domingo, 24 de abril de 2011

Alerta sobre suplementos da moda (Parte 3 - M-Drol / D-Drol)

Olá a todos! Como prometido, mais uma matéria da série que vem trazendo muita discussão no blog. Hoje falaremos sobre o M-Drol e o D-Drol, que vêm sendo muito utilizados pelas pessoas nas academias com o intuito de aumento de massa muscular.

Para começar, eis os ingredientes do D-Drol:
  • 2α,17α-Dimethyl-5α-Androstane-3-One-17β-Ol
  • Estra-4,9-Diene-3,17-Dione
  • 17α-Methyl-Etioallocholan-2-Ene-17β-Ol
  • Bergamottin (DHB)
  • Liver Support Complex
Os 3 primeiros ingredientes são esteróides sintéticos, ou seja, fazem parte do grupo tão mal-falado dos anabolizantes esteróides. Além disso, são substâncias que sofreram uma alquilação na posição 17α para que possam resistir ao catabolismo do fígado, o que as tornam anabolizantes de via oral. Por isso, a hepatotoxicidade (capacidade de fazer mal ao fígado) é altíssima. São substâncias que ainda contam com uma esterificação na posição 17β (processo comum nos anabolizantes em óleo injetável) para permanecerem ativas no organismo por mais tempo, potencializando os resultados.

O Bergamottin (DHB) é uma substância natural encontrada em algumas frutas cítricas, como a toranja (grapefruit), que tem como função aumentar a biodisponibilidade (aproveitamento pelo nosso corpo) de agentes fármacos.

O Liver Support Complex tem como finalidade a proteção do tecido hepático. Composto de silimarina e de Dandelian root (erva), esse complexo de substâncias é utilizado para proteger as células do fígado agindo como antioxidante e capaz de promover a desintoxicação hepática. Existem mais duas substâncias nesse complexo: a N-Acetyl-L-Cisteína, que parece ser capaz de aumentar os níveis de glutationa (poderoso antioxidante natural) no nosso organismo; e também o Ácido Alfa-Lipoico, que vem sendo usado em conjunto com a silimarina para tratamento de problemas no fígado.

Ah, mas que legal esse fabricante (4EverFit)!! E daí que ele venda um ANABOLIZANTE ESTERÓIDE disfarçado de Suplemento Alimentar?! O que é importante é que ele colocou também substâncias que TALVEZ protejam meu fígado e, ainda por cima, não apresentam efeitos colaterais. Fantástico!

Mas quando se trata dos anabolizantes contidos na fórmula do produto, há efeitos colaterais, sim! Antes de citá-los falarei do M-Drol (da marca Competitive Edge Labs), que é, na verdade, um produto que não se importa muito com seu fígado, pois possui basicamente o mesmo princípio do D-Drol sem o Liver Support Complex.

Os efeitos colaterais do uso de anabolizantes esteróides androgênicos são bastante conhecidos e divulgados pela mídia, mas não custa nada lembrar a quem pensa em usar esse tipo de subterfúgio para aumentar massa muscular.

Vamos à lista:
  • Queda da produção natural de Testosterona;
  • Infertilidade;
  • Irritabilidade / Hostilidade / Raiva;
  • Feminização no Homem;
  • Impotência;
  • Ginecomastia (Crescimento das mamas no Homem, podendo até causar secreção de leite);
  • Aumento do risco de câncer de próstata;
  • Comprometimento do sistema cardiovascular (aumento do coração, risco de AVC e infarto);
  • Aumento do LDL Colesterol e diminuição do HDL Colesterol, aumentando risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose;
  • Problemas na glândula Tireóide;
  • Nas mulheres: Desenvolvimento de características masculinas como virilização, acne severa, crescimento excessivo de pelos faciais e corporais, voz grave, queda de cabelo, hipertrofia do clitóris, redução das mamas, amenorreia (ausência de menstruação);
  • Se usado por adolescentes que não completaram o crescimento, pode causar o amadurecimento precoce das epífises ósseas, limitando o crescimento;
Quase que a lista não acaba. Mas é incrível como as pessoas ainda insistem em utilizar anabolizantes mesmo sabendo de todos esses riscos. Muitos falam que isso só acontece se não usar da forma correta, mas o que não sabem é que não existe forma correta, o que existe são métodos de utilização padronizados que "servem" para a maioria das pessoas, mas que pra outras pode ser fatal. Sem falar que muitos dos males citados acima são vistos em longo prazo, ou seja, talvez o indivíduo só venha a manifestar quando estiver mais velho.

Como diz um grande e inteligentíssimo Professor de Educação Física amigo meu, quem utiliza anabolizantes para "ficar forte" precisa, na verdade, é de ajuda psiquiátrica.

Espero ter ajudado com mais essa matéria, ainda mais se tratando de dois produtos que 99% das pessoas acreditam que sejam suplementos alimentares, quando na verdade são anabolizantes esteróides.

Até a próxima!

Referências

FORTUNATO, R. S.; ROSENTHAL, D.; CARVALHO, D. P. Abuso de Esteróides Anabolizantes e seu Impacto sobre a Função Tireóidea. Arq Bras Endocrinol Metab, 2007; 51/9:1417-1424.
KICMAN, A. T. Pharmacology of anabolic steroids. British Journal of Pharmacology (2008) 154 502–521.
MCARDLE, Willian D., KATCH, Frank I., KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
SILVA, P. R. P.; DANIELSKI, R.; CZEPIELWESKI, M. A. Esteróides anabolizantes no esporte. Rev Bras Med Esporte, Vol. 8, Nº 6 – Nov/Dez, 2002.

223 comentários:

  1. Oi Dr!

    Muito bom o post. A grapefruit é um inibidor da b-glicoproteína que evita que os xenobióticos entrem na nossa célula, usado em quimioterapia para melhorar a ação dos remédios (se não me engano). Perigoso isso?!
    Outra coisa, os três primeiros componentes são metabólitos de testosterona? não entendo!

    *p vc nao dizer que nunca entrei no seu blog!

    Bjs

    Dra. Lídia Loyola

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dra. Lídia!

    Que prazer você comentando no meu blog!

    Os 3 primeiros componentes são derivados da testosterona sintéticos. São formas de hormônio com alto poder anabólico, sendo que os dois primeiros têm pouco poder androgênico, mas o terceiro tem um poder bem acentuado de androgenia.

    Interessante isso da Grapefruit, não sabia. Vou pesquisar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. eu tomei mdrol...estou na terceira semana...parei hj de tomar após ler o texto...e estar sentindo uma dor, como se fosse um aperto no coração...estranho q nunca tinha feito nenhum ciclo, foi o primeiro e senti isso e um dispnéia...parei de tomar...será q melhora com o tempo, o que o senhor me aconselha?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anônimo.

    Primeiramente, que bom que minha matéria tenha chegado até você e você tenha parado de usar esse produto.

    Então, o m-drol, por atuar no nosso organismo de maneira semelhante à testosterona, também mexe com o nosso sistema cardiovascular (veias, artérias, vasos sanguíneos, coração...).

    É possível que você tenha sentido realmente algo como você descreveu em virtude do uso do produto. Provavelmente você possa ter alguma condição pré-existente que ao usar o suplemento gerou esses sintomas.

    O melhor que você tem a fazer, você já fez. Parou de usar o produto. Não é comum em curto prazo (1 ciclo, por exemplo) o indivíduo apresentar problemas evidentes, geralmente é uma coisa cumulativa. Mas existem casos fulminantes, apresentando reações imediatas ao uso do anabolizante.

    Aconselho você a procurar um cardiologista e realizar um check-up médico para analisar suas atuais condições de saúde e confirmar se está tudo nos conformes. Pra quem faz atividade física com regularidade, esses exames são essenciais para prática adequada de exercício. Seria bom também ele passar um exame de sangue que desse um panorama de como está sua saúde, como colesterol, triglicérides, marcadores inflamatórios, enzimas hepáticas, entre outros.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. obrigado...segunda feira jah irei consultar um acrdio e verei qual é minha situação...obrigado!

    ResponderExcluir
  6. queria saber por quanto tempo o m drol fica no organismo a ponto de ser pego no Exame de Doping

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcelo!

    O M-drol, por se tratar de um anabolizante oral, possui meia-vida inferior a um anabolizante injetável.

    Não sei ao certo de quanto seria essa meia-vida (tempo de circulação no sangue antes de ser degradado e perder atividade anabólica). Mas o que posso afirmar é que os injetáveis têm meia-vida de 6 a 12 semanas.

    Se você fez uso deste produto e irá se submeter a um exame anti doping, torça para que dê tempo deste produto ter sido inativado pelo corpo. Se pretende usar mesmo tendo em vista um exame antidoping, meu conselho é: não use.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Estou malhando a um tempo e ñ ganho massa. meu corpo so divide o que tomar para ñ fazer o uso de anabolizantes? quero aumentar de tamanho e ganhar peso.... obrigado desde já..

    ResponderExcluir
  9. Oi, Anônimo.

    Existem diversos tipos de manobras que podem ser utilizadas para o seu objetivo.

    É sempre importante a adequação do treino com o seu objetivo, é claro. Então antes de tudo, verifique com seu treinador se os exercícios estão de acordo.

    A alimentação exerce papel fundamental para que seu treinamento proporcione resultados mais rapidamente e de qualidade. Pela sua descrição, me parece ser o caso de uma dieta hipercalórica para propiciar o aumento de massa muscular, que segundo você mesmo disse há uma dificuldade grande em ser adquirida.

    Te recomendo a ir num nutricionista que trabalhe com a área esportiva para que obtenha um plano alimentar individualizado e que supra as suas necessidades.

    Em termos de suplementos, existem alguns que sem dúvida alguma ajudam no crescimento muscular e ganho de peso. Um deles é o hipercalórico, que usado da forma correta ajuda bastante no ganho de peso. A creatina também é um suplemento excelente para aumento de massa muscular e volumização, acho que seria uma ótima. Outro suplemento que deve ser usado é a Whey Protein, que ajuda na recuperação e crescimento muscular.

    Existem outros que também fazem um efeito bem legal, mas pra começar esses 3 seriam os mais indicados, ok?

    Qualquer coisa, é só perguntar de novo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Luíz Fernando Botsan11 de agosto de 2011 às 11:46

    Como é que um componente como a testosterona vai causar feminização no homem?? Ginecomastia sim, que é uma doença, não feminização.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Luiz Fernando.

    Essa é uma dúvida muito frequente das pessoas.

    Na verdade, a ginecomastia não é uma doença, é apenas um dos sinais de feminização do corpo. Afinal, as mamas só se desenvolvem na mulher por ação de hormônios essencialmente femininos.

    No caso do homem, é fruto de uma maior "produção" desses hormônios. Veja que eu escrevi produção entre aspas, por quê?

