domingo, 27 de março de 2011

Alerta sobre suplementos da moda (Parte 2 - O Lipo 6 Black).

Olá, queridos leitores!

Dando continuidade a esta série de matérias sobre os suplementos que estão na moda nas academias ao redor do Brasil, hoje vamos discutir um pouco sobre o Lipo 6 Black (e toda a família Lipo 6). Trata-se de um produto da classe dos termogênicos, ou seja, aqueles suplementos que prometem aumentar a termogênese (aumentar o gasto energético, desperdício de energia e acelerar o metabolismo).

Figura do site oficial. Você se arrisca a encarar o sujeito da figura?
Os termogênicos promovem um efeito muito bom para quem quer aumento de energia e aquele "up" na disposição para malhar, assim como propiciam ao emagrecimento. Os ingredientes que compõem esse tipo de produto são basicamente estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), com ação de estimular a liberação de adrenalina e noradrenalina, e alguns até possuem função semelhante à desses neurotransmissores presentes no nosso corpo. Essas duas substâncias (adrenalina e noradrenalina) tem função importantíssima no aumento do estado de alerta, na capacidade de realizar exercício e na mobilização de gordura para servir como fonte de energia. Outros benefícios que os princípios ativos dos termogênicos podem oferecer é a inibição do apetite, por exemplo.

Ainda não é totalmente comprovado que substâncias como a cafeína, sinefrina, L-tirosina e ioimbina possuem efeito emagrecedor, mas a maioria dos termogênicos possuem estes ingredientes na composição e eles realmente parecem ajudar na perda de gordura. O perigo do uso de termogênicos é quando estão presentes substâncias que comprovadamente podem comprometer a saúde mental e cardiovascular de indivíduos sadios.

E é aí que entramos na família Lipo-6. Trata-se de um suplemento proibido para venda no Brasil. Mas por quê?! Será que há algum motivo para ele ser proibido mesmo? E será que ele é o único que realmente funciona? Vale a pena arriscar a saúde em busca de um resultado possivelmente maior?

A família Lipo 6 Black é constituída por um ingrediente chamado 3,5-Diiodo-L-Tironina. É um hormônio mais conhecido como T2. Ele tem função de modular a atividade da glândula Tireóide. A glândula Tireóide é localizada na região do pescoço e é responsável pelo controle do metabolismo do seu corpo. Uma maior atividade da Tireóide faz a pessoa ser mais ativa e geralmente mais magra (por gastar mais energia), já uma menor atividade resulta no contrário (pessoas mais calmas, sonolentas e menor gasto energético). Ou seja, o Lipo-6 Black possui atividade pré-hormonal estimulando a ação da Tireóide. O problema disso? Qualquer desbalanço hormonal pode induzir a quadros de doenças endócrinas, como uma hipo ou hipertireoidite. É o barato que sai caro.

E por mais que as pessoas pensem "Ah, mas isso não vai acontecer comigo, vou tomar somente 1 frasco do produto, só 1 mês", a possibilidade de alteração na função da Tireóide pode acontecer nesse curto espaço de tempo. A pessoa pode ser geneticamente predisposta a desenvolver algum problema tireoidiano e o simples uso do suplemento pode desencadear esse processo que talvez só acontecesse em outro estágio de vida ou sequer se manifestasse.

Já os termogênicos que são permitidos para venda no Brasil passam por um processo de registro mais rigoroso quanto às substâncias neles presentes, fornecendo mais segurança para quem os toma e, com exceção dos ingredientes perigosos, possuem exatamente a mesma formulação dos "proibidos". O que se vê na prática é que o efeito do uso de um bom termogênico legal pouco difere do resultado de um termogênico ilegal. O que enfraquesse aquela máxima de que: "O proibido é sempre melhor".

O importante é sempre consultar um nutricionista para indicação do uso de um suplemento bom e confiável, que não irá prejudicar sua saúde. Lembrem-se sempre, a saúde vem em primeiro lugar, e por consequência leva aos resultados estéticos esperados.

Referências

GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 10a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
GOLDSTEIN, E. R. et al. International society of sports nutrition position stand: caffeine and performance. Journal of the International Society of Sports Nutrition. V. 7, n.5, 2010.
INCHIOSA JR., M. A. Experience (Mostly Negative) with the Use of Sympathomimetic Agents for Weight Loss. Journal of Obesity. 2011.
LOMBARDI, A. et al. 3,5-Diiodo-L-thyronine rapidly enhances mitochondrial fatty acid oxidation rate and thermogenesis in rat skeletal muscle: AMP-activated protein kinase involvement. Am J Physiol Endocrinol Metab 296: E497–E502, 2009.
RASCOVSKI, A. et al. Eficácia e Tolerabilidade das Substâncias Calorigênicas: Ioimbina, Triiodotironina, Aminofilina Combinada a Efedrina e Fenilpropanolamina no Tratamento da Obesidade a Curto Prazo. Arq Bras Endocrinol Metab 2000;44/1:95-102.

