptação do corpo nessa situação? Pode ser besteira mas assustei um pouco rs

    Outra dúvida: Tomo o OEP em jejum de manhã, antes do treino. Tenho gastrite e tomo o Omeprazol junto, pois o tempo de espera antes da refeição dos dois produtos é o mesmo. Há algum problema de tomar os 2 produtos?

    Muito obrigado, aguardo ansiosamente a matéria sobre o OEP e sempre acompanho o site.

    ResponderExcluir
  87. Olá!

    Sinceramente, malho há dois anos e nesse periodo tomei 3 fracos de jack3d, uma coisa é certa, resultado tem, você fica mais forte, mais agil, inteligente e atento, nunca tive nenhum efeito colateral, sempre me dei bem com o suplemente, tomei durante 90 dias com um descaso de 30 dias,o pote vem com um dosador e na embalagem diz pra não passar de 3 doses por dia, eu comecei tomando uma dose, depois duas doses, efeito visivel, levantava os pesos e me recuperava muito rapido, coisa de louco, teve um dia que tomei 3 doses, pra nunca mais, fiquei acesso demais, a unica coisa estranha que notei foi que depois que parei de tomar meu suor ficou com um cheiro diferente, uma coisa sntetica sei la, mas já passou, depois que parei de tomar o redimento caio bruscamente, mas seu corpo e mente aceita perfeitaente, esse ance dq vicia é lenda! Queria volta a tomar mais infelizmente tá dificil comprar, quem tem pede muito caro!

    ResponderExcluir
  88. Olá, Felipe.

    Essa sensação de não conseguir descansar é por causa do efeito estimulante no produto. O formigamento pode ser por causa do produto também. A tendência é que esses efeitos vão diminuindo à medida em que você for usando o suplemento, devido ao efeito de habituação do organismo.

    Em relação ao omeprazol, não consta nenhuma interação com ingestão do suplemento. Mas você já tomou o suplemento sem o omeprazol? Porque pode ser que não haja sintoma de gastrite, aí seria desnecessário o omeprazol.

    A matéria sairá em breve, aguarde!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  89. Oi, Alysson!

    Muito interessante o seu relato. Na verdade esses efeitos são sentidos pela maioria das pessoas que usam o suplemento mesmo.

    Em relação à dosagem, o fabricante realmente indica isso, mas é arriscado confiar nessas informações uma vez que não sabemos a quantidade de cada substância presente no produto.

    Por se tratar de um produto estimulante, quanto maior a dose, maior o estímulo, claro que chegando num limite em que o efeito será contrário podendo fazer mal à saúde. Geralmente acontece isso com o uso de qualquer estimulante, começa-se com uma dose e depois essa dose já não funciona mais, daí aumenta-se. Isso é o processo de habituação do organismo, para que a substância faça efeito ou você aumenta a dose ou interrompe o uso por algum tempo.

    Em relação ao seu suor, deve ter sido uma reação a algum componente da fórmula, mas nada que eu possa afirmar.

    Em relação ao vício, não se trata de um vício comparável ao alcoolismo, ou às drogas, por exemplo. Mas à medida em que o treino não rende mais o que costumava render com o suplemento, a pessoa passa a ficar dependente sim do jack3d, pois sempre vai querer render o que rendia. Sem falar que existem alguns estudos que apontam para um possível efeito viciante da Metilhexaneamina.

    Que bom que o produto não te viciou (3 potes seria muito pouco para viciar), mas afirmar que é lenda baseado em um único caso não é possível. Não estou afirmando que vicia porque não há estudos conclusivos, mas não posso dizer que não vicia baseado em apenas 1 caso, deu pra entender, né?

    Por último, fica a dica para você procurar outros produtos que podem ser utilizados no lugar do Jack3d com segurança para a saúde e com efeito igual ou até melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  90. O que você acha do methil arimatest?

    ResponderExcluir
  91. Oi, Anônimo!

    O methyl arimatest é um produto que contêm, segundo sua embalagem, 1 composto que inibe a 5-alfa-redutase (enzima que transforma testosterona em DHT) e um outro composto que inibe a aromatase (enzima que transforma testosterona em estrogênio, o hormônio feminino).

    Não sei como isso, por si só, vai aumentar a produção natural de testosterona. O que isso pode fazer é aumentar a concentração de testosterona livre sanguínea por diminuir sua transformação a DHT (que é a forma mais ativa, mas a que fornece mais efeitos colaterais do hormônio) e por diminuir sua conversão à estradiol.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  92. Ola Bruno,gostaria de saber se o Assault é proibido e quais os beneficios e maleficios q ele pode me trazer.Gostaria de saber tb se durante o periodo que estou tomando o Assault posso ingerir bebida alcoolica?e a creatina,posso tomar com o assault??

    ResponderExcluir
  93. Olá Bruno Dias, como qualquer praticante de atividade física que almeja o aumento da massa muscular e sua posterior definição, já fiz uso de alguns suplementos como o whey protein, bcaa, albumix que é feito da proteína do ovo, mas para conseguir um resultado mais rápido fiz uso dele, voxx whey do grupo cimed e há pouco tempo o dono da academia onde malho me falou sobre o Shotgun e sempre antes de fazer uso de algum desses suplementos realizo pesquisas para saber sobre seus efeitos, por isso desejo que você me informe sobre esse suplemento shotgun.
    Aguardo por sua resposta!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  94. Tem algum limite de idade, contra indicação pra mulheres e com o uso de anticoncepcional do OxyelitePro ?

    ResponderExcluir
  95. Oi, Tainá.

    O Assault é permitido para venda no Brasil, sim.

    Dentre os malefícios podemos citar o efeito estimulante, que pode levar a pessoa a ter taquicardia, nervosismo, insônia, entre outros. Não é recomendável para pessoas com problemas de pressão, cardiovasculares, insônia, ansiedade, depressão...

    Já os benefícios incluem: aumento de disposição, energia, desempenho e recuperação muscular.

    Não há problema algum em ingerir álcool e o suplemento, contanto que não no mesmo momento, claro né?! rs

    A creatina já está presente no assault, porém não é informado a quantidade. Mas como geralmente nesses pré-treinos a creatina que está presente é numa quantidade pequena para potencializar a volumização celular, não há problema em consumir em conjunto não, seria até recomendável a depender do objetivo da pessoa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  96. Oi, Lane.

    O NO Shotgun é um pré-treino assim como vários que existem por aí. Ele não é permitido para venda no Brasil por conter algumas substâncias que ainda não foram regularizadas por aqui. De uma forma geral é um produto bem completo, que visa aumentar a performance no treino.

    Diferentemente do Jack3d, o Shotgun não contem o estimulante da moda (1,3-DMAA) o que é um ponto positivo, então o produto é focado de uma forma geral no aumento de massa muscular, consequência do desempenho aumentado.

    Abraços.

    Eu, particularmente, não acho interessante seu uso exatamente por causa dessas substâncias que estão presentes nele mas que muitas vezes não vem nos rótulos. Existem outros produtos permitidos pra venda tão bons quanto o Shotgun, alguns até melhores.

    ResponderExcluir
  97. Oi, Anônimo.

    Qualquer termogênico não é recomendado para menores de idade. Já para mulheres em uso de anticoncepcional não há contraindicação de termogênico. No entanto o OxyElite Pro gera outras preocupações com seu uso, como por exemplo a função tireoide e seu poder estimulante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  98. Ai Bruno Dias

    To querendo comprar um Suplemento
    Chamado Nano Vapor Muscle-tech ou o Dianabol Hi-tech
    Meu Peso é 56Kg tenho 18 anos
    e tenho 1,75 de altura queria sua ajuda.

    E também qual o melhor suplemento o senhor me
    Recomendaria para ganhar massa Muscular

    Em Evidência que eu quero Ganhar Massa muscular!

    ResponderExcluir
  99. Oi, Anônimo!