    Por um motivo bem simples: no caso de quem faz uso de anabolizantes esteróides (que têm ação semelhante à testosterona) haverá um excesso de hormônio masculino circulante, certo? E o metabolismo dos hormônios no nosso corpo funciona de acordo com uma série de enzimas que convertem esses hormônios a outras substâncias. Uma dessas enzimas é a aromatase. A aromatase converte a testosterona a estradiol (hormônio essencialmente feminino, mas que existe no homem em pequenas quantidades). Com o excesso de "testosterona", haverá transformação excessiva (pela aromatase) de testosterona em estradiol, o que leva a características de feminização.

    No caso, a ginecomastia é apenas uma desses sinais de feminização. Existem outros como mencionei no post.

    E é importante sabermos também que esses efeitos que causam a feminização também acontecem em outros casos que não envolvem uso de anabolizantes, como por exemplo a obesidade, já que o tecido adiposo tem capacidade de produzir hormônio feminino.

    Caso persista com dúvidas ou tenha lido em alguma fonte que vá de encontro às informações que passei aqui, é só conferir as referências da literatura que estão citadas no finalzinho do post e comparar. Se tiver algo científico que vá de encontro a isso, seria interessante postar aqui também para que eu possa ler.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se o uso de mdrol podeira fazer com q um possivel câncer presente no corpo se desenvolvesse mais rapidamente do q o normal?

    ResponderExcluir
  13. Oi, Anônimo.

    O uso do M-drol pode, sim, causar câncer. Mas é muito pouco provável que 1 pote só faça isso.

    Pouco provável, mas não impossível, vale frisar. O problema é que não há como saber se vai ou não antes de usar, é um risco que as pessoas correm sem saber.

    Como mencionado no post, o M-drol e o D-drol são anabolizantes esteroides semelhantes a todos os outros (injetáveis e orais) e assim sendo possuem os mesmos efeitos adversos.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  14. Olá, quando vc vai continuar a série sobre os suplementos da moda???? Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Anônimo!

    Poxa, realmente estou devendo a continuação da série suplementos da moda, né?

    Vou me esforçar pra conseguir tempo e escrever a 4ª parte dela ainda essa semana, ok?

    Obrigado por acompanhar o blog!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. no caso de mulheres, quando a menstruação para, com quanto tempo volta?

    ResponderExcluir
  17. Oi, Anônimo.

    Bom, quando a menstruação para, não há um tempo exato expresso na literatura para voltar a ocorrer.

    Depende muito do próprio ciclo da mulher em questão, já que é uma coisa muito individual e influenciada por diversos fatores.

    Aconselho a procurar sua ginecologista, caso seja seu caso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Oi Doutor gostaria de saber por quanto tempo após o fim do ciclo, o m-drol continua causando efeitos colaterais, tais como: espinhas, queda de cabelo, crescimento de pêlos... Pois fiz um ciclo de M-drol, e assumo que foi a pior experiencia da minha vida, só tive efeitos colaterais TERRÍVEIS! Existe algo que posso fazer para "desintoxicar"?? Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Oi, Maria Fernanda.

    Veja bem, não existe um tempo pré-determinado para que esses efeitos colaterais desapareçam. Depende muito de que tipo de efeito estamos falando.

    Geralmente o efeito mais imediato é o de aparecimento de espinhas e alterações na oleosidade da pele. A queda de cabelo e crescimento de pelos são geralmente vistos com um tempo de uso maior dos anabolizantes.

    Aconselho você a procurar um endocrinologista para realizar alguns exames como dosagem hormonal para ver se o uso do M-drol causou algum distúrbio que ainda persiste no seu organismo.

    Quando a desintoxicação, o principal órgão intoxicado nesse caso é o fígado, e este é o nosso "segundo cérebro". Todas as substâncias que correm no nosso sangue são depuradas/metabolizadas pelo nosso fígado. Ou seja, o trabalho para desintoxicação é todo dele. Nesse caso existem alguns fitoterápicos que ajudam a desintoxicação hepática, como: a silimarina, vitamina b12, chás como unha-de-gato dente de leão (da erva, de saquinho NUNCA), ômega-3...

    Espero ter ajudado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Bruno, gostaria de tirar uma dúvida com vc sobre o M-Drol, voce poderia me passar seu email? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Oi, Thalita!

    O e-mail que você pode me contactar é: esportenut@gmail.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. estou tomando m drol, não notei nenhum efeito colateral a não ser um secreção leitosa saindo da vagina, o que será ? é algum efeito colateral do M drol ?

    ResponderExcluir
  23. comecei um ciclo de 30 dias com mdrol, em quanto tempo minha mentruação voltará ao normal? tomo anticoncepcional o mdrol corta o efeito ? se vou ficar sem menstruar como sei que não estou grávida?

    ResponderExcluir
  24. Em relação à primeira pergunta (da secreção), acredito que não seja efeito colateral do m-drol não. Mas não posso afirmar com certeza, apenas suponho. Aconselho você a procurar sua/seu ginecologista para que ele possa examinar e dizer o que realmente pode ser. Lembre de mencionar o uso dessas substâncias.

    Em relação ao tempo de menstruação, geralmente a menstruação altera com um uso mais prolongado, 30 dias não são suficientes para alterar. Mas como cada organismo funciona de determinada maneira, inclusive fisiologicamente (ao falarmos de menstruação), é possível que nesse curto período haja alguma alteração. Quanto ao uso do anticoncepcional, após consultar alguns médicos, não consegui chegar a um consenso, mas de uma forma geral a recomendação é não confiar no poder contraceptivo da medicação enquanto em uso do m-drol.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Bruno tudo bem ? bom tenho algumas duvidas, tenho tireoide mas a minha é incrivelmente a que engorda e acredite se quiser tenho 1,78 e apenas 59 kg! creio eu que seja causada por causa do hemogenin que tomei o que acha? segundo , quem tem tireoide é mais perigoso tomar o m drol? bom andei comprando alguns suplementos na ideia de ganhar massa e massa magra, dextrose + massa + creatina + malto, seria bom colocar whey? Me indica algum nutricionista ligado ao esporte? Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  26. Olá, Rodrigo.

    Bom, creio que tenha sido só um detalhe, mas é bom para esclarecer para as pessoas que talvez leiam aqui. Todos nós temos a glândula tireoide. Ela faz parte do nosso corpo e tem diversas funções, sendo a mais importante controlar o metabolismo corporal de uma forma geral.

    No seu caso, é provável que você sofra de hipotireoidismo, que é uma disfunção da glândula tireoide. Acho difícil ter sido por causa do uso do hemogenin, mas é possível.

    A whey, no seu caso, seria uma boa opção de proteína, poderia ser usada no lugar da malto, segundo o que você me passou. A malto é carboidrato e nessa conta aí já tem carboidrato demais, só faltando proteína. Mas digo isso de forma muito superficial, pois a quantidade correta de proteína deve ser calculada para um dia inteiro, coisa que só um nutricionista pessoalmente pode determinar.

    Você mora onde? A depender do local eu posso indicar sim algum nutricionista ligado ao esporte. Manda e-mail para esportenut@gmail.com que nos falamos melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Camarada boa tarde, eu queria saber se o suplemento H-DROL da mesma fabricante do M-DROL também é considera de alto risco, pois muitos recomendam que quem nunca usou pró-hormonal começe usando o H-DROL que seria um mais fraco e para ganhos de massa magra, saberia informar alguma coisa sobre esse suplemento?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Oi, Luciano.

    Como respondi por e-mail, o H-drol é um esteróide anabolizante assim como o D-Drol e o M-Drol. Não é um suplemento.

    Muitos confundem um suplemento pró/pré-hormonal com produtos como esses que dizem ser suplementos, mas não são.

    Um pré/pró-hormonal estimula a produção natural de testosterona (ou qualquer outro hormônio a depender do produto). Ou seja, seu corpo passa a produzir mais daquele hormônio. Sem entrar no mérito disso ser algo positivo ou negativo, as substâncias que fazem isso não são hormônios.

    Já essas drogas (H-drol, M-drol, D-drol, etc) são hormônios sintéticos similares a testosterona, elas não aumentam a produção de testosterona do nosso organismo, elas "são" a testosterona em si.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite

    Ao ler seu artigo sobre essas substâncias fiquei com certo medo, pois faz mais ou menos três meses que fiz uso do M-drol, consumi sete dessas cápsulas e parei, pois fiquei preocupada com os efeitos colaterais, consequência de algumas pesquisas realizadas sobre esse assunto, porém fiquei com dúvidas porque não vi resultados com seu uso e não sei se minha mudança de humor ficando um pouco mais nervosa do que o normal foi causada pelo seu uso e se foi com o uso de uma proteina que depois do M-drol comecei a usar.

    Espero pela sua resposta!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Joana!

    De fato, usando apenas 7 dias, não há como ter resultado notável. Que bom que você parou de tomar, sua saúde agradece muito.

    Talvez seu humor possa ter sido influenciado, mas como mencionei anteriormente, foi muito pouco tempo de uso e é improvável que tenha sido isso.

    Quanto ao uso de proteína, se realmente o produto for proteína (não seja adulterado, etc), não há como o uso (unicamente) do produto tenha alterado o seu humor. É comum numa dieta hiperproteica e restritiva em carboidrato essa alteração de humor, geralmente a pessoa fica mais agressiva, impaciente, mas isso aí já é algo muito mais abrangente do que o uso de um suplemento proteico, pois considera a quantidade total de proteína da dieta e também de carboidratos.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. Obrigada por ter respondido a minha dúvida a respeito dos efeitos do uso do M-drol e da minha alteração de humor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Olá

    sobre este pré treino da universal "Shock Therapy", você tem alguma informação, se é saudável ou é como o jack 3d.
    http://www.bodybuilding.com/store/univ/shock.html

    ResponderExcluir
  33. Oi, Anônimo.

    O Shock Therapy é um produto que não possui em sua fórmula componentes com potencial efeito maléfico à saúde.

    Mas trata-se de um produto que foi lançado tem um tempo já e não apresenta a melhor composição se comparado com outros da mesma classe (pré-treinos).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  34. Marcos

    Oi Bruno, como o Shock Therapy, é uma formula ultrapassada em relação aos novos, qual pré treino você aconselharia?

    ResponderExcluir
  35. Marcos
    Oi Bruno

    Como o O Shock Therapy está com a formula ultrapassada, você pode indicar um bom pré treino. Atualmente tomo jack 3d, tenho este shock e também o super charger NO da labrada.

    ResponderExcluir
  36. Marcos

    Olá bruno

    Estou tomando a whey carnivor, que diz ter 2.5 gr de creatina por dose, com dieta acompanhada por nutricionista,e a dose está divida em 15 gr no café da manhã, 15 gr antes do treino e 15 gr após treino. Está quatidade de cratina é o suficiente para um dieta de aumento de peso magro? e a creatina, se deve tomar em ciclos?