367 comentários:

  1. Boa escrita Brunão! temos que levar informação as pessoas para que percebam o erro antes de comete-lo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bruno,gostaria de saber mais sobre o M-drol e um novo que tá lançando o tal do Envolve. Conheço mts pessoas que estão fazendo uso desses suplementos.Afinal, São joão está chegando e o corpo precisa está sarado..hauhauahua
    Estou recomendando mt seu blog =D

    Bjão e parabééns pelas matérias!
    Luize

    ResponderExcluir
  3. Se mais pessoas apresentassem interesse por essas matérias, com certeza muitos erros cometidos por profissionais desinformados não seriam cometidos com quem os procuram, ou mesmo, por pessoas que fazem o uso de suplementos sem o mínimo conhecimento de seus possíveis efeitos.
    Parabéns por suas matérias Bruno.

    ResponderExcluir
  4. Eu não faço muito desporto faço sim perto de 70 a 100 abdominais por dia e começei a tomar o lipo 6 Black existe algum problema nisso?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Anônimo.

    Veja bem, como a matéria relata, qualquer pessoa, independente do tipo de exercício, pode sofrer com os possíveis efeitos adversos do uso do produto.

    Geralmente quem usa um termogênico, usa com intenção de queima de gordura e/ou de melhora no desempenho durante o treino. Mas mais importante do que qual tipo de suplemento usar para alcançar um objetivo, é realizar um treino focado para tal. Converse com seu orientador/personal/instrutor sobre seu treinamento e seus objetivos, ok?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruno, eu tenho hipertireoidite, quais poderiam ser as consequências se eu usar o lipo 6 black?

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruno,

    parabéns pelo post. Ainda sobre o mesmo tema, gostaria de saber se você conhece o OxyElite.

    Trata-se de um termogênico importado muito conhecido, não autorizado pela Anvisa e pelo que pude pesquisar considerado um dos melhores no que se refere à inibição do receptor alfa-2 favorecendo assim a lipólise da gordura subcutânea.

    Contudo ele também promete aumentar a taxa de metabolismo, e nesse contexto surge minha preocupação pois alguns de seus compostos, tais como, uma planta chamada "Bacopa Monnieri" influenciaria a produção dos hormônios T3 e T4.

    Sei que a produção dos hormônios da tireóide é naturalmente regulada no organismo de pessoas consideradas saudáveis de acordo com um exame de sangue que meça os níveis de TSH e T4, por exemplo.

    Sendo assim, o aumento "saudável" da produção dos níveis de T3 e T4 por essas substâncias "tidas como naturais" no organismo dessas pessoas poderiam ainda assim levá-las a desenvolverem um hiper ou hipotireoidismo ?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Anônimo!

    Muito bom o seu questionamento!

    Conheço o Oxyelite Pro sim, inclusive vou fazer um post só sobre ele, pois várias pessoas já me pediram isso.

    Quanto à ação sobre os receptores, desconheço estudos que mostrem que ele tenha ação inibitória sobre o receptor alfa 2. Sempre vi termogênicos com substâncias com ação sobre os receptores Beta, principalmente o beta-3. Que substância seria responsável por essa ação, você sabe?

    Já li alguns estudos sobre a Bacopa Monniera, mas nenhum falando sobre o aumento do T3 e T4. Geralmente esta erva é associada a melhora do humor, cognição, memória...

    Já a Bauhinia Purpurea, sim, essa possui uma série de estudos que analisam sua relação com os hormônios da tireóide. Infelizmente são todos estudos com animais, o que não permite extrapolação para seres humanos. Ainda não há dose segura. Esses estudos mostraram que realmente essa substância aumentou os níveis de T3 e T4, o que levaria a um aumento da atividade metabólica corporal.

    O seu questionamento final é uma pergunta que ainda não tem resposta. O nosso corpo possui, como você bem mencionou, formas de regular a produção hormonal, porém quando você estimula seu corpo a fabricar mais de uma coisa, mesmo que de forma natural, corre-se o risco de haver uma predisposição genética para algum problema endócrino. Existem pessoas também que já produzem uma elevada quantidade de hormônios tireoideanos e que seria um risco estimular ainda mais...