    O Nano Vapor é um pré-treino, assim como Shotgun, Supercharge, Assault, etc.

    Não é permitido para venda aqui no Brasil. Eu, particularmente, já ouvi falar bem e mal desse produto. Analisando sua composição, tem todos os ingredientes de um bom pré-treino, mas acho que tem coisa demais nele e infelizmente nosso corpo não funciona na base do "quanto mais, melhor".

    Já o Dianabol não é um suplemento, é anabolizante mesmo. Não recomendo de forma alguma seu uso. Caso semelhante do D-Drol/M-Drol/H-Drol, que já abordei no blog.

    Para o aumento de massa muscular, alguns pontos são importantes antes de suplementar: alimentação hipercalórica (ingere mais calorias do que gasta) com uma boa seleção de nutrientes (algo que só o nutricionista vai poder fazer com perfeição para você). Adiciona a isso o treino e o descanso feitos da maneira correta.

    Em termos de suplementos, uma boa indicação é o uso de Whey Protein + dextrose + creatina. A whey com dextrose servirá para você melhorar a recuperação muscular e, consequentemente, a hipertrofia. Já a creatina aumenta muito a força e a hipertrofia também. Dá pra aumentar bastante o peso usando a creatina (tem dois posts no blog somente sobre a creatina, suas formas de uso, etc).

    Podem ser utilizados outros suplementos também, mas esse combo aí seria o principal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  100. Olá Bruno !
    Eu gostaria de esclarecer umas dúvidas...
    Bem, eu estou na Itália e vou jogar futebol em clube, mas só daqui 1 mês...
    O empresário que vai me levar lá, disse que era bom eu treinar corrida, musculação pra mim não ficar parado e chegar lá morrendo...
    Disse também que era muito bom eu ganhar uns kgs de massa, ter entre 68-70kg.
    Eu tenho 64kg e 1.71 de altura..
    Gostaria de saber se o Animal Pack+descanso+treino+alimentação balanceada poderia me ajudar...
    Gostaria de saber também se eu vou perder agilidade,velocidade e se o Animal Pack pode ser pego em exames anti-dopping

    Bom, é isso, Muito obrigado pela atenção !

    Felipe Mila

    ResponderExcluir
  101. oiee
    eu gostaria de tomar OxyElite-Pro
    mais minha mae não sabe se sera bom pra mim ja q tem 1 mes q estou me tratando da tireoide.
    gostaria de saber se ele faz algum mal nesse caso.

    ResponderExcluir
  102. Bruno, antes de mais nada, parabéns pelo Blog! Estou linkando no meu!
    Sou Educadora Física e hoje vim em busca de algum artigo como este que você escreveu sobre o Jack 3D para passar para alguns alunos, tomei a liberdade de "copiar e colar" seu artigo e postá-lo no meu blog, colocando obviamente a autoria e o link para chegarem até aqui!
    Um abraço carinhoso, Iris

    ResponderExcluir
  103. oi, bruno !

    parabens pelo seu blog. vc explicar tudo bem detalhado, e um otimo profissional. bruno eu tomei uma dosede jack 3d eu corro risco de cair no dopping? qual suplemento vc me indicaria, para ganhar mais resistencia nos treinos?

    ResponderExcluir
  104. Olá, Felipe.

    O Animal Pack é um produto muito interessante, porém é baseado em vitaminas, minerais e alguns princípios ativos antioxidantes, protetores do fígado, entre outros. Não há nada nesse produto voltado para o aumento de massa muscular e nem de peso. E não há neste produto nenhum ingrediente que seja proibido pela Agência Mundial de Antidoping.

    Quanto ao treinamento, o ideal é que você não fique parado mesmo durante esse período. Futebol é um esporte que mescla atividades aeróbias (88%) e anaeróbias (12%), ou seja, desde corridas mais leves e trotes até piques curtos de explosão e chutes com força, etc. Então procure treinar tanto a parte aeróbia (corridas, caminhadas) como a parte de musculação também, mas seria ideal ter esse treinamento passado por um professor de ed. física.

    Um suplemento interessante que pode te ajudar a ganhar essa massa são os hipercalóricos, que aliados à alimentação dão uma ajuda legal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  105. Oi, Raquel.

    O OxyElite Pro contém em seus ingredientes um fitoterápico que aumenta a atividade da tireoide sim. Eu não recomendo você a utilizar esse produto, ainda mais que você cursa com disfunção tireoidiana.

    Se o objetivo é emagrecer, não há pilula do milagre. É muito mais eficaz treinar bem, se alimentar bem e descansar bem, assim como os demais hábitos saudáveis de vida, do que tomar algum suplemento termogênico.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  106. Oi, Iris!

    Obrigado por ter gostado da matéria. Muito legal você ter usado meu post no seu blog, espero que consiga atingir seus leitores e tirar as dúvidas deles também!

    Tenho alguns amigos educadores físicos e eles sempre me informam o que as pessoas mais procuram nas academias, e é alarmante o "boom" na procura por estes suplementos proibidos. A principal motivação dessa série de "suplementos da moda" foi levar informação a essas pessoas que consomem suplementos sem procurar orientação.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  107. Oi, Anônimo.

    Uma única dose do Jack3d pode acusar no antidoping sim. Porém eu não sei te informar em quanto tempo a substância (1,3-DMAA) é metabolizada e devidamente expelida do corpo.

    Para poder indicar algum suplemento para aumentar a resistência durante o treino, preciso que você me diga primeiramente que tipo de treino você está fazendo, qual duração, frequência, intensidade... Aí posso indicar com mais segurança, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  108. Olá Bruno

    eu ia tomar o oxyelite e começar a malhar, então preciso ter uma instrução, uma indicação, alguma coisa do tipo ? desde cedo todo mundo perguntava se eu fazia academia, mais nunca fiz, vou começar a fazer agr, a unica coisa que queria erá um abdomen definido, então o oxyelite não adiantá pra isso ?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  109. Bom dia bruno....adorei seu blog!!
    gostaria de saber se quem tem hipotiroidismo pode tomar lipoblock (nutrilatina), e tambem oxyelite

    ResponderExcluir
  110. Olá, Thata.

    O Oxyelite é um termogênico muito forte. Não recomendo o uso dele para ninguém, muito menos para quem acaba de iniciar um programa de treinamento.

    Além de todos os riscos que o mesmo apresenta em termos de estimulação, você que não está ainda adaptada (seus músculos) aos exercícios pode sentir um estímulo tão forte e acabar se lesionando por não estar ainda adaptada ao treinamento.

    Com dedicação, um bom programa de treinamentos, alimentação equilibrada e sono em dia você consegue atingir esse objetivo sem necessitar de nenhum suplemento deste tipo. Existem alguns suplementos que ajudam bastante no emagrecimento, mas não de maneira milagrosa, atuam apenas como coadjuvante no processo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  111. Olá, Anônimo.

    O Lipoblock é um suplemento bloqueador de gorduras, ou seja, ele foi feito para ser ingerido junto à alimentação. A ação dele consiste em englobar a gordura que está presente no alimento ao chegar no estômago e impedir que ela seja absorvida no intestino, sendo então expelida pelas fezes.

    Dessa forma ela diminui a absorção de gordura presente no alimento que é ingerido. Não aconselho esse produto para uso frequente, pois vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) também são "gorduras" e podem não ser absorvidas adequadamente, resultando em uma deficiência vitamínica nada desejável.

    Mas para alguém que está querendo emagrecer e numa eventual ocasião vai àquela churrascaria, pizzaria e afins, seria interessante usar esse suplemento nesses momentos, minimizando o "estrago", rs.