    ResponderExcluir
  37. Olá Bruno! Comprei o Mdrol enganado pois a pessoa que me vendeu me disse que era sim um Pré hormônio e não um anabolizante! agora sabendo dos efeitos colaterais não irei tomar....Mas gostaria de saber se existe um Pré/Pró hormonio mais seguro que eu possa estar ultizando para aumento natural da produção de testosterona sem mtos efeitos colaterais?
    obs:(masculino)
    desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  38. Olá Bruno! Comprei O Mdrol confesso que fui enganado poia a pessoa que me vendeu disse que era Pré/Pro hormonio e não anabolizante! depois de ler aqui sobre os efeitos colaterais não vou conseguir tomar! Mas gostaria de saber se existe algum Pré/Pró hormonio mais seguro que eu posso tomar para aumento "natural" da testosterona sem tantos efeitos colaterais?
    (masculino)
    desde ja agradeço!
    abraço.

    ResponderExcluir
  39. ola Bruno! comprei o Mdrol confesso que fui enganado, pois a pessoa que me vendeu me disse que era sim Pre/Pro hormonio e não anabolizante! lendo os efeitos dito por vc não tomarei mais (obrigado)>. Mas gostaria de saber se existe um Pré/Pró hormonio que realmente irá aumentar a produção "natural" de testosterona e que não tenha tantos efeitos colaterais?
    (masculino)...

    desde ja muito obrigado pelas dicas,
    abraço.

    ResponderExcluir
  40. Olá ! comprei Mdrol e confesso fui enganado, pois a pessoa que me vendeu disse que ele era Pró/Pre hormonio e não anabolizante! depois de ler seus post não vou ter coragem de tomar (obrigado)!..... Mas gostaria de saber se existe um pré/pró hormonio que realmente irá aumentar a minha produção "natural" de testosterona, sem tantos efeitos colaterais?
    E outra duvida é se eu tomar precaussões como protetor hepatico, possa passar mto mal ja no 1º comprimido de Mdrol?
    não quero estragar minha saúde e tenho um irmão que estava tomando....


    desde ja mto obrigado por me alertar!

    garnde abraÇo.

    ResponderExcluir
  41. ola dr,
    gostaria de saber sobre o jack3d quais sao os reais riscos que ele causa,e pq ele e proibido
    noo brasil?
    obrigado e abraços

    ResponderExcluir
  42. Oi, Marcos!

    Em relação aos pré-treinos, um muito bom é o Super Charge da labrada. Foi lançado há pouco tempo no Brasil a nova versão dele, o Super Charge XTREME. Essa fórmula possui concentrações diferentes e uma nova forma de creatina que parece ser mais eficiente. Vale a pena experimentar.

    Existem outros interessantes também como o N.O. Explode (BSN), SuperPump (Gaspari Nutrition), Assault (MP)...

    Em relação ao Carnivor, não é uma Whey, é proteína da carne bovina, ok? Whey protein é proteína extraída do soro do leite. Em relação à creatina presente no produto, não é informado pelo fabricante a dose de creatina presente. Mas se for realmente essa de 2,5g a cada 30g de produto, seria uma dose diária (já que você consomo 45g/dia) suficiente, já que os estudos mostram que algo entre 3-5g por dia já mostram efeitos ergogênicos.

    Não há necessidade de ciclar a creatina. Esse é um dos mitos que cercam o suplemento. Mas é bom checar a função renal antes de usar e fazer um acompanhamento durante o uso do produto, somente para se certificar de que esteja tudo ok, pois ainda há uma preocupação nesse sentido, apesar dos estudos recentes estarem mostrando que não causa problema algum aos rins o uso de creatina.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. Oi, Anônimo.

    Veja bem, em relação ao uso do M-drol, tomar 1 cápsula somente é muito improvável que vá acontecer algum efeito negativo à saúde.

    E lembrando que substâncias hepatoprotetoras, além de muito caras, não são milagrosas, então por mais que elas tentem, apenas minimizam os danos do anabolizante ao fígado.

    Existem alguns produtos que visam aumentar a produção natural de testosterona sim. Dentre eles os mais consumidos são o ZMA e o Tribulus Terrestris. Porém esses parecem funcionar melhor em pessoas cuja produção natural de testosterona é mais baixa (caso de homens acima de 35, 40 anos e mulheres). Estes produtos podem ser utilizados sem apresentarem efeitos colaterais.

    Abraços.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  44. Olá, Anônimo.

    Há um post no blog todinho sobre o Jack3d. Entra lá e vê se tira suas dúvidas.

    http://esportenut.blogspot.com/2011/02/alerta-sobre-suplementos-da-moda.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia,gostaria de saber se o m drol acusa no teste toxicologico para concurso?
    obrigado...

    ResponderExcluir
  46. Olá, Anônimo.

    Veja bem, depende do tipo de teste que é feito. Geralmente um exame toxicológico (realizado em concursos) testa somente para substâncias psicoativas (que atuam sobre o sistema nervoso central), como maconha, cocaína, anfetaminas, e uma série de outras substâncias proibidas.

    Os exames que analisam uma ampla faixa de substâncias, dentre elas os hormônios, são os exames antidoping, que são realizados quando há alguma prática esportiva no concurso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  47. Oi Bruno
    terminei meu ciclo de 3 semans de m-droll e a acne veio forte nas costas. Quanto tempo leva p/ sumir ? Devo passar algo ?
    Malho há vinte anos e cheguei no meu limite. O que vc me indica p/ ganho de massa muscular, já que há efeito colateral de anabolizantes. Foi a 1ª vez que tomei !

    Abç.
    Patricia

    ResponderExcluir
  48. Marcos

    Oi Bruno, seria o Super Charge XTREME NO?

    ResponderExcluir
  49. marcos

    Bruno, tomando um destes pré treinos que já contém creatina, não se faz necessário usar creatina após o treino junto com a whey, ou precisa?

    ResponderExcluir
  50. Olá, Patrícia.

    Esse é um efeito colateral bem comum quando se usa anabolizantes esteroides. Não há um prazo certo para que cesse essa acne, mas é bom ficar monitorando, caso não passe ou demore muito, procure um dermatologista.

    Realmente após tanto tempo de musculação o corpo acaba chegando ao seu limite fisiológico, ou seja, ao seu limite genético de desenvolvimento. É muito difícil achar algo que quebre esse limite com suplementos. Mas alguns que podem ajudar são a creatina, whey protein, pré-treinos...

    Manobras nutricionais também são eficientes, assim como mudanças de treinamento. Mas isso só é possível de ser feito (as mudanças nutricionais) em consultório com nutricionista. Já o treinamento deve ser elaborado de maneira periodizada com seu treinador.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  51. Oi, Marcos.

    É o Supercharge Extreme N.O. sim.

    A creatina que está presente em pré-treinos não têm a mesma função da creatina monoidratada, simplesmente porque não está na dose mínima recomendada (3g/dia). Então nesses casos, se a pessoa que usar creatina, pode usar ela junto com a whey sem problemas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Dr!
    Tem um pessoal da academia tomando um "suplemeto" chamado Powerful que seria para aumento do hgh. Gostaria de saber se esses suplentos que aumentam hormonio do crescimento tem muitos efeitos colaterais principalmente cardiacos e (ou) arterais?


    abraço.

    ResponderExcluir
  53. Oi, Anônimo!

    O Powerfull, mais um suplemento proibido para venda no Brasil, é um estimulante do GH.

    Como todo estimulante do GH, ele não é o hormônio em si, portanto não representa efeitos negativos à saúde do ponto de vista hormonal, uma vez que ele aumenta a produção do GH de maneira natural.

    O grande "X" da questão é: funciona? Não há nenhuma comprovação científica de que os componentes da fórmula desse suplemento realmente aumentem a produção/liberação de GH.

    Na verdade, atualmente no mundo da suplementação, aquilo que está mais próximo de poder aumentar a secreção de GH é a administração de Arginina (um aminoácido) antes de dormir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  54. Marcos

    Oi Bruno,

    Em que dosagem podemos tomar a arginina antes de dormir, para que possa aumentar a secreção de gh? O ZMA,funciona também?

    ResponderExcluir
  55. Oi, Marcos.

    Alguns estudos mostram que cerca de 5-6g de arginina são o suficiente para estimular uma maior secreção de GH durante o sono.

    O ZMA é um produto que tem muita controvérsia a seu redor. Sua fórmula patenteada limita muito os estudos com esse produto. De uma forma bem sucinta, parece que ele ajuda na produção de testosterona, mas não há nada comprovando cientificamente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  56. bom dia!!

    eu gostaria de saber informaçõe sobre o OXYELITE PRO...estou voltando para a academia e gostaria de tomar!

    ResponderExcluir
  57. Olá, Fábio.

    Em breve estarei postando sobre o Oxyelite Pro.

    Fique ligado!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  58. Olá Bruno.

    Minha pergunta é igualmente sobre o Oxyelite.

    Creio que grande parte das pessoas que utilizam estes termogênicos são hipertensos (mesmo sem saber). Existe risco elevado para o hipertenso ao consumir este tipo de produto? Ainda, o hipertenso que toma medicação, e consequentemente tem a pressão arterial controlada (pelo medicamento), qual o risco para este indivíduo no consumo do Oxyelite ou outro termogênico?

    Um abraço, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  59. oi bruno,em antes de mais queria agradecer pela sua amabilidade para com nòs ( leitores) e praticantes de variados desportos, faço musculaçao à 2 meeses e gostaria que me imformasse se corro algum risco em eu tomar o JACK3D e o (CARNIVOR)beef protein), obrigado pela sua atençao !

    ResponderExcluir
  60. Oi, Falko.

    Com certeza isso que você citou pode acontecer.

    Qualquer termogênico não é recomendado para pessoas com problemas de pressão.

    Por se tratar, geralmente, de substâncias estimulantes do sistema nervoso central, há um aumento na liberação de catecolaminas e ativação de uma série de processos metabólicos no corpo que aumentam a função cardíaca. Ou seja, o coração bate mais vezes por minuto, o fluxo sanguíneo é aumentado e por consequência, todo o sistema cardiovascular é afetado também.

    Mesmo o indivíduo tendo a pressão controlada, não é recomendado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  61. Oi, Anônimo.

    Não faço mais do que minha obrigação em responder as dúvidas de todos os leitores. Mas obrigado ainda assim.

    Veja bem, o jack3d é um produto que eu não recomendo a ninguém. Leia o meu post sobre o jack3d mais especificamente que vai saber o motivo.

    Em relação à carnivor, não tem nada demais não. Trata-se de proteína da carne bovina. Mas como não se tem uma análise laboratorial do que está presente nela, eu recomendaria uma whey protein em substituição, pois a carne bovina contém uma série de substâncias não tão boas à saúde quando consumida de maneira excessiva.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  62. tenho 27 anos 1,85 de altura e peso 69kilos malho a 2 anos e ñ ganho massa de jeito nenhum o que eu faço? ja to sem saber o que fazer

    ResponderExcluir
  63. Oi bruno

    Eu queria tira uma duvida sobre o m-drol.

    Por quanto tempo ela fica presente no sangue de quem fez um ciclo de sua substancia???
    Estou com medo, pois há dois meses eu tomei 20 capsulas durante 20 dias, e agora estou arrependido de ter feito isso.

    Se você me poder ajudar nessa questão eu lê agradeço muito!