    Vale lembrar que o exame se sangue é essencial, nesse caso, para acompanhamento e identificação de qualquer distúrbio que possa ser causado.

    Resumindo, seus questionamentos são muito pertinentes no que concerne a saúde, pois não é comprovada a segurança (nem a eficácia) de tais componentes no corpo humano.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bruno

    obrigado pelas explicações. Vou buscar a orientação de um endocrinologista sobre a melhor forma de monitorar os efeitos do Oxyelite antes de começar a usá-lo.

    Em relação a sua pergunta, de acordo com os sites que pesquisei, o composto responsável pela redução da eficácia dos receptores alfa-2 seria o "Canescens Rauwolfia (Rauwolscine)", mas tratou-se apenas de uma pesquisa superficial.

    Estarei aguardando seu post sobre o Oxyelite.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Beleza, Paulo.

    Vou dar uma pesquisada sobre essa substância também.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá Bruno,

    Apenas para deixar como testemunho de um ex-usuário de Lipo 6 Black (igualzinho ao da figura). Comprei um frasco no shopping Monalisa (Paraguai) quando fui a Foz do Iguaçu e comecei a usar o produto conforme indicações de sites e da embalagem. Na época eu fazia capoeira e lutava muay thai (ou era capoeira e academia, não lembro direito).

    Tomei certinho e me alimentei direito... Bom, não senti nenhuma mudança, nenhuma dor de cabeça, nem me tirou o sono nem nada. Ahh, claro... NÃO FEZ EFEITO NENHUM.

    Me disseram que eu teria vontade de sair correndo quando tomasse... de ficar 'no gaz'... Isso nunca aconteceu.. Acabou que terminei o frasco e ficou por isso mesmo.

    Creio que meu organismo rejeita suplementação pois há alguns (uns 5) anos atrás quando eu estava no pique da academia eu tomei whey e também não vi diferença visível... Acredito que seja o organismo porque é impossível que eu me alimente tão mal assim...

    ResponderExcluir
  12. Olá, Thomaz!

    Por incrível que pareça, isso que aconteceu com você ao usar o Lipo 6 Black é mais comum do que se imagina.

    Existe um grande número de pessoas que não respondem a determinados tipos de suplementos. No caso dos termogênicos existem alguns fatores que podem interferir e levar a essa falta de resposta: habituação à cafeína e demais substâncias estimulantes, deficiência de vitaminas e minerais, grau de tolerância individual...

    Ou seja, essa resposta depende muito do indivíduo. O que vale nesse momento é rever a real necessidade de utilizar esse suplemento e procurar por outros com concentrações diferentes e substâncias diferentes também. E ninguém melhor para isso do que um nutricionista, pois ele pode identificar diversos fatores no seu estilo de vida/dieta que possam estar envolvidos.

    Quanto à suplementação de Whey Protein, é comum também as pessoas não sentirem muito efeito, porém acho que isso é mais culpa do marketing que fazem em torno dos suplementos, transformando-os em operadores de milagres. A Whey, como uma fonte de proteína de altíssima qualidade, ajuda a recuperação e hipertrofia muscular, mas trata-se de um alimento (isolado como suplemento). Ou seja, para se ter um efeito notável ela deve ser tornada um hábito (usar por um bom tempo) e as outras variáveis da equação (bom treino + boa alimentação + bom descanso) devem estar alinhadas corretamente, pois são mais importantes do que o suplemento. Então quando essas três variáveis estão em dia, o suplemento pode, sim, ajudar bastante, mas não vai ser de uma hora pra outra.

    Outras informações seriam necessárias para eu avaliar esse fato melhor como: que produto você consumiu (para constatar a qualidade), como/quando/quanto você consumiu...

    Aguardo resposta, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá Bruno, eu tenho hipertireoidismo. Comecei a tomar o Lipo 6 Black ha 1 semana.
    Será que quando eu parar de tomar, minha tireóide vai ficar + lenta ainda? Será que vou ter que tomar uma dosagem maior do remédio?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Oi, Anônimo.

    Se você tem hipertireoidismo, sua tireoide está "super ativada". O uso do lipo 6 black pode aumentar ainda mais esse trabalho, apesar de pouco provável, já que você já tem um problema.