    Já o Oxyelite apresenta em seus ingredientes um fitoterápico que estimula a glândula tireoide, dessa forma eu não recomendo que ele seja utilizado por qualquer pessoa, muito menos quem já apresenta disfunção tireoideana.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  112. Olá Bruno!! Gostaria de saber os prós e os contras do suplemento NO2 Assault da Muscle Pharm! já treino há algum tempo.. faço treinos de academia(4x por semana) e de rugby(3x por semana) é uma rotina moderada.. e um amigo me falou desse suplemento para dar um gás nos treinos.. vc recomendaria??

    ResponderExcluir
  113. olá Bruno, tenho 2 meses de dieta e perdi 8 kg, e 1 mes de academia, gostaria de saber se posso tomar um termogenico apenas para ajudar mais rapido para o verão, eu ia comprar o oxyelite mas como estou a espera de exames com disturbio da tireoide e os professores da academia não me aconselharam e li seu blog não irei mas comprar eu gostaria de saber de algum temogenico bom que não faça mau algun,mas que seja eficaz obrigada e Parabéns pela iniciativa do blog .

    ResponderExcluir
  114. Oi, Carolina.

    O Assault é um bom pré-treino. Sua composição não possui ingredientes que são potencialmente maléficos à saúde. Eu o classificaria como um suplemento a se experimentar.

    Esses tipos de suplementos visam não somente aumentar o "gás" no treino, mas também a força, o foco e a capacidade de recuperação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  115. Oi, Ana Paula.

    Que bom que o blog também te ajudou a mudar de ideia em relação ao OxyElite.

    Em relação a algum outro termogênico, existem alguns que são muito bons, mas como você está ainda no início de treinamento em academia, aconselho você a evoluir mais e só depois pensar em usar algum suplemento.

    Geralmente é assim, as pessoas entram na academia e já pensam em alguma coisa para tomar, mas muitas vezes é desnecessário. Nesse momento você deve se preocupar mais em treinar, evoluir seu condicionamento físico. Até porque você tem 2 meses que está seguindo um plano alimentar, imagino, então espera mais um pouco para ver os resultados a longo prazo.

    Os termogênicos não fazem milagres, eles podem ajudar em alguns casos e nestes devemos considerar os potenciais benefícios e malefícios do suplemento.

    Entendo que o suplemento dá uma forcinha para seguirmos o treinamento corretamente e até nos alimentarmos bem também, mas isso precisa ser desvinculado, porque no momento em que o suplemento não dá certo, a chance de fracasso na academia e na dieta cresce bastante.

    Então confia no treinamento e na dieta e dá um tempo para você se adaptar a esta rotina.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  116. oi Bruno eu tenho 22 anos estou malhando ja tem uns 4 meses mais parece que os resultados de perdas de peso estão desacelerando o personal da minha acdemia dise que tenho que posso começar a tomar termogenico para me ajudar e eu preciso perder 8 kg,faço 1 hr de musculação e 1 hr de aerobico esteira e 1 vez na semana spinning que termogenico poderia tomar? me indicaram L'carnitina o que vc acha?

    ResponderExcluir
  117. Obrigada Bruno pela explicação, mais poxa vc me desanimou gostaria tanto de tomar algo para ajudar na queimade gordura e no exercício ja estou no segundo mes será que nem um termogenico fraco ou natutal?

    ResponderExcluir
  118. Oi, Fernanda.

    Você está sendo acompanhada por um nutricionista? Se não, acho essencial você procurar um que trabalhe com esporte e/ou perda de peso. Dessa forma você alia o seu treinamento, que pelo visto está se dedicando muito, com a alimentação equilibrada.

    É o nutricionista também quem dirá se você pode/deve ou não consumir o termogênico, não o seu instrutor. Existem diversos tipos de termogênicos, alguns com comprovação científica, outros não. O problema é que hoje em dia as pessoas atribuem ao termogênico um status de pílula milagrosa, e que às vezes até fornece uma perda de peso legal, mas às custas de muita saúde.

    Caso queira realmente consumir um termogênico sem orientação pessoal de um nutricionista, indico começar pelos mais fraquinhos à base de cafeína e posteriormente procurar algo mais completo, porém, para sua própria segurança, fuja dos proibidos.

    A L-carnitina não é uma substância termogênica, trata-se de uma amina que nós produzimos e é essencial para o transporte da gordura pra ser queimada na célula. Atualmente há ainda muita controvérsia sobre seu uso no emagrecimento, mas é quase certo que ela não ajuda a queimar gordura extra para o indivíduo normal, talvez funcione apenas em atletas de alto desempenho. Inclusive sua comercialização é proibida no Brasil, exatamente por não haver evidências científicas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  119. Oi, Ana Paula.

    Não é minha intenção desanimar ninguém aqui, pelo contrário, rs.

    Mas veja bem, o que quis dizer foi que o termogênico não é o salvador de ninguém, não é a pílula milagrosa. Hoje as pessoas estão cada vez mais usando indiscriminadamente os suplementos sem saber se podem ou não e se realmente funcionam ou não.

    Acho que se você quer muito usar alguma coisa, deveria procurar um nutricionista especializado no esporte, mas caso não o faça, procure os termogênicos mais fraquinhos e veja como se comportam. Depois pode até passar a usar algum mais forte, desde que legalizado no Brasil. Importante também é não usar de forma consecutiva, dê uma pausa de 1 a 2 meses para seu organismo não "viciar" no produto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  120. olá, amigo.
    O que vc, tem a comentar sobre o produto 1 MR.

    ResponderExcluir
  121. Olá, anônimo.

    O 1.M.R. é um produto similar ao Jack3d. A única diferença é que o 1.M.R. não possui na sua composição a 1,3-DMAA, que é proibida pela agência antidoping mundial.

    Mas há o componente oriundo da planta Schizandra, o Schizandrol-A.

    Me parece ser um produto interessante, porém meramente estimulante, assim como o Jack3d.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  122. tomei jack3d e fiquei com depressao pq

    ResponderExcluir
  123. Oi Bruno,

    meu nome é Jade, tenho 1,73 , 80kg e quase nos 18 anos haha. Malho já faz 3 anos e já tentei dietas mas meio complicado pra mim, não deu muito certo, eu só aumentei os quilos, pq entrei na academia com 71kg.. Acho que só ganhei massa muscular e a gordura continuou intacta haha só pode. Enfim, tomo ritalina, para DDA, e tenho hipotiroidismo, tomo um remédio pra isso tbm. Queria saber qual suplemento para emagrecer voce me recomenda?
    Obrigada (:

    ps: já transpiro muuuuito no dia a dia.

    ResponderExcluir
  124. Oi, Anônimo.

    Muitas pessoas tendem a se sentir deprimidos após parar de usar o suplemento. Devido à elevada quantidade de estimulantes que esse produto possui, essas substâncias psicoativas estimulam o sistema nervoso central, proporcionando sensação de bem estar, energia e disposição.

    O organismo acaba acostumando com essa ação, e no momento em que se para de tomar esse suplemento há o efeito rebote, ou seja, todo aquele estímulo e energia desaparecem e o indivíduo se vê desestimulado e sem energia.

    Mas isso não é regra geral, acontece com alguns e outros não e geralmente é mais vistos quando se usa o produto por um tempo prolongado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  125. Oi, Jade.

    Diante do seu caso, eu não recomendo o uso de nenhum termogênico com fortes estimulantes do sistema nervoso central, devido a seu diagnóstico de DDA.

    Você pode usar, por exemplo, alguns produtos termogênicos da linha funcional, baseada em princípios ativos extraídos de alguns alimentos, como por exemplo a teobromina (cacau), capsaicina (pimenta vermelha), L-theanina (chá verde)...

    Neste caso, é mais interessante você procurar um nutricionista com especialização em fitoterapia para que possa ser orientada corretamente quanto ao uso desses fitoterápicos.