    ResponderExcluir
  64. Oi, Anônimo.

    A primeira coisa que eu te recomendo é procurar um nutricionista. É comum as pessoas não terem resultados mesmo após um bom tempo de academia. Quando isso acontece é porque algo não está sincronizado com o objetivo. E pode ser a alimentação, sendo o nutricionista o único profissional capaz de corrigir isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  65. Olá, Anônimo.

    Olha só, varia bastante o período em que os anabolizantes ficam presentes no corpo.

    Depende muito de suas formas químicas, etc. Não posso te dizer um tempo para isso, mas a tendência é que não chegue a durar 1 mês não.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  66. Olá Bruno
    Bom eu tenho apenas 16 anos e estou malhando à três meses , e andei tomando alguns anabolizantes tipo deca , e alguns outros , felizmente não tive nem uma sequelas ruim , mas um amigo meu quer me vender m drolo ele queria me vender 15 cápsulas só elas fazem mal ? Bom mas antes de tomar qualquer coisa eu procuro saber sobre ela ,então vi na internet sua matéria , então fiquei bastante preocupada enfim , queria que meu corpo crescesse , mas sei exatamente o tempo certo , é só uma vontade , enfim qual o suplemento "alimentar" que você me recomenda ? Mas se eu tomar o m drol as 15 cápsulas me faria mal ?

    ResponderExcluir
  67. Olá Anônimo.

    O M-drol também é um anabolizante. Não é um suplemento, então todos os efeitos colaterais que o anabolizante esteroide pode causar, o m-drol também pode. Não recomendo ninguém a usar o m-drol, mesmo que por pouco tempo.

    Em termos de suplementos, o que você pode usar e que ajuda a ganhar massa muscular são: whey protein, creatina, carboidratos, pré-treinos, e mais alguns a depender do seu caso.

    Lembrando sempre que a suplementação só tem um efeito bem legal quando a alimentação já está sendo feita de maneira correta. Para isso, consulte um nutricionista, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  68. me indique um suplemento que seja realmente pré/pro -hormonal me indique ia começar a tomar m-drol mais nem vou mais!

    ResponderExcluir
  69. Oi, Anônimo.

    Olha só, eu não indico pró-hormonal assim sem saber mais dados da pessoa. O motivo é simples: não há necessidade de usar se a produção hormonal estiver normal.

    O que os estudos apontam é que se a produção de hormônio está normal, é muito difícil aumentar isso naturalmente. Mas quando há uma diminuição nessa produção, aí sim, o suplemento pode ajudar. No caso de homens acima de 35 anos, por exemplo, em relação à testosterona.

    De qualquer forma, caso queira experimentar, existem produtos à base de arginina para estimular a produção de GH durante o sono. Procure saber deles, são em cápsulas geralmente. Não indico aqueles sprays de absorção sublingual para estimular GH, tá? Outro que pode ajudar é o ZMA para produção de testosterona. O Tribulus terrestris também pode ajudar, apesar de pouca evidência científica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  70. oi doutor sou felipe..... muitos amigos tomou o m-drol e tiveram um ganho de uns 10 kilos de massa magra ficaram fortes e tudo.. nao tiveram efeitos colaterais nem nada..tenho perguntas bestas e diretas..se faz mal. por que eles nao morreram nem aconteceu nada? queria uma explicaçao exata..por que ou faz mal ou nao certo?? segundo.. se nao fez mal no momento..existe a possibilidade deles viverem ate 100 anos sem dar nada..se intende minha pergunta minha curiosidade?? muitas pessoas tomaram anabolizantes na vida e viveram mais que meu tios que nao tomaram como explica issu...e a ultima pergunta é o seguinte se eu fosse tomar e ninguem fosse mudar minha opniaoçç o que vc recomendaria de sei la indicaçao cuidados aliemntaçao??existe um jeito ''quase seguro'' de tomar M-DROL por que aki na cidade umas 200 pessoas ja tomaram e ninguem teve problema algum..eu nao intendo issu..obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  71. Boa noite,venho aqui postar meu comentario sobre esse veneno chamado M DROL.Malho ha dez anos mais ou menos e por ter dificuldade em obter musculos resolvi tomar o Mdrol.Bom,tomei 29 capsulas,enquanto eu estava tomando não sentia nada apenas uma azia muito forte.Dois dias apos ter parado de tomar o mdrol senti muita falta de ar e taquicardia fui parar no hospital e tomei quase 1 lt de soro,melhorei um pouco e tive alta.Quatro dias depois passei mal de novo,mesmos sintomas o medico me colocou em observação e uma injeção de DIAZEPAN,melhorei,voltei para casa.Alguns dias depois passei mal de novo e dessa vez me deram 5 gotas de RIVOTRIL em baixo da lingua.Marquei cardiologista meus batimentos estavam normais.Procurei um otorrino pois apos começar a usar Mdrol comecei a ter necessidade de usar descongestionante nasal estou usando medicamentos indicados pelo otorrino mais creio que faça parte de uma intoxicação poi antes do uso do medrol nunca tive problemas respiratorios.Por fim,fui a um endocrinologista e estou aguardando resultado de alguns exames que ele me mandou fazer e estou usando um medicamento chamado alprazolam 0,25 mg para me manter calma ate sair os resultados do exames e começar realmente um tratamento adequado.Minha menstruação esta atrasada,meu cabelo esta caindo bastante,meu nariz entope.Só Jesus mesmo!Depois de tantos problemas ainda estou viva!Um conselho?NUNCAA EM HIPOTESE ALGUMA,TOME MDROL!!!Melhor estar com o corpo natural com saúde do que musculoso e Doente!E detalhe eu não fiquei musculosa,fiquei inchada...Quando sair meus exames e eu começar meu tratamento vou postar aki novamente...Pra que se alguem ainda tiver alguma duvida sobre usar essa Droga desista!Eu apesar de estar cheia de problemas graças a DEUS ainda estou viva.E vc sera que consegue sobreviver?

    ResponderExcluir
  72. Oi, Felipe.

    Sua dúvida é muito pertinente, na verdade a maioria das pessoas se perguntam isso.

    Os efeitos colaterais do uso de anabolizantes variam muito de acordo com a pessoa. Tem pessoa que na primeira vez que usa já desenvolve algum tipo de problema (às vezes fatal), e outras que tomam durante um bom tempo e nada sofrem.

    Como explicar isso? Bom, na verdade deixa eu esclarecer uma coisa: grande parte dos esteroides anabolizantes são drogas legalizadas no Brasil, porém só podem ser vendidas com prescrição médica, ou seja, um médico deve receitar. O médico receita anabolizantes para pessoas que sofrem de algum distúrbio hormonal, por exemplo. Nesses casos, a dosagem usada é segura e benéfica para a saúde dos pacientes.

    O grande problema é quando pessoas usam indiscriminadamente essas drogas, sem qualquer orientação médica.

    Como falei antes, a pessoa pode morrer na primeira dosagem que usar, como pode também usar a vida inteira. Por exemplo, alguém pode ter uma predisposição genética a câncer no fígado, e é possível que esse gen fique adormecido a vida inteira, mas ao utilizar a droga esse gen pode ser ativado e o indivíduo desenvolver câncer após uso prolongado da droga.

    Foi só um exemplo para ver se dá pra explicar. Dificilmente o usuário de anabolizantes não desenvolve algum problema por causa do uso. Mas alguns problema são silenciosos, e passam a vida inteira sem serem descobertos mesmo. Ou então a pessoa usa a droga de uma forma que não agrida o seu próprio corpo e dá a sorte de não desenvolver nada. Outras pessoas usam e de primeira já sentem algum efeito adverso ou então após anos e anos de vida é que colhem os frutos negativos.

    E qual seria a dose correta? Não se sabe. Pois uma dose que pode funcionar pra seu amigo, não necessariamente é a mesma pra você.

    O que posso te dizer é que é perigoso usar essas substâncias. Se realmente deseja, procure ao menos orientação médica de um endocrinologista (um que se disponha a realizar isso com você).

    Pode ser que você não tenha nada usando, mas pode ser que tenha. E aí, vale a pena o risco?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  73. Olá, Debi.

    Muito importante seu relato.

    Enquanto ainda vemos pessoas brincando com a saúde e se achando onipotentes, é importante saber a opinião de pessoas que usaram.

    Espero que seu relato ajude outras pessoas ao menos a pensarem duas vezes antes de tomar.

    Te desejo melhoras e que nada de mais grave tenha acontecido.

    Espero também que você volte a postar aqui os resultados do exame.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  74. Sou mulher, tomei apenas 20 comprimidos de M Drol.. ganhei 6 kilos.. os resultados foram imprecionantes, mas os efeitos colaterais sinistros... não mestruo, minha urina arde quando encosta na minha pele, chega a queimar, estou com gastrite, muitas espinhas... é terrivel!!

    não vale a penaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo relato, Anônimo.

      Na verdade, todos esses sintomas são possíveis de se manifestar com o uso de anabolizantes como o M-drol.

      Espero que eles desapareçam com a interrupção de uso.

      Abraços.

      Excluir
  75. OLa amigos fiz 2 ciclos de m-drol fiz os tcp tudo certinho e foi o maior arrependimento da minha vida pois ñ tive reseltados positivos+sim resultados negativos estou retendo muito liqiudo ao ingerir sal e com diicudades para urinar e muito inchaço pelo corpo todo.
    Foi a desisao+idiota da minha vidaestraguei a minha saudee estou com muito medo pois dia 20/01 terei q fazer umexame p/ ver qal orgão esta afetad!
    Rezem por mim e qando forem tomar algo do tipo ñ pensem em vcs penssem na sua familha!!!
    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Obrigado pelo relato de uso. Mais do que a teoria, as pessoas às vezes só acreditam quando vêem na prática. O seu e outros relatos de uso aqui no blog ajudam bastante as pessoas a não se arriscarem com essa droga.

      Espero que nada de mais grave tenha acometido sua saúde por causa dessa droga. Mantenha-nos informados, ok?

      Abraços.

      Excluir
  76. ola doutor faz 15 dias q estou tomando oxy elite pro ,meu cabelo esta caindo muito ? o q sera q esta acontecendo? sera mesmo um efeito colateral ou um conhecidencia ? aguardo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca li nada a respeito disso. A princípio não vejo como algo que possa causar queda de cabelo.

      Procure um dermatologista para avaliar melhor e indicar a causa e o tratamento para isso.

      Abraços.

      Excluir
    2. Também estou tomando o OEP e sinto meu cabelo mais ralo, caindo. Será que existe alguma correlação?

      Excluir
    3. Olá!

      Não acho que exista relação entre o cabelo mais ralo e o OxyelitePro não. Não há nenhuma substância nele que afete o cabelo.

      Não posso afirmar, mas acho difícil, certo?

      Abraços.

      Excluir
  77. cristiane parei de tomar o m drol faz um mes e meio meu cabelo esta caindo demais será por causa do remedio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane.