    Você ainda aproveita e faz um plano alimentar que atenda seus objetivos. Não sei se você tentou realizar essas dietas por conta própria, caso sim, tente com um nutricionista agora, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  126. Olá Bruno tenho 35 anos levo uma dieta agora depois de 10 anis de treino até que correta, pesquisei rapidamente sobre o Oxyelite Pro eu e minha esposa estamos tomando ele mas parece que esta me deixando mais irritado e uma baixa na libido será que ele promove isso ou seria so psicológico vc pode me responder também por e mail jeanlamin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  127. buno meu nome e leonardo comecei a tomar o oxy elite pro e esta acabando gostaria de saber se tem algum problema eu compra mas um pode e continuar pois gostei do efeito .

    grato desde ja

    leonardo

    ResponderExcluir
  128. Boa noite Bruno.

    Gostaria de saber o que voce acha do Nitrix da BSN e do NOXI2 da Arnold. Além disso, gostaria de saber também qual deses voce recomenda.

    Abrço!

    ResponderExcluir
  129. Olá Bruno.

    Voce recomendaria a utilização do Super Pump MAX(Gaspari Nutrition)?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  130. Olá, Leonardo.

    Olha só, o Oxyelite Pro é um suplemento que possui algumas substâncias que não são muito legais para a saúde de uma forma geral.

    Eu não recomendaria você tomar ele de novo não. Até porque tomar 2 potes seguidos é demais para qualquer suplemento termogênico.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  131. Olá, Anônimo.

    Em relação ao nitrix e o NOXI2, ambos são produtos que otimizam a vascularização, ou seja, são precursores de óxido nítrico.

    São produtos muito semelhantes, portanto não sei te dizer qual é o melhor, só usando mesmo para saber. Mas ambos são muito bons.

    Lembrando que eles não contêm estimulantes, são basicamente formados por arginina, que é o precursor do óxido nítrico, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos.

    São produtos contraindicados para quem possui problema de pressão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  132. Oi, Bruno.

    O Super Pump Max é um produto interessante. Ele é altamente concentrado nas suas substâncias, mas não apresenta as substâncias da moda de outros suplementos e que são nocivas à saúde.

    Acho que é um bom produto a se experimentar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  133. Olá Bruno.
    Gostaria de saber se eu posso utilizar um pre treino associado ao uso de um precursor de oxido nitrico.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  134. Mto interessante. Sempre que há uma proibição, temos que ligar as antenas quanto ao produto. Gostei do esclarecimento sobre o produto!

    ResponderExcluir
  135. Bruno, voce aconselha a utilização do GH max da Universal? É possivel utiliza-lo juntamente com a creatina+bcaa ou um pre-treino?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  136. bom dia bruno,

    malho pela manha uso 01 comprimido do tribulus da dymatise mais 2 bcca e 01 oxielite, ao retrona tomo whey da isocoll a noite tomo novamente 01 comprimido do tribus e 01 zma. Esta correto ou devo diminuir, quero perda peso e quanha massa magra.

    obrigado
    jerfeson rocha

    ResponderExcluir
  137. oI meu marido comprou pra mim oxyelite pro fale um pouco desse produto quais os efeitos colaterais e será que é bom mesmo!!! obrigada

    ResponderExcluir
  138. iai bruno '
    eu tenho gastrite , mas quero tomar tribulus terrestris , o que posso tomar junto pra inibir seu efeito no estomago ?

    ResponderExcluir
  139. Olá, Lauro.

    Não é recomendado utilizar os dois produtos juntos não, pois o pré-treino já contém uma fórmula voltada para otimizar a vasodilatação, então não há motivo algum de incluir um vasodilatador.

    Nesse caso, não funciona da forma "quanto mais, melhor".

    Abraços.

    ResponderExcluir
  140. Oi, Anônimo.

    Quanto ao GH Max, da universal, não há muitos estudos comprovando que ele realmente funciona. O que se tem como certo é que a infusão de arginina realmente aumenta os níveis de GH séricos, mas isso ainda não foi comprovado quando a arginina é ingerida via oral.

    Em relação à sua utilização junto com creatina, bcaa ou pré-treino, não há problema algum. Geralmente, a depender do pré-treino claro, esses suplementos já vêm com creatina e bcaa na composição, mas caso não estejam presentes, ou em pouca quantidade, seria interessante sim usar o bcaa e a creatina para aumento de massa muscular e desempenho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  141. Olá, Jerfeson.

    O uso de tribulus e ZMA vai depender muito da sua idade. Esses suplementos realmente parecem fazer um efeito legal, mas apenas em homens a partir dos 35 anos em média, ou em mulheres. Pois homens jovens já produzem testosterona num nível muito bom, não tendo um aumento significativo.

    Quanto ao BCAA, o momento está correto, mas talvez seja necessário aumentar a quantidade, o cálculo mais usado atualmente é de 100mg/Kg de peso.

    Interessante também é utilizar uma fonte de carboidrato junto com a whey após seu treino. Ele é essencial para recuperação muscular, assim como a whey. Pode ir de dextrose ou maltodextrina.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  142. Olá, Anônimo.

    Em relação ao OxyElite, trata-se de um produto concentrado em estimulantes e fitoterápicos que visam o aumento da atividade metabólica, ou seja, aumentar o gasto energético. Como ele faz isso que pode ser o problema, parece que é aumentando os níveis de hormônios tireoideanos. E isso pode ser algo que venha a causar danos à saúde.

    Farei um post sobre o OxyElite em breve, fique ligada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  143. Olá, Anônimo.

    Olha só, em relação à sua gastrite, você sente alguma piora quando ingere o tribulus?

    Porque quem tem gastrite não é proibido de ingerir nada disso que o povo fala que não pode. Tem de analisar caso a caso. Se você sente algum desconforto, aí sim, é bom suspender ou então mascarar, usando pouca quantidade ou misturado em algum alimento que não haja reação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  144. Amigo você poderia me fala sobre o suplementos ANABOL-5 DA NUTREX/ SHOTGUN MHF1/ ANABOLIC HALO MUSCLETECH se esses suplementos tem alguns efeitos colaterais desde-já agrdeço

    ResponderExcluir
  145. Bruno, gostaria de saber se o Jack 3d ou algum outro pre-treino (Shotgun, SuperPump, Super Charge, 1 MR, Noxipro entre outros) ou algum precursor de oxido nitrico causa impotencia sexual em homens.

    ResponderExcluir
  146. Olá Bruno.

    Tomei dois potes de pre treino, dando um intervalo de um mes entre um e outro. Gostaria de saber se isso vai deixar meu organismo "preguiçoso" ou voltarei a produzir oxido nitrico em niveis normais?

    ResponderExcluir
  147. Oi, Anônimo.

    O Anabol-5 da Nutrex contem em sua composição algumas substâncias anabolizantes. Ou seja, não é um suplemento, são anabolizantes em cápsulas.

    O Shotgun está enquadrado na categoria de suplementos pré-treino. Ou seja, deve ser utilizado antes do treino para fornecer mais energia, força e recuperação muscular. Não contém substâncias proibidas.

    O Anabolic Halo, por sua vez, é um produto feito para ser usado pós-treino. Contem em sua composição uma série de ingredientes que melhoram a recuperação muscular, como aminoácidos, creatina, entre outros.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  148. Olá, Anônimo.

    Não se tem nenhum relato na literatura de que esses suplementos podem causar impotência. Nem há explicações possíveis para tal evento.

    É considerado seguro consumir esses suplementos no que tange essa preocupação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  149. Olá, Junior.

    Esses suplementos pré-treinos não são recomendados para tomar por um tempo muito longo. Geralmente recomenda-se tomar 1 pote e dar uma pausa de 1 a 2 meses para usar outro.

    Mas o motivo é porque esses suplementos são estimulantes, e precisamos cuidar do efeito dose-dependente e da dependência que ele pode causar. Em relação à produção de óxido nítrico, não há com o que se preocupar. Não é como hormônio, que o corpo para de produzir se você injeta. No caso do óxido nítrico, o nosso organismo sempre está produzindo ele e nunca vai cessar a produção, pois ele não atua somente como vasodilatador, mas como neurotransmissor e possui diversas funções. Portanto, quanto a isso não se preocupe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  150. Amigo então eu posso consumi o pre-treino SHOTGUN E O pos-treino ANABOLIC HALO que não traz efeitos colaterais:Qual o melhor suplemento pra ganha bastante massa muscular já que o Anabol-5 que você me falão e anabolizante muito obrigado abraços

    ResponderExcluir
  151. boa noite!
    eu chamo me Pedro tenho 27 anos , 1m e 70cm e 62 kilos. iniciei o consumo de suplemento a cerca de um mes e meio. costumo treinar 3/4 vezes por semana em geral 2 horas de treino. N ao vou mentir , não fui a um nutricionista. Comprei pelo facto de querer motivar me a treinar mas tambem pelo facto de ter um trabalho muito fisico e que requer muita energia e ficava muitas horas sem poder fazer refeições. O produto que comprei é Muscle Fuel Mass da USN. Acha que é indicado para mim? axa que devia parar e ir a um nutricionista?. nao uso todos os dias apenas nos dias em que treino e faço-o apenas apos o treino. Tinha dias que nao treinava mas usava apenas uma vez para equilibrar dado que ficava largas horas sem poder fazer refeição no trabalho. Nao faço sobredosagem do produto consumo 155 gramas na colher como vem no rotulo nos dias do treino. nos dias em que nao treinava e sentia necessidade dado que ia trabalhar reduzia para 100gramas. Por fim tenho lido muito sobre problemas nos rins podia me esclarecer pois nao kero ganhar musculo e vir a ter uma doença grave. Pode me dizer realmente quais os problemas que eu posso vir a ter.é desnecessario o consumo de suplementos?ou beber muita agua chega?
    Muito obrigado se poder responder me agradecia muito para esclarecer. devo dizer que depois de ter me informado mais na net parei de tomar como forma de precauçao

    ResponderExcluir
  152. estou a tomar muscle fuel mass da usn. treino 3/4 vezes por semana. em media 2 horas de treino. costumo usar o suplemento no pos treino. as vezes kuando nao treino uso uma vez por dia devido ao meu trabalho ser muito fisico e nao poder ingerir alimentos nesse longo periodo. estou a fazer bem ou estou a correr riscos ao tomar esse suplemento? mais uma questao todos os suplementos causam problemas renais?se nao exagerar na dosagem ker dizer k nao terei problemas de rins aliado a uma boa hidrataçao ha base de agua? ou mesmo nao exagerando e bebendo muita agua corro riscos de ter problemas de rins? aconselha me a continuar ou acha que nao devia tomar mais? como me surgiu essa duvida achei por bem parar ate que sinta que fui bem esclarecido

    ResponderExcluir
  153. oi bruno, eu gostaria de saber se o thermo pró pode ser tomado por alguem que tenha gastrite e se ele e bom pra queima gordura.e se vc pode mim i indica um sublemento bom

    ResponderExcluir
  154. Boa noite Bruno!

    Sempre vejo o seu blog, e ja te fiz ate uma pergunta.

    Andei vendo que um leitor perguntou sobre o Anabolic Halo. Gostaria de saber o que voce acha sobre esse suplemento, se voce recomenda, e ainda se é possivel utiliza-lo em substituição ao Whey Protein.

    Tenho também outra duvida. Qual o melhor horário para utilizar a Glutamina? Depois do treino, antes de dormir, ou nos dois horários?

    Obrigado e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  155. Olá Bruno,

    Adorei os posts!
    Gostaria de saber se posso tomar o oxyelite e continuar tomando o anticoncepcional Diminut, teria alguma interferencia nisso? Manteria o mesmo efeito do anticoncepcional?

    Aguardo urgente,

    Obrigada

    ResponderExcluir
  156. Oi, Anônimo.

    Respondendo à dúvida sobre o Shotgun e o Anabolic Halo... São dois suplementos muito bons para aumento de massa muscular. Porém, não são comercializados no Brasil por vias legais, então presta atenção nisso, ok?

    Lembrando sempre, bom treinamento + boa alimentação + bom descanso = resultados. A suplementação feita da maneira adequada vai ajudar a acelerar isso aí.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  157. Oi, Pedro.

    O suplemento que você está tomando é um hipercalórico, ou seja, a função dele é fornecer mais calorias à sua alimentação, como se fosse uma refeição, com carboidratos, proteínas e gorduras.

    Primeiramente, acho que todas as pessoas que desejam saúde devem consultar um nutricionista. Não necessariamente para receber uma dieta, mas para aprender a se alimentar de acordo com seus objetivos.

    No seu caso, o uso do hipercalórico pode ser uma boa opção, uma vez que a intenção é aumentar peso.

    Quanto à segurança de uso dos suplementos, cada classe tem suas precauções, portanto antes de comprar algum, procure sempre se informar quanto a isso. É sempre bom também ser acompanhado por um médico para monitorar nossa saúde.

    Quanto aos rins, realmente há uma preocupação grande quanto ao uso de suplementos. Um dos motivos é a crença de que grandes quantidades de proteínas lesam os rins, porém isso ainda não é comprovado cientificamente. Vale frisar que excesso de proteína não é benéfico e pode ser prejudicial não só aos rins, mas à saúde em geral.

    Outro motivo a se considerar é que ainda há contaminação de suplementos, principalmente de marcas desconhecidas ou compradas sem garantia de procedência. Estes produtos podem conter substâncias nocivas à saúde, portanto sempre fique alerta nesse sentido.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  158. Continuando, Pedro...

    Não é o fato de beber água demais que vai prevenir qualquer problema nos rins, mas não devemos beber menos do que 2 litros de água por dia (em média).

    Pode continuar usando esse suplemento, sem preocupações, ok? Mas aconselho você a consultar um nutricionista para que ele balanceie a dieta com o uso de suplementos. Só assim poderemos garantir segurança.

    Uma recomendação que eu daria a você é para usar o hipercalórico todos os dias, mas não precisa ser numa dose só. Por exemplo: Pega essa dose completa de 155g e divide ela em duas, tomando cada uma em horários distintos. Evite ficar mais de 3h sem se alimentar, então se por algum motivo (trabalho, por exemplo) você ficar um longo período sem comer, consuma essa dose do suplemento nesse horário, OK?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  159. Oi, Anônimo.

    Depende de que Therma Pro você está falando.

    Porque existia uma produto com esse nome à base de efedrina, que é altamente perigoso à saúde. Se for o da integralmédica, trata-se de um termogênico simples e que pode dar uma ajuda sensível à perda de peso.

    Quanto à gastrite, não é regra que a cafeína deve ser retirada da dieta, apenas para aquelas pessoas que são sensíveis e passam mal quando consomem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  160. Olá, Bruno.

    Seja bem vindo de volta.

    Olha só, eu ainda acho que usar Whey pós-treino é melhor do que esse suplemento. Além de uma composição de aminoácidos mais completa, existem inúmeros estudos provando que a Whey ajuda bastante na recuperação muscular, já quanto a essa suplemento, não há nada publicado.

    Em relação à glutamina, depende do objetivo de uso dela. Como a glutamina é um aminoácido que nutre as células absortivas do intestino, o melhor momento para usá-la com esse intuito é em jejum pela manhã cedo ou antes de dormir.

    Caso o objetivo de usar a glutamina seja melhorar a recuperação, o ideal é consumir antes e/ou depois. Vale frisar que ela parece ser efetiva apenas em exercícios de endurance de alto desempenho (maratonas, etc). Para musculação, a glutamina não parece dar resultado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  161. Oi, Bethy.