      Pode sim, ser por causa do m-drol. Um dos efeitos que as mulheres experimentam ao usar anabolizantes é a queda de cabelo, que é uma característica masculina.

      Procure seu dermatologista para tirar as dúvidas e chegar a um diagnóstico.

      Abraços.

      Excluir
  78. Gostei muito do seu blog, obrigado por contribuir com suas explicações e seus estudos Gostaria muito que você falasse sobre o OXY ELITE PRÓ que é do mesmo laboratorio do m-drol e jack 3d

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, anônimo.

      Obrigado pelo elogio.

      O OxyElite Pro é um termogênico, com substâncias estimulantes potentes, porém sem garantia de segurança de uso. Além disso, há estimulantes da glândula tireoide, o que pode comprometer a função desta glângula a longo prazo.

      Só uma correçãozinha, o OxyElite Pro é da mesma marca do Jack3d, sim, mas não é o mesmo fabricante do m-drol.

      Abraços,

      Excluir
  79. Olá Bruno tudo bem ?
    Eu malho a mais de 6 meses eu e uma amiga e nós falaram sobre M drol que era bom e tal que iríamos ver resultados rápidos isso é verdade? Uso anti concepcional pílulas o M drol corta o efeito?
    Ou tem outro que seja bom para mulheres que de resultados mais rápido???

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima.

      O M-drol não é suplemento, é droga, é anabolizante como bem mencionado no post. Os efeitos de aumento de massa é real? É. Mas será que pagar com saúde vale a pena?

      Além dos potenciais efeitos maléficos, o uso de anabolizantes é contraindicado para quem faz uso de anticoncepcionais, ou seja, ele pode cortar o efeito do anticoncepcional.

      Um suplemento que pode ajudar no aumento de massa muscular é a creatina. Ela ajuda bastante no aumento de força e hipertrofia. Tenho tido bons resultados com creatina em mulheres.

      Abraços.

      Excluir
  80. Olá tenho 21 ano estou tomando o M-DROW pela primeira vez ainda ñ sentir nada tive relacões com meu namorado sem preservativo e tomei a pirula do dia seguinte fez sete dias ontem q tomei a pirula e estou com medo de ñ fazer efeito por conta do M-DROW sera possivel eu estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acho muito, mas muito difícil você ter engravidado com o uso da pílula do dia seguinte, mesmo usando o M-Drol.

      A pílula do dia seguinte contem uma carga altíssima de hormônio para que a gestação seja interrompida, sobrepondo-se a qualquer nível anormal de testosterona no corpo.

      Mas recomendo você a consultar um ginecologista para ter certeza e ser bem orientada.

      Abraços.

      Excluir
  81. Olá Bruno,

    Gostaria de saber a respeito dos suplementos da Universal Nutrition, como o Animal Stak, M-Stak e o Animak Test, você os conhece? sabe se é seguro toma-los?
    No site Bodybuilding eles estáo classificados como reforço natural de testosterona.

    Deste já, agradeço e parabenizo-o pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Esses produtos da linha Animal da Universal (Stak, M-Stak e o Test) eram verdadeiros anabolizantes antigamente. O M-Stak era o mais "light", para quem precisava passar por exame antidoping.

      Porém, a formulação desses produtos passou por uma mudança há um certo tempo, sendo declaradas no rótulo substâncias completamente diferentes das anteriores, ou seja, não se trata mais de anabolizantes esteroides, mas de estimulantes de testosterona.

      Se realmente mudou os ingredientes ou apenas o rótulo, não sei te informar, mas tudo leva a crer que os ingredientes mudaram sim. Se funciona? Há poucos estudos científicos que comprovem.

      Abraços.

      Excluir
  82. estou muito arrependido de ter tomado o m-drol fiz 2 ciclos a parei de fazer uso a uns 8 meses , e tive muitos efeitos colaterais nao enquanto tomava mas sim apos o uso. tivee e ainda tenho uma pequena ginecomastia, perda de cabelo , alteraçao de humor , perda de libido , dificuldade em ter e manter ereçoes, e ultimamente tenho visto sair pela minha uretra um pouco de pus,pesquisei e vi que isso pode estar associado ao crescimento e inflamação da prostata , segunda feira vou marcar um urologista! muito arrependido mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu relato, Tiago.

      Espero notícias sobre sua saúde.

      Boa sorte!

      Excluir
  83. Ola, fiz um ciclo com methastadrol (parecido com mdrol) e meu seio diminuiu muito, queria saber se meu seio volta a crescer ou vai ficar do tamanho que esta? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor pessoa para responder isso é sua ginecologista. Procure-a e explique a situação e diga o que usou, relatando que se trata de um anabolizante esteroide.

      Abraços.

      Excluir
  84. Olá Bruno!!Tenho 31 anos e Malho a 1 ano e meio com um personal,tenho diabetes tipo 1 desde criança, nunca tomei nada, a nao ser whey protein pos treino, vou ao meu endo de 3 em 3 meses, controlo muito minha glicemia, e ainda tenho sindrome de ovario policistico e testerona em exceso, tanto que faço sode androcur uma vez ao mes, durante os 5 primeiro dias da mestruaçao...enfim meu personal me falou p tomar m drol, tomei umas 30 capsulas, mas nao tomei muito certo,falhava fds,so tomava de segunda a quinta,e fds eu ainda bebi uma cerveja,o que hj fiquei sabendo q tbm nao pode uso de alcool né. hj resolvi pesquisar, e vi sua materia,fiquei chocada, to começando a ter muita espinha, minha barriga que estava quase chapada ta enorme, e estou super procupada com minha diabetes, e com a maior vergonha de ir ao meu medico, acreditei no meu personal e to no maior sufoco....nunca imaginava que era anabolizante, tenho pavor dessas substancia, malho so pela saude mesmo....se eu tomar o androcur vai melhorar as espinhas?? antes de fazer a terapia com androcur e minha testeronra era alta, eu estava lotada de espinha,comecei a fazer uso e sumiu e eu emagreci....devo tomar mesmo nao estando no meu 1 dia de mestruaçao...Desde ja agradeço e sua materia é de excelente qualidade, Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thais.

      Que pena que seu personal trainer fez isso, para começar ele sequer pode prescrever ou indicar suplementos, pois somente o nutricionista ou o médico tem capacidade e permissão legal pra isso.

      Acredito que ele também acredite que o M-drol é um suplemento, pois acho que não indicaria sabendo que se trata de um anabolizante.

      Recomendo você a procurar seu médico e explicar a situação, pois você foi vítima da desinformação e não de descuido com sua saúde, não é mesmo? Não há com o que se envergonhar.

      Não te indico nem contraindico usar o Androcur, pois não tenho competência para isso. Quanto à diabetes, o m-drol pode interferir na glicemia sim, portanto mais um motivo para você checar se está controlada.

      Como você tem testosterona alta, é altamente contraindicado usar qualquer droga com função de imitar a testosterona (caso do M-drol).

      Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
  85. gostaria de saber, se pode me informar algo sobre um produto chamado HALOVAR, se os efeitos colateais sao parecidos com o do M DROL , e se realmente e um anabolizante.des de já agradeço é muito bom seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      O Halovar também é um esteroide anabolizante disfarçado de suplemento.

      Sua substância é semelhante ao do M-drol, e seus efeitos colaterais também.

      Abraços.

      Excluir
  86. Parabéns pelos posts Bruno.

    Cara, fiz um ciclo de praticamente 1 mês (deixei ainda umas 8 capsulas) com o Halovar da Purus Labs. No começo estava ótimo e o ganho de peso estava muito bom. Resolvi tomar depois de ter travado em um peso x e mesmo com dieta acompanhada por nutricionista não estava mais ganhando nada! Ao fim do mês tinha aumentado 6kg dos quais já perdi 3. Tem exatamente 1 mês que parei e nesse periodo estava fazendo o uso apenas de Tribulus Terrestris na tentativa de estimular a produção natural de testosterona e regulariza-la. 15 dias com o uso do Tribulus e senti a ginecomastia chegando, nao aparentava mas eu sentia as glandulas crescendo. Comecei então o uso de tamoxifeno para tentar baixar os níveis de hormonios femininos que estavam fazendo isso comigo. Uma semana com o uso de tamoxifeno e tribulus e parei no hospital com queda violenta de pressao. A principio o médico disse q o uso do tamoxifeno foi o que causou a queda de pressão, mas tenho minhas dúvidas. Fiz em torno de 18 exames de sangue para ver se estava tudo ok e graças a Deus está, por enquanto. Vou levar os resultados em um endocrinologista essa semana para ele dar uma averiguada. Não aconselho ninguem a tomar Halovar, tomei e me arrependi bastante, perdi massa magra e possivelmente prejudiquei muito meu fígado.

    Gostaria da sua opinião em relação à esse "suplemento", pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Como mencionei no post anterior, o halovar é um esteroide anabolizante muito semelhante ao m-drol.

      Infelizmente se passa por suplemento e as pessoas desavisadas consomem achando não fazer mal à saúde.

      Casos como o seu são cada vez mais recorrentes com os usuários desses produtos.

      Espero que sua saúde não tenha sido afetada permanentemente por causa disso. Compartilhe essa sua experiência com pessoas conhecidas que pensam em usar os atalhos tentadores para um corpo mais bonito e musculoso, quem sabe elas não pensam duas vezes antes de arriscar a própria saúde?

      Obrigado pelo relato e boa sorte!

      Excluir
  87. por favor me responda tomei apenas 4 comprimidos e pareii pq me senti mau agora meu cabelo ta caiiiiiiido muuuuuuuuuuuuito ja estou com medo de ficar careca cai demais e inacreditavel ja vai fazer um mes q pAREI DE TOMAR e ainda continua caindo ,oq posso fazer pra parar essa cada tem algum remedio algum alimento ??? até uando vai cair? será q vai cair todo ?estou com muito medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, procure um dermatologista para saber a causa da queda de cabelo. Pode ser relacionado ao anabolizante? Sim, pode. Mas não podemos afirmar sem uma análise de um especialista, no caso o dermatologista.

      Se necessário, procure também um endocrinologista para confirmar qualquer suspeita.

      Abraços.

      Excluir
  88. tenho diabetes quero saber as consequencias do m-drol sobre minha doença? obrigado abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Como essa droga tem alta hepatotoxicidade, ou seja, agride bastante o fígado, seu metabolismo fica bem prejudicado, pois o fígado funciona como um segundo cérebro, fornecendo e captando nutrientes da corrente sanguínea, e isso poderia levar a um desequilíbrio no nível de glicose sanguínea.

      Abraços.

      Excluir
  89. voçe sabe por quanto tempo o meu cabelo vai cair?
    e se ele vai normalisar se vai crescer novamente onde caiu?
    e melhor eu me consultar com um dermatologista ou logo com o endocrinologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Recomendo você a consultar um dermatologista, pois ele vai indicar a causa da alopecia. Daí ele poderá te indicar ao endocrinologista, caso a suspeita confirme.

      Perguntas como o tempo que ele vai ficar caindo, etc, só o médico poderá te responder.

      Abraços.