    Olha só, como até mencionei numa outra resposta, não sabemos ao certo como essas substâncias do OxyElite atuam no nosso organismo e suas possíveis interações com medicamentos. Portanto, não recomendo em hipótese alguma utilizar o suplemento e o anticoncepcional ao mesmo tempo por pura precaução.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  162. Oi Bruno! Estou usando o oxyelite; ele realmente inibe o apetite e provoca um pouco de enjôo! Estou no terceiro dia de uso, será que só um frasco faz mal?

    ResponderExcluir
  163. Ola bruno , sou o Lucas.

    Amei ter encontrado essas suas explicacoes sobre o Jack ! Achei realmente mto interessante.
    Eu possuo 2 duvidas , a primeira seria em relacao ao Neurocore , vc conhece algo sobre ele ? ele traz riscos a saude mesmo tomando na dosagem recomendada ? Tenho mtas curiosidades sobre ele.
    A segunda duvida seria , se caso eu consultasse um cardiologista , e ele me dissesse que o meu S2 esta normal , que eu n possuo nenhum problema , eu poderia tomar em dosagens baixas esses suplementos da moda ?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  164. Ola Bruno , sou o Lucas novamente.
    Me surgiu uma nova duvida , pq dizem que os Pre Treinos devem ser tomados em jejum ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  165. oi tudo bom sou um novo leitor dessa pagina
    euestava procurando na net tudo sobre suplementos q são classificados como anabolicos e encontrei essa pagina.
    eu esta pensado em tomar esse jack3d
    foi ate bom eu ter encontrado essa pagina
    e futuramente gostaria q vc pesquisace e falace sobre o "SUPLEMENTO" HEMOREGE
    obrigado pela atenção e sucesso com a pagina!!!

    ResponderExcluir
  166. Oi, Anônimo.

    Olha só, é complicado dizer se 1 frasco do Oxyelite faz mal ou não. Até porque normalmente os efeitos adversos podem ser imediatos ou podem demorar muito tempo para aparecerem. O que recomendo, já que você já está usando, é atentar para qualquer efeito que possa estar relacionado ao suplemento: taquicardia, irritabilidade, sudorese, indisposição, mal-estar, etc...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  167. Olá, Lucas.

    Que bom que gostou o blog.

    O neurocore é um produto semelhante ao Jack3d, porém um pouco mais concentrado. A função dele é basicamente a mesma, dar bastante energia e disposição para o treino e provocar uma maior vasodilatação.

    Não recomendo o uso dele pelos mesmos motivos de não recomendar o Jack3d, já que as substâncias envolvidas são as mesmas.

    Quanto à outra pergunta, realmente fazer uma série de exames físicos é o ideal para fazer um programa de treinamentos com saúde.

    Eu não recomendo nenhum "suplemento da moda", já que estes abordados aqui no site são proibidos e apresentam potenciais malefícios que não vale a pena colocar a saúde em risco.

    Mas o ideal mesmo é consultar algum nutricionista especialista em esporte e em suplemento se ele acha necessário ou indicado usar tal suplemento, pois assim tem-se algo mais individualizado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  168. Oi, Lucas.

    Em relação ao jejum e os pré-treinos, muitos dizem isso pelo fato das substâncias serem melhor absorvidas e fazerem efeito mais rápido.

    Realmente isso parece funcionar, mas é bom frisar aqui que o jejum não é longo, aliás o termo jejum não é nem correto nesse caso. O ideal é consumir esses suplementos com pelo menos 1 hora de distância da última refeição (a depender da refeição também, pois algumas são tão leves que não necessitam de 1 hora completa).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  169. Oi, Anônimo.

    Obrigado pela visita e pelos elogios.

    Que bom que pude ajudar você com a matéria sobre o Jack3d.

    Na verdade, agora terei mais tempo para atualizar o blog e vou, enfim, começar a fazer matérias com outros suplementos que estão na moda, dentre eles o Hemorage também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  170. Bruno, Bom dia,
    Eu treino há mais de 2 anos e faço acompanhamento com um nutrólogo, ele me passou oxyelite Pro e DHEA, mesmo com acompanhamento médico você não aconselha o uso?
    obrigada,

    ResponderExcluir
  171. Olá Bruno,bom li sobre o seu texto falando sobre o Jack 3d, já tomei 2 potes de jack e achei maravilhoso, sou consumidora de suplementos a 9 anos e gosto muito por sinal, não concordo com a frase que vc disse no texto (isso não impede que lojas sem escrúpulos vendam estes produtos. Acho que quem consome normalmente são pessoas que já são adultas e sabem o que querem, elas são responsaveis pelo proprio corpo e podem tomar e fazerem dele o que quiserem, acho tb que são de maiores para assumirem as responsabilidades em estarem tomando um produto que sabem que é forte,enquanto a eles serem liberados nos EUA acho excelentes, a ANVISA, é apenas um pé no saco,pois nunca ou vi dizer que nos EUA unidos alguém tivesse morrido tomando o Jack 3d, aqui no Brasil por ser tudo proibido as vezes acontece.O bom é que isso não muda pois as pessoas gostam é do que é proibido mesmo,aprendi na vida que se vc faz alguma coisa com pensamento negativo isso se atrai pra vc,então se vc vai tomar consumir algo pensando que vai passar mal, ou que aquilo pode te fazer mal, nem tome, poi vai mesmo,nesse caso até se vc comer carne que é proteína vc pode morrer,rs...Engasgado, então nem coma...E além disto vc é apenas um ESTUDANTE de Nutrição não pode se considerar uma opinião de um profissional. Obrigado...

    ResponderExcluir
  172. Olá, Andy.

    Olha só, que bom que você faz acompanhamento médico. Não sei que tipo de acompanhamento específico você faz com o nutrólogo, mas saiba que prescrição de dieta somente o nutricionista é capacitado e habilitado para fazer segundo a legislação brasileira, OK?

    Como o seu médico recomendou o uso do suplemento, não serei eu a contraindicar, já que seria anti-ético da minha parte. Mas o que você pode fazer, caso tenha ficado em dúvida, é perguntar a ele o motivo da recomendação e comentar suas preocupações.

    No caso, o Oxyelite é um suplemento, mas o DHEA não. O DHEA é um hormônio que faz parte da família dos androgênios, ou seja, possui ação parecida a da testosterona, porém mais fraca e com menor potencial tóxico. Sua comercialização como suplemento no Brasil é proibida, porém com receita médica pode ser vendido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  173. Oi, Anônimo.

    Respeito sua opinião sobre meu post, mas discordo completamente dela.

    Primeiro, o fato de vender algo que é proibido é crime, e só por isso já é algo inescrupuloso. Mas pode adicionar à lista: vender algo sem saber o que contem na composição, vender algo que pode fazer mal à saúde dos consumidores, vender algo (sem restrições) que é contraindicado pelo fabricante para determinado grupo de pessoas, e por aí vai...

    Discordo também quando disse que a maioria das pessoas que usam suplementos são adultas e, sendo assim, devem arcar com suas escolhas. Grande parte do público consumidor de suplementos é composta por adolescentes. E ainda que se trate de adultos, ninguém conhece os efeitos que esses suplementos proibidos pode causar se não forem orientados por alguém que estude e saiba tais informações (a não ser que a pessoa seja da área). Ou você se automedica quando fica doente? Ou você fabrica seu próprio carro, constrói sua própria casa? Cada qual com seu cada qual, né?

    Mais um ponto que discordo, a ANVISA não é um pé no saco. Não estou dizendo que é o melhor órgão fiscalizador do mundo, pelo contrário, há inúmeras limitações. Mas nesse quesito ao menos há uma linha de pensamento a ser seguida, diferente dos EUA. Talvez seja pensamento do povo brasileiro achar que devemos copiar tudo que vem de fora, mas não é esse o caso aqui. A FDA simplesmente não está "nem aí" para a regulamentação de suplementos porque se algo der errado lá, quem arca com TUDO é o fabricante, e lá a lei é cumprida, quem errar, PAGA. Aqui, se algo acontecer, quem responde é a ANVISA, uma vez que liberou a venda de determinada substância, sem nem falar na impunidade...