      Excluir
  90. Ola, Bruno Dias, se uma pessoa tiver tomado 10 comprimidos de M-drol em novembro do ano passado e tiver feito exame toxicológico no dia 2 de abril de 2012, tem risco dele ser detectado no exame e ser é caso de reprovação? Por favor, gostaria que me falasse todas as possibilidades. Já li os comentários lá encima, porém, mesmo assim, fiquei confuso. Desde já, agradeço. Bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neves.

      Acho difícil isso acontecer, uma vez que esses exames toxicológicos não analisam o uso de anabolizantes, somente de substâncias psicoativas e ilegais.

      Mas caso aconteça, esse período de tempo é suficiente sim para os níveis de hormônio se estabilizarem no sangue.

      Abraços.

      Excluir
  91. oi tudo bem.eu fiz o uso do methastadrol fiz o ciclo como foi recomendado tipo 1 capsula por dia na primeira semana,e 2 na segunda e terceira e ai eu parei de tomar como foi recomendado mais senti diferença quando fiz relações sexuais tenho 22 anos oq faço para voltar a ativa.por favor mim ajude ñ q esteja ruin mais caiu tipo 60% então caiu bastante oque eu tenho que tomar pra voltar au normau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      A primeira coisa que você deve fazer é procurar um endocrinologista. Esse médico irá te examinar e te diagnosticar. Relate a ele o que ocorreu e seus sintomas.

      Só ele poderá dizer o tratamento e como proceder, assim como tirar suas dúvidas, Ok?

      Abraços.

      Excluir
  92. Ola, eu tomei M drol nos dois primeiros dias de malhação quero para , e só para ou tenho q Toma alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeferson.

      Não precisa tomar nada não, dois dias não são suficientes para causar nada tão grave (se fosse o caso já teria acontecido algo no primeiro dia).

      Apenas pare de tomar e despreze o produto.

      Abraços.

      Excluir
    2. bom dia dR Bruno,muito legal as suas informaçoes,pena eu eu nao ter lido antes,fiz uso dessa droga m drol minha vida esta um inferno muitos exames para fazer estou com auteraçoes em todos exames de sangue pois adguiri ictecia pele dota amarelada,urina escura,uma coçeira insuportavel,medicos nao podem fazer nada ate que os exames fique estavel,para ver ate onde o figado foi danificado,podendo ate perde o figado por uma vaidade tola,.obrigado pela atençao.

      Excluir
    3. Oi, Anônimo!

      Nossa, que notícia ruim. De acordo com a breve descrição dada por você, realmente o fígado foi comprometido ou então o sistema biliar.

      Espero que você melhore e seus exames comecem a demonstrar recuperação.

      Procure uma nutricionista especialista em fígado também, para que o tratamento nutricional ajude na sua recuperação. O fígado é um órgão principal no metabolismo dos nutrientes, e uma alimentação voltada para a saúde hepática faz verdadeiros milagres.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  93. Doutor , Gostaria de saber com quantos comprimidos um pró-hormonal começa a fazer efeitos, Ex: ganho de massa magra e força, pois comprei um novo pró-hormonal de no REIGN que é 5mg + forte que o m-drol e ainda possui a mesma substancia que o halovar, o senhor sabe respnder minha pergunta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raphael.

      Antes de tudo, esse produto que você está tomando, assim como o M-Drol e o Halovar, não é um pró-hormonal.

      Pró-hormonais são produtos que aumentam a PRODUÇÃO de algum hormônio no nosso corpo, ou seja, força nosso corpo a produzir mais.

      Esse produto é um anabolizante esteroide oral, ou seja, é o próprio hormônio (semelhante à testosterona) que você está ingerindo em cápsulas. Todos os malefícios desse tipo de droga estão listados no post, sugiro que releia e pense mais uma vez considerando sua saúde antes de continuar usando, Ok?

      Abraços.

      Excluir
  94. Olá Dr. Bruno, se possivel gostaria que fizesse um artigo sobre stanezolol, ou me falace quais os efeitos colaterais existentes nessa substância anabolica, desde já agradeço, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaísa.

      A substância Stanozolol, mais conhecida como Winstrol, é uma droga anabolizante esteroide, ou seja, pertence à classe das famosas "bombas".

      Os efeitos colaterais são os mesmos dessa classe de drogas. É mais encontrado na forma oral, em cápsulas, o que gera uma agressão ao fígado maior do que um injetável. É bastante usado por fisiculturistas que querem diminuir o percentual de gordura sem perder massa muscular e para uma maior definição muscular.

      Mas, como salientei acima, é um esteroide anabolizante, com diversos riscos à saúde e com comercialização proibida sem a prescrição médica.

      Abraços.

      Excluir
  95. Ola!Dr.Bruno,estou tomando oxielite 1caps por dia.Só que tenho hipotiroidismo controlada.Até agora não estou sentido nada.tem algum poblema?Obrigada Debora Mesquita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debora.

      Mesmo seu hipotireoidismo estando controlado, não recomendo que continue a usar o termogênico. Os efeitos ainda não são conhecidos, portanto não há segurança de uso atestada.

      Recomendo que consulte seu endocrinologista para que ele avalie a função da sua glândula tireoide e dê um parecer mais elaborado sobre continuar ou não a tomar o suplemento.

      Abraços.

      Excluir
  96. Olá, tenho 16 anos e estou tomando M-drol faz 4 dias, devo parar ou esperar para ver se tenho resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!

      Como você deve ter lido no post, o M-drol não é um suplemento, é um anabolizante esteroide, ou seja, as famosas bombas.

      Seu uso pode trazer uma série de complicações de saúde, portanto sou extremamente contra o uso de drogas com objetivo estético e/ou esportivo.

      Portanto, acho que você deve parar imediatamente de usar e cuidar da sua saúde.

      Abraços.

      Excluir
  97. OLÁ MEU NOME É WASHINGTON!

    olá Dr! estou pensando em tomar m-drol tenho 29 anos 6 meses de academia uma alimentação saudável e hábitos de vida tbm!...estou sondando tudo sobre esse DROL e procurando me consultar antes com medicos( nutricionista esportista, cardiologista, endocrinologista). percebi q as pessoas q postaram aki no blog naum comentaram sobre algo muito importante q é a ingestão de no mínimo 4 a 6 litros de agua diariamente ao começar tomar m-drol!...sem contar com a falta de pesquisa antes de tomá-lo!...os efeitos colaterais dele são muito mais agressivos em mulheres do q nos homens!...é muito importante antes de colocar algo dentro do seu corpo q se conheça o q está ingerindo, os efeitos e acima de tudo o limite do seu corpo!...muito obg pelo blog está de parabéns!!!...CUIDE BEM DO SEU CORPO AFINAL, VC MORA NELE!!!...ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Washington!

      Que bom que você cuida bem da sua saúde sempre se consultando com profissionais da área.

      De fato, todas essas características que você citou não foram relatadas pelas pessoas que comentaram, e são importantes. Porém elas são importantes para qualquer pessoa que se preocupa com a saúde. Seriam ainda mais importantes para quem usa drogas anabolizantes como o M-Drol, porém a maioria das pessoas não sabe que o M-Drol É UM ESTEROIDE ANABOLIZANTE, eles acham que é suplemento alimentar, e há uma graaaaaaande diferença. E pra finalizar, beber muita água, se alimentar bem, etc etc, não vai, necessariamente, ajudar você a não ter nenhum problema de saúde por causa do uso de anabolizantes.

      Só uma correçãozinha, não são necessários no mínimo 4 a 6 litros de água por dia. A depender da dieta da pessoa, a média de recomendação hídrica é de 1,5 a 3 litros de água por dia, com casos que pode chegar a 4 litros ou um pouco mais (atletas cujo esporte exige muita transpiração, por exemplo).

      Abraços.

      Excluir
  98. Olá Bruno,
    SE EU TOMAR O HALOVAR EM APENAS UMA SEMANA, DÁ ALGUM RESULTADO POSITIVO ??? OS EFEITOS NEGATIVOS NESSE TEMPO É PRATICAMENTE ZERO NÃO É??
    E QUANTO AO ANTECONCEPCIONAL, CORTA O EFEITO MESMO NER ?

    ME AJUDE POR FAVOR, OBG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta!

      Olha, você pode sentir algum efeito colateral em apenas uma dose do halovar. Como mencionei em algumas respostas, depende muito de cada indivíduo. A reação pode ser tardia, pode nunca existir, ou pode ser fulminante.

      Não são raros os relatos de pessoas que tomam 1, 2 doses desta droga e têm de ir ao hospital com problemas de saúde ou indisposições.

      Em relação ao anticoncepcional, sim, é altamente contraindicado por ginecologistas e endocrinologistas, pois pode cortar o efeito contraceptivo.

      Abraços.

      Excluir
  99. ola doutor tudo bem ? entao gostaria desaber se apenas 20 comprimidos de hemogenin ja sao o suficiente para aumentar a massa muscular de um individuo ou se e necesario o ciclo completo de 6 semanasd para se ter algum resultado ? um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Em relação ao uso de anabolizantes eu sou totalmente contra e a única coisa que posso te dizer é: evite usar substâncias que são altamente prejudiciais à sua saúde sem prescrição médica.

      Abraços.

      Excluir
  100. Boa tarde Bruno !

    É comum efeito colateral de formigamento no ciclo ? e vc indicaria a ingestão de algo parar proteção do figado junto com o ciclo ou somente no TPC ?

    Obrigado pela atençao !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Primeiramente, sou totalmente contra o uso de anabolizantes.

      Mas como cada cabeça é um mundo e cada um faz o que bem quer dar vida, o mínimo que posso fazer é tentar ajudar. Neste caso, você pode ingerir silimarina, pois atua na proteção hepática.

      Abraços.

      Excluir
  101. quem esta tomando m-drol pode transar? se gosar o m-drol perde efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson.

      Sim, pode, e não há nenhum problema.

      Abraços.

      Excluir
    2. Mas no caso do Halovar, isso não prejudica realmente em nd??, msmo se transar diariamente? grato

      Excluir
  102. Ola Dr. Bruno Dias, boa tarde.
    Primeiramente parabenizo pela ampla explicitação de conhecimentos específicos em seu blog.
    Minha duvida fica em relação aos pré-treinos "HEMORREGE"(acho que é assim que se escreve) e tb o "C4". São suplementos com a composição liberada pela ANVISA? São estimulantes da glandula Tireóide? Se ingeridos podem ser acusados em exames toxicologicos para concurso publico?
    Desde Ja agradeço;

    Felipe Sales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe.

      Tanto o Hemorage como o C4 possuem uma alta quantidade de estimulantes, apesar de não saber quanto exatamente, já que os fabricantes não discriminam no rótulo.

      Apesar disso, não parecem conter as substâncias presentes no Lipo 6 e no Oxyelite, ou seja, aparentemente não mexem com a tireoide.

      Não aconselho o uso desses produtos pois são muito concentrados e acabam emagrecendo mais do que aumentando massa muscular.

      Abraços.

      Excluir
  103. Bruno pesquisei um pouco mais e achei a composição e a grafia correta do pré-treino "HEMO RAGE". segem abaixo.

    ANABOLIC ENERGY™
    †Beta-Phenylethylamine HCL†1-Methyl Caffeine†R-Beta-Methylphenylethylamine HCL†N-Methyl-Beta-Phenylethylamine HCL†1,3-N-Dipropyl-7-Propargylxanthine†Methylphenylethylamine†



    CELL VOLUME/MUSCLE BUILDING COMPLEX


    Dextrose Polymer Blend†Dextrose Monohydrate†Research Grade L-Glutamine†Waxy Maize Starch†D-Mannitol†Cluster Dextrin®†L-Leucine†L-Isoleucine†L-Valine†Creatinol-O-Phosphate†Creatine Ethyl Ester Dichloride†Guanidinopropionic Acid (GPA)†Creatine Gluconate†Creatine-Glycerol-Ester†


    FAT DETONATOR™


    Caffeine Anhydrous†1,3 Dimethylamylamine HCL†Yohimbine HCL†Theobromine Anhydrous†POWERPLEX™ [Strength Signal Complex]†Sodium Bicarbonate†Betaine HCL†TMG (Trimethylglycine)†Powergrape® (Vitis Vinifera L.)†Micronized Beta Alanine†Glycocyamine†Coenzyme Q10†HEAT SHOCK PRO™†Creatine Monohydrate†Prickly Pear Extract†L-Arginine Ethyl Ester Dichloride†

    BLOOD BOIL™ [Nitric Oxide Complex]
    Glycerol Monostearate†L-Arginine AKG (2:1)†2-(Nitrooxy) Ethyl 2-Amino-3-Methylbutanoate†Glycocarn® (Glycine Propionyl-L-Carnitine)†L-Citrulline AKG†Rutacarpine†L-Norvaline†

    EPO UNDERGROUND™
    [Blood Doping Matrix]†Blood Building Vitamin & Minerals†Albumin (From Egg Whites)†Nickel†Echinacea†Portulaca Oleracea†Cobalt†Arachidonic Acid†Nattokinase†PSYCHO™ [Neuro Complex]†Micronized Taurine†L-Tyrosine†Choline Bitartrate†Ginkgo Biloba†Brahmi (Bacopa Monnieri)(Leaf)†[Standardized 20% Bacosides]†Vinpocetine†Huperzine A

    Por favor solicito sua analise dessa composição, vc indicaria o uso? tenho 1,97mts - 98kg - 28 anos. desde já agradeço.

    Felipe Sales.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Felipe.

      Como falei anteriormente, eles não parecem exercer função na tireoide.

      Na verdade, essa formulação do Hemorage é antiga. Hoje não há mais uma série de ingredientes aí presentes.

      Apesar disso, continuo não indicando como pré-treino. O produto é muito concentrado em estimulantes, que podem gerar uma resposta emocional e psicológica muito forte.

      Abraços.

      Excluir
  104. Ola!
    Achei muito interessante um suplemento chamado Powerfull da USP LABS, mas nao sei se faz mal, se tem efeitos colaterais!
    Voce poderia me informar quais sao os efeitos colaterais desse suplemento?
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bola.

      O Powerfull é um suplemento que promete aumentar naturalmente a produção de testosterona.

      Como ele faz isso? Através da ingestão de ervas fitoterápicas. Se faz efeito? Não sei, pois não é divulgada a quantidade, e nenhum estudo prova que tais substâncias aumentem a produção de testosterona.

      Como efeitos colaterais, é bom observar os sinais e sintomas descritos no post sobre m-drol, pois os efeitos de uma superprodução testosterona são semelhantes aos apresentados no post.

      Abraço.

      Abraços.

      Excluir
  105. Boa tarde!
    Eu queria saber quais sao os efeitos colaterais do suplemento Powerfull 90 Capsulas - USPlabs!
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Leia o post acima, tem dizendo exatamente isso!

      Abraços.

      Excluir
  106. Bom dia Dr.Bruno!
    fiz um ciclo do m-droll com 45 comprimidos, alguns efeitos colaterais me afetaram como a queda de cabelo,falta de apetite sexual, e uma tristeza desinteresse pelas coisas falta de disposição queria saber o que devo fazer estou muito ansioso. obrigado desde ja .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.

      Você deve ir a um endocrinologista e relatar o que tem ocorrido, pois você pode estar com algum problema no fígado ou hormonal. Portanto é mais do que necessário ir a uma consulta e sair de lá aliviado sobre o que pode estar te fazendo mal.

      Abraços.

      Excluir
  107. Ola amigo Eu malho a 2 anos e três anos passei por um tratamento com quimioterapia mas hoje estou 100% e queria saber se eu poderia tomar um Drol como o h-Drol e se poderia ter problemas? Desde de já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Não recomendo NINGUÉM usar anabolizantes esteroides. E como o M-drol, D-drol, H-drol, e qualquer drol que exista são drogas anabolizantes esteroides, por tabela não indico também.

      Para indivíduos que já tiveram células neoplásicas a contraindicação é maior ainda, pois o uso dessas drogas pode levar à formação de cânceres nos mais variados órgãos do corpo.

      Abraços.

      Excluir
  108. Oi Bruno,queria alguma informação sobre pré-hormonal o (HALOVAR)?
    Ele tem os mesmos efeitos colaterais do M-drol?

    Abraços e adorei seu Blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      O Halovar tem sim uma composição semelhante ao M-Drol.

      Não é a mesma substância, mas é do mesmo tipo: um esteroide anabolizante.

      Abraços.

      Excluir
  109. Óla,

    Faz nove meses que tive um bebê,deixei de dar mama a ela agora que ela completou nove meses, antes de engravidar malhava há dois anos e meio, depois que tive bebê voltei a malhar com 5 meses e agora começei a tomar creatina + bcaa para ganhar massa muscular pois emagreci demais dando mama,estou querendo tomar M DROLL, gostaria de saber se existe algum risco especifico além dos que foram citados no texto acima, pelo fato de ter só nove meses que tive um parto cesarea? *(antes de engravidar já tinha tomado 2 vezes, um ano tomei 10 comprimidos, no outro tomei 12 comprimidos e não tive nenhum efeito colateral). Desde já agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Olha só, a melhor pessoa pra responder se há algum tipo de risco aumentado para quem fez uma cesariana ao consumir anabolizante esteroide é um médico ginecologista.

      Mas eu contraindico severamente o uso caso você volte a amamentar, uma vez que a amamentação complementada deve continuar até ao menos 2 anos de idade da criança.

      Abraços.

      Excluir
  110. Obrigado pela resposta!

    ResponderExcluir
  111. Oi querido, gostaria de saber apenas uma coisa, essa duvida que está me matando por um lado e pelo outro acredito que nao tenha problemas, entao preciso que vc me esclaressa..A questao é : tomo anticoncepcional CERTINHO há quase um ano, tomei um anabolizante oral por apenas 4 dias, e tive relaçoes no quarto dia,depois desse dia já parei de tomar.. pode tirar o efeito do anticoncepcional apenas esse curto periodo? desde já OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Olha só, é possível que isso aconteça mesmo nesse curto prazo? Sim, é. Mas talvez não seja tão provável.

      O ideal é que você procure essa informação na bula, e confira com seu ginecologista, pois há diversos fatores envolvidos nessa situação.

      O conselho que fica é nunca usar anabolizantes para o bem da saúde e pra evitar essas preocupações.

      Abraços.

      Excluir
    2. Oi doutor eu sou a mesma do comentario acima sobre os 4 dias que eu tomei..mas eu tomei apenas 1 comprimido por dia nos 4 dias e o correto era tomar 2 comprimidos anabolicos por dia, ou seja a dose foi menor..deu 8 mg no TOTAL apenas 4 dias e o certo era 4 mg por dia..mesmo com a dose sendo menor e foi coito interrompido com anti certinho..mesmo assim tem perigo? responde rapido por favor!!

      Excluir
    3. Oi!

      Olha, mesmo com a quantidade diminuída, etc, é possível sim. Como falei anteriormente, a possibilidade é pequena, mas existe.

      E a melhor pessoa para tirar essas suas dúvidas é um médico ginecologista. Vale salientar que nem o método contraceptivo sendo feito da maneira correta, sem interferentes externos, garante 100% de eficácia na proteção à gravidez.

      Recomendo que procure seu/sua médico/médica para ficar mais tranquila quanto a isso.

      Abraços.

      Excluir
  112. oi,faço uso de oxyelite para diminuir o precentual de gordura,porém fiquei sabendo que ele é detectado no exame de doping.depois de parar com o produto,em quanto tempo ele sai do organismo,a fim de não ser detectado no exame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Olha, não tenho essa informação com exatidão, mas não deve demorar muito não, devido à farmacodinâmica da substância.

      O ideal é que não seja usado. Interrompa o uso imediatamente para dar uma margem maior de segurança para o teste.

      Abraços.

      Excluir
  113. oi Bruno, tenho uma duvida.
    O anabolizante pode cortar o efeito da pilula do dia seguinte???

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Sinceramente, não sei a resposta pra sua pergunta. Acredito que não, uma vez que a pílula do dia seguinte é uma dose altíssima de hormônios femininos.

      Procure seu ginecologista para melhores esclarecimentos, Ok?

      Abraço.

      Excluir
  114. Boa tarde

    Gostaria de uma informação posso tomar Ginkgo biloba junto com oxyelite pro?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não há nenhuma interação entre o Ginkgo Biloba e os componentes do Oxyelite, portanto não há com o que se preocupar.

      Entretanto, vale salientar que não indico ninguém a usar o Oxyelite.

      Abraços.

      Excluir
  115. Estou tomando halovar, resultados em relação a massa magra é sensacional, mas estive consumindo alcool nos fins de semana e estou com uma azia fortíssima durante as noites principalmente, tomo um comp. Demanha antes de treinar e outro as 18:00hrs.
    Oque o senhor acha em relação a azia?
    E o halovar pode provocar ginecomastia?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcio!

      É altamente desaconselhável ingerir bebidas alcoólicas enquanto toma essa droga. O Halovar não é suplemento, é bem semelhante ao M-Drol, ou seja, é um hormônio síntetico esteroide anabolizante. Como ele é administrado via oral, sua hepatotoxicidade (agressão ao fígado) é muito grande, fazendo com que qualquer substância nociva ao fígado (como o álcool) potencialize ainda mais seus efeitos negativos.

      É possível que a azia seja fruto disso, mas pode ser de diversas outras coisas também.

      Quanto à ginecomastia, é possível acontecer com uso de qualquer anabolizante, uns mais, outros menos, mas depende muito da quantidade/tempo de uso e se a pessoa toma algo para evitar esse efeito.

      Abraço.

      Excluir
  116. I.L
    Olá Doutor Que bom que encontrei esse blog pois semanas atras comprei o meu M - Drol , Vendo esses relatos ( e outros ) digamos que foi de 80% Que ficou insatisfeito com o produto, irei malhar normal enbora nao veja tantos resultados :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, I.L.