    Aceito e até acredito na sua argumentação de que quem pensa de forma negativa, acaba atraindo coisas negativas, mas não vamos forçar a barra, não é?

    Mas acho que a culpa de tais pensamentos não são das pessoas, e sim da falta de educação, instrução que nosso país padece.

    Por último, concordo que sou apenas um estudante, e sendo sincero, quero continuar sempre sendo. Pois infeliz daquele que achar que um dia sabe tudo, principalmente apenas por ter conseguido um pedaço de papel chamado diploma. E vou discordar de você ou de qualquer outra pessoa, seja ela quem for, enquanto não me mostrar dados científicos que comprovem que o Jack3d ou qualquer outro suplemento com as mesmas substâncias seja completamente inofensivo à saúde.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  174. Oi Bruno.
    Voce recomenda a utilização do Whey Protein, alem de depois do treino, também antes de dormir, ou assim estaria "jogando dinheiro fora"?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  175. Olá Bruno. Obrigado pela sua atitude em colocar essas informações, tenho procurado bastante informações a respeito de suplementos para musculação, pois sou praticante há 7 meses e acho que é a hora de melhorar meu treino. Você tem embasamento científico em seus argumentos coisa que por aí não encontramos, existem muitos “acho que” e isso não ajuda nada, porém, seus artigos, diferente disso tem muito a acrescentar. Tem vídeos no youtube de bombados mandando as pessoas tomarem o Jack que não mata, nesse vídeo o cara toma o Jack e fala estão vendo, não morri. Sei que pra você indicar suplementos é complicado, pois é uma propaganda gratuita e ainda mais assinar embaixo de algo que não foi vc que fez é pior ainda, mas preciso de algumas dicas de pré treino e pós treino. Tem algumas nesse blog, mas são difíceis de encontrar, fico na dúvida nas lojas de suplementos com tantas opções importadas, ainda mais depois de tudo o que li afinal como vou saber na verdade o que estou comprando? Preciso de um pré treino que seja fácil de encontrar, um pós treino e um termogenico. Se tiverem opções nacionais melhor ainda. Agradeço muito

    ResponderExcluir
  176. Sim,meu querido,no mundo tantas coisas mais serias acontecem e é crime, e nada pode ser feito. E mais vc tb não fabricou seu proprio carro e nem sua casa e com certeza alguma fez na vida ja se automedicou,e tá vivo até hj,infelizmente,rs...Vc deve ser da anvisa ou ter algum parentesco la pra ta defendendo, e ainda tem mais os adolescentes hj são alguns do que mais tiram a vida de pessoas inocentes, e nada é feito contra eles, pelo contrario ainda tem a lei dos direitos humanos que os defendem,então fofinho não venha me dizer que tomar suplemento so pq ele é proibido no Brasil vai afetar em alguma coisa o adolescente, e outra coisa pro seu governo sou formada em ed.física,pós graduada em nutrição esportiva na atividade fisica, e todos os dias a 5 anos pesquiso sobre suplementação,então não venha vc falar mal sobre aquilo do qual vc não conhece tb, pra saber se faz mal ou não,enquanto não existe comprovações cientificas realmente se faz bem ou mal, e se fizer muito bem e daí, o que vc e o resto que são contra vão dizer,vai escrever no seu bloguezinho que ele e os outros dos quais vc falou mal fazem bem.Cara vai escrever sobre outra coisa,vc somente estuda a suplementação não esta fazendo nenhum estudo cientifico em cima de cada produto deste,e não vai mudar nad,pq nos EUA vai continuar surgindo cada vez mais os proibidos aqui no Brasil, e o povo gosta mesmo é do que proibido,isso não vai mudar pq vc ta escrevendo no seu blog sobre eles,as pessoas mal informadas como muitas que te elogiam pelos seus comentarios nunca nem devem ter pesquisado a fundo sobr nenhum destes suplementos.Vc gosta simplesmente é de ficar sendo parabenizado pelos seus infelizes comentarios nesse blog, para bestas,querem informação vão estudar pesquisar e não perguntar par um estudante,enquanto não tem diploma é estudante,vc pode até sacar mais do talvez alguns formados na sua area, porem ainda é um mero estudante, não tem diploma.

    ResponderExcluir
  177. Oi Bruno;

    Comecei com o oxyelite, mas estou com receio de morrer tomando esse termogenico,,,vc sabe de alguem que passou muito mal ou morreu???

    ResponderExcluir
  178. Oi, Bruno.

    O uso da Whey, como você bem frisou, deve ser feito imediatamente pós-exercício. Pode também ser usada em outros horários, sendo melhor indicada pelo nutricionista, nesse caso.

    Para tomar antes de dormir ela não seria a melhor proteína, pois é de rápida absorção e não manteria uma quantidade boa de aminoácidos no sangue (para estimular a síntese proteica) durante o resto da noite. Nesse caso, as melhores seriam mesmo as de lenta digestão/absorção.

    Não digo que seria dinheiro jogado fora, pois seu corpo ainda assim se beneficiaria dos aminoácidos, mas não seria a melhor forma de usar seu dinheiro, sem dúvidas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  179. Anônimo,

    Como mencionei na resposta ao seu primeiro comentário, defenderei o direito de você expressar a sua opinião, mesmo que não concorde.

    Mas a partir do momento em que sua opinião não venha em nada a enriquecer esse espaço de discussão e passe a denegrir a imagem de qualquer pessoa, passarei a não permitir mais seus comentários.

    Um abraço e meus sinceros votos de sucesso na sua profissão.

    Atenciosamente,

    Bruno - Estudante de Nutrição.

    ResponderExcluir
  180. Oi, Anônimo.

    Nunca soube de ninguém que morreu usando o OxyElite Pro. Na verdade, é algo muito difícil de acontecer, desde que a pessoa seja saudável.

    O risco maior de morte está presente em pessoas com problemas do coração, já que é um produto estimulante que mexe diretamente com o sistema cardiovascular.

    Procure uma orientação profissional de um nutricionista ou um médico para que possa consumir suplementos com mais segurança, OK?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  181. Olá Bruno Dias. Vou prestar em Março ou Abril um exame "toxicológico de larga janela de detecção, que substâncias entorpecentes ilícitas" (Como diz no Edital).

    Dia 12/01/2012 parei de usar o Jack3d (Por seus conselhos) faltou pouco pra terminar o pote, porém, nunca havia tomado antes.

    Uma dúvida.

    Temo que ao realizar este exame eu não passe, pois não sei se o Jack3D tem alguma substância ilícita causadora de dependência física.

    a chance de isso acontecer é grande?

    corro grande risco de ser reprovado nesse exame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      A única substância presente no Jack3d que não é permitida em competições esportivas é a 1,3-DMAA (metilhexaneamina). Essa substância é altamente estimulante do sistema nervoso central, por isso não é permitida pela Agência Mundial Antidoping.

      Não sei se ela consta na lista de substâncias proibidas desse teste. Mas é bom que você não use mais para não ter nenhuma surpresa desagradável.

      Não se preocupe, pois esse prazo que você mencionou é suficiente para que essa substância não seja mais detectada no seu sangue.

      Abraços.

      Excluir
  182. Bom dia Bruno,

    Estava procurando informação sobre o Oxyelite Pro e acabei encontrando sua análise do Jack3d e achei muita informação boa nos comentários.

    Eu estava procurando um termogênico mais ameno, nada muito agressivo, já estou em uma dieta e perdi 15kg, estou com 81kg e quero chegar aos 78kg, porém estou entrando agora com mais exercicios e quero ajuda pra perder as localizadas.

    Encontrei uma promoção muito boa para produtos nutrilatina, e o Linolen + Act Max Age seria minha opção em termogenicos menos agressivos.

    Você acha que vale a pena? Realmente são inofensivos? Irei fazer um uso curto, 30 dias só linolen e 30 dias linolen + Act Max Age (que dizem potencializar o linolen)

    Dizem que ele é baseado na substância base do CLA, mas não do CLA em si.. O que acha sobre isso?

    Muito obrigado, desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Que bom que meu blog acabou te ajudando. Olha só, acho muito legal você ter perdido peso com dieta e exercícios.

      Mas antes de tudo, vamos deixar bem claro aqui que o Linolen não é um termogênico. Trata-se, como você bem frisou, de um produto à base de óleo de cártamo. Na verdade não há CLA no Linolen, pois este é proibido no Brasil por não haver comprovação científica (há controvérsias, rs) e por não ser garantida a segurança de uso do CLA.

      O Linolen é uma boa opção para queimar gordura sim, pois ele atua sobre algumas enzimas presentes no nosso organismo que, de uma forma geral, aumentam a quebra de gordura e diminuem a formação de tecido adiposo. Ou seja, a pessoa acaba perdendo medidas na prática.

      O actmax pode ser categorizado como um termogênico, mas um muito leve. Ele não contém substâncias termogênicas clássicas como a cafeína, teobromina, capsaicina, etc, mas possui alguns ingredientes que podem ajudar a "ativar" o metabolismo.

      Aconselho o uso concomitante dos dois desde o princípio para melhores resultados. É importante dizer que o Linolen é mais importante do que o ActMax e seu uso deve ser de no mínimo 60 dias, de segunda a segunda 5 cápsulas por dia, para que o resultado seja melhor.

      Abraços.

      Excluir
  183. Oi,
    Bruno ,
    Você falou em uma de suas respostas sobre suplementos que contém apenas cafeína , quais seriam estes ? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Os suplementos que contêm apenas cafeína geralmente possuem nomes simples, como: Cafeína, caffeine, etc.

      O produto deve conter como ingredientes somente a cafeína, e no rótulo do produto (a parte chamativa) contém informações sobre a cafeína exclusivamente. Falo isso porque muitos termogênicos importados constam como somente cafeína nos ingredientes, mas na verdade são compostos por inúmeras substâncias e no rótulo há informações diversas, sem focar na cafeína.

      Na dúvida, pergunte ao vendedor da loja de suplementos sobre a composição.

      Abraços.

      Excluir
  184. Leandro (antigo anonimo)17 de janeiro de 2012 às 10:57

    Bruno,

    Obrigado pela ajuda com a questão do linolen. Então você acha que seria ideal utilizar o Act Max junto com o Linolen durante todo o processo, para um resultado melhor?

    60 dias seria o ideal então? E quanto a efeitos colaterais, vi alguns sites dizendo que teria, sim, problemas consequentes do uso. O que você acha sobre isso?

    Se fosse optar por outro produto, poderia ser nutrilatina, pois pelo que eu vi, você tem eles como um dos nacionais mais confiáveis, qual você indicaria.

    Lembrando que eu prefiro saúde do que resultados maravilhosos, eu na verdade quero algo que auxilie, nada que me destrua os orgãos. Sendo que já consegui grandes resultados apenas com a dieta controlada.

    Teria alguma indicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro.

      Como eu disse, é uma opção usar estes suplementos. A perda de peso não é evidente, mas perde-se medidas, principalmente na área da cintura.

      Seria ideal pelo menos 60 dias. Quanto aos efeitos colaterais, não se preocupe, pois é seguro se utilizado da forma correta, como mencionei anteriormente.

      Para emagrecimento, além destes, você pode usar algum termogênico. Existem alguns bem interessantes, com concentrações variadas também à venda no Brasil.

      Marcas indicadas para termogênicos: Nutrilatina, Arnold, Labrada...

      Abraços.

      Excluir
  185. Olá Bruno! Gostaria de saber se vc recomenda o EXCEL NADRINE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um termogênico razoável. Possui algumas substâncias interessantes, mas não apresenta a concentração delas.

      Acho que pode ser uma boa tentar e ver como se dá com o uso.

      Abraços.

      Excluir
  186. Ola bruno, estou tomando oxyelitepro e daqui uns dois meses farei testes toxicológicos. gostaria de saber saber quais substancias estao presentes no oxyelite e se podem ser acusadas como ilegais nestes exames?

    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Por se tratar de um exame toxicológico, talvez nenhuma substância seja acusada, já que não se trata de um exame que busca substâncias que aumentam o desempenho, e sim drogas.

      Caso trate-se de um exame antidoping, aí sim a substância 1,3-DMAA pode ser acusada.

      Abraços.

      Excluir
  187. ola gostaria de saber se malhando em casa na bicicleta ergometrica e com pesos o que vc indicaria para tomar para dar mais energia e ganhar massa muscular so tem uma coisa uso anti depressivo mas o que poderia tomar sem mim prejudicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Depende muito do nível de seu exercício. Como você mencionou malhar em casa, creio que não seja nada muito vigoroso (posso estar errado).

      A princípio não te indicaria nenhum suplemento, pois não vejo necessidade nesse caso. Utilizar suplementos nesse caso seria um desperdício.

      Abraços.

      Excluir
  188. Olá Bruno!
    Nos últimos 3 anos engordei 30k e hoje peso 98k com 1,67 altura,comecei a malhar esse mês e ouvi comentários positivos sobre o Oxyelite pro,fiz exame e não tenho problemas com tireóide.Se usar esse suplemento corro o risco de ter tiróide no futuro proximo?Se fizer efeito positivo posso tomar outro pote em seguida?Quando sairá uma matéria específica sobre ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Veja bem, não há como afirmarmos que quem usa o OxyElite Pro irá (ou não) ter algum problema de saúde. Mas o risco existe.

      Eu não recomendo a ninguém por esse simples motivo. Como futuro profissional da área, não posso recomendar algo que não é comprovadamente seguro para a saúde das pessoas.

      Caso você use e se dê bem, não recomendo usar dois potes seguidos, pois como qualquer termogênico, este perde seu efeito gradativamente, pois o corpo se "acostuma" com a substância. Uma pausa seria recomendada.

      Abraços.

      Excluir
  189. Parabéns pelo blog, Bruno!
    Meu caro, comecei a tomar o Oxy Elite Pro, que é realmente muito recomendado.
    Senti de imediato muito mais disposição para o exercício (corrida, no meu caso), diminuição do apetite.
    Não senti dor de cabeça.
    Boca seca foi o maior efeito.
    Maior sudorese na hora da corrida.
    Comecei num sábado. Na terça-feira, comecei a sentir um FORMIGAMENTO em 2 dedos de minha mão esquerda. Foi então que suspendi o consumo, a fim de me informar melhor.
    Mas notei que o produto faz "secar" a gordura mesmo...Apenas preciso saber mais desse formigamento nos dedos. Fica a minha sugestão para algum post sobre isso. Tanto o formigamento como o Oxy Elite Pro, de um modo geral.
    Abraço,
    Álvaro
    Ps. Se preferir, meu contato para algum comentário sobre o que escrevi é: alvaroreisneto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Álvaro.

      Todas as manifestações que você citou são "comuns", exceto o formigamento. Geralmente suplementos à base de beta-alanina dão essa sensação. Mas não há beta-alanina no OxyElite.

      Não sei dizer o motivo disso.

      Talvez possa ter sido algo que não o suplemento, não tenho como afirmar.

      Abraços.

      Excluir
  190. olá, meu nome é alessandro.
    queria saber se o oxy elite pro dá dopping?
    se der , tem outro que eu posso tomar que não dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandro.

      Se o exame em questão obedece as regras da WADA, sim, o OxyElite Pro acusa no doping.

      A maioria dos suplementos não possuem substâncias consideradas como doping, mas é bom averiguar isso com a competição em que você está participando.

      Abraços.

      Excluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!