      De fato, os resultados em termos de ganho de massa muscular são bem superiores quando comparado a quem não usa nada. Mas obviamente essa rapidez de ganhos vem com um preço, a saúde.

      Existe uma linha de trabalho médico que até faz uso de esteroides anabolizantes para aumento de massa muscular. Os médicos que seguem essa corrente acreditam que podem evitar os efeitos prejudiciais, que ocorrem na maioria das vezes quando se usa indiscriminadamente.

      Acho que o mais importante é a saúde e o bem estar físico do que o estético. E se tudo for feito da maneira certa, com dedicação, o resultado estético é apenas questão de tempo.

      Abraços.

      Excluir
  117. tenho uma duvida.. o assault tem o mesmo componente(anfetamina - DMAA) que o jack3d e o oxyelite??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Primeiramente, a DMAA não é uma anfetamina.

      E o Assault não contém a DMAA não, pode ficar tranquilo, inclusive é um ótimo produto pré-treino, recomendo.

      Abraços.

      Excluir
  118. ola,

    gostaria de saber a respeito da linha Dark Cyde, especificamente o Dark Cyde w.

    Sua formulação é a mesma do m-drol?
    Contém anabolizantes?
    Vou prestar concurso q talvez necessite exame antidoping.

    Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, BC.

      Alguns produtos da linha são sim, anabolizantes esteroides.

      O Dark Cyde W, ao qual se refere, é um deles.

      Abraços.

      Excluir
  119. Olá gostaria de saber se o animal m stak pode ser recomendado para mulheres se ele é um pak como o animal pak ou tem só um disfarce de suplemento,o GH Max Anabol Enhance é mesmo suplemento? pode ser indicado para mulheres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      O Animal M Stak antigamente continha em sua fórmula alguns esteroides, mas hoje em dia só contem estimulantes, os chamados pró-hormonais. Poderia, a princípio ser usado por mulheres sim.

      Já o GH Max, da Universal, é totalmente natural e sem perigos para a saúde, serve para aumentar a produção de GH, podendo ser usado por mulheres também.

      Abraços.

      Excluir
  120. eu tomei so uma capsula de m drol... vai ter algumefeito ''vou ficar mais musculoso'' só uma diminui os riscos de efeitos colaterais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Dificilmente você sentirá algum efeito tomando apenas 1 cápsula. Assim como também não terá efeitos colaterais (seria até possível sentir algo quando tomasse, mas já que não sentiu, não sentirá mais).

      Abraço.

      Excluir
  121. responde a minha pergunta pf doutor..a de tomar so uma capsula de mdrol

    ResponderExcluir
  122. PRECISO DE UMA RESPOSTA URGENTEMENTE, FAVOR'
    Olá Bruno Dias me responda por favor, eu já tomei 2 doses de DECA, a ultima foi na quarta (29) hoje faz uma semana e li, não lembro onde, que ela fica no organismo por 3 semanas, então, tive relação com meu namorado e o preservativo furou, tomei a pílula do dia seguinte antes das 24h, mas também li em outro lugar que a pílula assim como a DECA é uma dosagem enorme de hormônio, gostaria de saber se tem alguma possibilidade da DECA anular o efeito da pílula do dia seguinte (já que ambos contém hormônios diferentes) e eu posso estar grávida ? POR FAVOR ME RESPONDA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PQ EU TÔ ENLOUQUECENDO AQUI!
    DESDE JÁ AGRADEÇO !

    ResponderExcluir
  123. oooo galera fiquem esperto que tem outro veneno feito m-drol na parada
    dizem que é o seu substituto .. é o tal do m-stane com a mesma fórmula do m-drol ...


    abxxx

    ResponderExcluir
  124. Bom dia Bruno,


    Uso medicação controlada devido stress ansiedade (paroxetina, amato e rivotril)corro risco da alguma reacao se eu fazer uso de pink magic e GHmax??

    Desde já agradeço
    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo Roberto!

      A princípio não tem nenhuma interação, mas caso você sinta algo, aconselho descontinuar o uso e procurar um médico para ver se foi algo envolvendo os suplementos, Ok?

      Abraço.

      Excluir
  125. Boa Tarde, Dr Bruno
    Estou usando o M-Droll, tomei 10 comprimidos, e desde que li o meu blog parei e não tomei mais, pq comecei a perceber algumas coisas no meu corpo como o pelo ficou mas grosso, minha voz esta como estivesse rouca....e o que me chamou mas atenção foi o meu clitóris esta maior sei lá estranho, super sensível ate a calcinha incomoda... gostaria de saber se ele vai voltar ao normal, já que parei ou vou ter que tomar alguma coisa... Aguado sua resposta, desde de já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Primeiramente que bom que você parou de tomar. Quanto aos efeitos que você relatou, procure seu médico/médica ginecologista para que ele/ela possa te examinar e chegar num diagnóstico dos seus sintomas.

      Abraços.

      Excluir
  126. Oi Bruno'
    Eu tomei 15 comprimidos de m-drol e depois parei já faz cerca de um mês, até agora não vi nenhum efeito colateral será que ainda posso ter ? e porque mulheres com menos de 21 não podem tomar m-drol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Dificilmente você terá algum efeito colateral após ter parado 1 mês depois de 15 cápsulas.

      Esse produto não é um suplemento, é um hormônio esteroide, ou seja, não é indicado para uso para ninguém, a menos que um médico avalie a necessidade.

      Abraços.

      Excluir
  127. boa tarde dr,
    eu começei a tomar o mdrol em setembro no ano passado 2011 estamos em outubro de 2012 ja faz uma ano e um mes que tomo so que nao tomo todos os dias tomo so quando vou malhar perna ou seja dois dias na semana so que sinto minha barriga um pouco inchada sabe chega fico sufocada. tipo sem respiraçao eu queria muito parar sei que faz um mal pra caramba so que nao consigo tenho medo de perder o que ganhei nao consigo para de tomar e serio e como se fosse um vicio eu me sinto viciada nessa porcaria queria tomar um suplemento bom para colocar no lugar do mdrol tenho medo de ficar depresiva se para de tomar sem nem explicar sabe.. queria sua opiniao sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Antes de mais nada, aconselho você a procurar um médico e relatar seu problema, ele deve te encaminhar a um psicólogo, porque você está dependente psicologicamente do anabolizante.

      Esse é apenas um dos efeitos que esse tipo de droga pode causar, e um particularmente muito perigoso!

      Abraço.

      Excluir
  128. bom dia meu amigo, estopu desesperado...
    minha namorada esta tomando o Bolic Way, possui Gh, e a mestruação dela ainda nao veio, sendo que ela toma Anticoncepcional.
    gostaria de saber se o Gh, ou alguma substancia que tem no Bolic Way, corta o efeito do anticoncepcional?

    uma abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, glaubherss.

      O Bolic Way não possui um pingo sequer de hormônio, seja GH ou "testosterona sintética".

      Pode ficar despreocupado quanto a isso.

      Abraços.

      Excluir
  129. oi bruno gostaria de saber se e verdade ou mito que quando esta tomando m drol não pode transar porque sai tudo no esperma, pois reparei que a quantidade que sai quando se toma e absurda?obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É mito! A quantidade pode até aumentar, por causa da maior quantidade de hormônio masculino circulante no sangue. Mas o hormônio não sai no esperma não, pode ficar tranquilo.

      Abraços.

      Excluir
  130. boa tarde dr, tbem? espero q sim.bem, lendo oq o dr descreveu a respeito dos anabolizantes e outros, gostaria d saber: gostaria d ganhar um pouco d peso (ou massa muscular) me alimento bem, o problema é q não engordo, me disseram a respeito d anabolizantes, más mnh dúvida é:: e se eu tomar ormonio, irei engordar? agradeço desde já e parabéns pelo site, abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Olha, é possível sim você engordar tomando hormônio. Mas já que está interessado no assunto, procure um endocrinologista para que ele lhe explique melhor suas dúvidas.

      Tudo depende de que tipo, que quantidade, como... etc.

      Abraços.

      Excluir
  131. Boa tarde Dr. Bruno..!!
    Bom eu tomei o m-drol a mais ou menos 1 ano me arrependo amargamente, porem sinto alguns efeitos, do tipo aperto no coração, dores musculares no braço e perna.. tipo corro algum risco muito grave? ou é so efeitos.. ja marquei cardiologista.
    brigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo você já fez, que foi marcar uma consulta para fazer um check up.

      Pode ser que esses sintomas sejam relacionados com o uso do m-drol, mas pode ser também que não.

      A melhor forma é ir ao médico para tirar a dúvida.

      Abraços.

      Excluir
  132. Gostei do blog! gostaria que me desse uns treinos de musculação..
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que gostou, mas como consta na descrição do blog e na minha própria, só falo sobre nutrição e suplementação, uma vez que é o meu assunto de estudo.

      Para prescrição de exercícios físicos o melhor profissional (e o único capacitado para tal) é o educador físico. Procure um que você confie e bons treinos!

      Abraços.

      Excluir
  133. Olá!
    Gostaria de tirar uma dúvida que está me corroendo por dentro. Meu marido está fazendo um ciclo de 6 semanas de esteróides injetável e oral. E eu, quero tentar engravidar. Porém, estava lendo sobre isso e vi que ocorre a diminuição de espermatozóides e tbem a modificação, ou seja, ficam "defeituosos". Já sei que enquanto ele está fazendo o ciclo não posso engravidar, mas qto tempo depois eu posso pensar em engravidar? Qto tempo essa DROGA fica na corrente sanguínea??
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Olha, não sei te dizer ao certo, pois depende do tipo de terapia/ciclo que ele tá fazendo.

      A melhor coisa que você pode fazer é procurar um médico endocrinologista para esclarecer dúvidas de tamanha importância.

      Abraços.

      Excluir
  134. Boa noite Dr Bruno!
    Tomo anticoncepcional há 2 anos. Há um mês atrás tomei 10 comprimidos de M-Drol (um por dia). Hoje, um mês depois, tive relação sem proteção. Há riscos de o anticoncepcional não estar com sua total eficácia ainda (devido ao uso do M-DROL)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiana!

      Possível é, mas talvez pouco provável.

      Da próxima vez, não repita esse procedimento, pois de fato há o risco.

      Abraços.

      Excluir
  135. estou com medo tomei halovar mais orgam shield 1 comprimido por semana durante 1 mes e me arrependi sou do sexo masculino sera que eu vou ter efeito colateral ou dese jeito não vai dar nada. me arrependi muito!

    ResponderExcluir
  136. Dr, fiz um concurso e so estou aguardando o toxicológio, porém estou precisando ganhar massa corporal, pois estou fazendo dieta e gostaria de ficar com o corpo definido. Por isso quero tomar um suplemento, qual vc me indica para ao mesmo tempo que peder gordura aumente a maça magra? E que eu possa tomar despreocupada que nao tenha substancia que prejudique o resultado do toxicologico. obrigada

    ResponderExcluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!