    Mas como você descreveu, parece que seu caso é de Hipotireoidismo. Acho muito difícil sua tireoide reduzir ainda mais a sua atividade após o uso do suplemento, mas isso seu endocrinologista saberá te informar muito melhor do que eu, já que ele conhece a fisiopatologia do seu hipotireoidismo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Bruno. O lipo 6 simples é vendido nas lojas no Brasil e, portanto, possui autorização. Vc sabe dizer se ele também tem efeito na tireoide? Eu não tenho problema algum, mas acho que qualquer suplemento que mexa com a parte hormonal é perigoso e extremamente prejudicial. Com saúde não se brinca!
    Abç,
    Malu

    ResponderExcluir
  16. Oi, Malu!

    O Lipo 6 normal é vendido no Brasil sim, recentemente obteve autorização para comercialização.

    Este produto especificamente não possui nenhum princípio ativo que mexa com a tireoide. Pode consumir sem se preocupar quanto a isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. olá,
    Quero fazer uso de suplementos e quero importar, para isso gostaria de saber quais são os suplementos proibidos aqui no brasil.
    Grato

    ResponderExcluir
  18. Oi, Anônimo.

    Ficaria feliz de poder te passar a lista de todos os suplementos proibidos no Brasil, mas a lista é imensa. É mais fácil você me dizer qual procura e eu te informar se é ou não permitido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Bruno..

    Estou mais ou menos 20 kg acima do peso, tenho um aparelho elíptico em casa e uma cama elástica.. tiro 1 hora pra fazer exercícios no elíptico (45 min) e 15 min na cama elástica.. comprei recentemente o suplemento de cafeína: Caffeine - Black Jack da Midway, indicada pra atletas, no frasco diz pra tomar no maximo 2 capsulas por dia, 1 à noite e a outra pela tarde.. mas penso que essa indicação seja pra atletas, vc acha que o mais recomendável pra mim seria 1 capsula? ou duas mesmo? já que faço exercícios 1 hora diariamente? a porção pra 2 capsulas é de 420mg.. esse suplemento é perigoso? li algo sobre o perigo dos corantes e antiumectantes, que estão presentes no suplemento..Vc recomenda o uso desse suplemento? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Tatiana.

    Veja bem, suplementos à base unicamente de cafeína são muito legais para agir como estimulantes do Sistema Nervoso Central. Dessa forma a pessoa fica mais "acesa" e energizada para realizar os exercícios. Existem estudos contraditórios sobre a potencialização da queima de gordura com a cafeína, portanto é algo que não pode ser dito de forma conclusiva.

    A recomendação é de 3 a 6 mg/Kg de peso, ou seja, se você pesa 70Kg, deve consumir algo em torno de 210 a 420mg de cafeína por dia para obter os melhores resultados.

    Usar cafeína só é contraindicado para pessoas com problemas de pressão, problemas cardiovasculares, ansiedade, depressão, gastrite (algumas pessoas são sensíveis à cafeína), e gestantes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. gostaria de saber se o lipo 6 black pode trazr problemas em TAF em concursos

    ResponderExcluir
  22. tenho hipotireoidismo posso usar lipo 6

    ResponderExcluir
  23. Oi Anônimos,

    1 - O Lipo 6 black vai acusar em exame antidoping sim. Então se no TAF do concurso que você for fazer tiver exame antidoping, a substância 1,3-DMAA irá acusar na sua urina.

    2 - Se você usa medicação para o hipotireoidismo (T4), não acho recomendado utilizar o Lipo 6 Black, já que isso pode mexer com o tratamento e desregular algo que já estaria sob controle. Caso não use medicação, também não recomendo, pois você deve ir a um endocrinologista para que ele comece o tratamento.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Oi encontrei um site ótimo (www.bpsuplementos.com) para comprar o Lipo 6, alias já comprei outros suplementos e a entrega é super rapida, fiz todos os exames de tiroide e esta tudo ok, vc acha que posso comprar?

    Qual a diferença entre o Black, Ultra e Hers?

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ricardo!

    Olha, eu não recomendo a ninguém usar esse produto, devido aos potenciais efeitos deletérios a saúde. Mesmo a pessoa estando saudável em relação à tireoide, não recomendo, pois ainda assim o suplemento pode desencadear alguma disfunção na glândula.

    O Lipo 6 Black é toda uma família, que engloba: Lipo 6 Black, Lipo 6 Black Hers, Lipo 6 Black Ultra Concentrate e Lipo 6 Black ultra concentrate hers.

    Os que tem a diferenciação HERS foi desenvolvido para o público feminino, de uma forma geral são os mesmos componentes das fórmulas comuns, porém um pouco menos concentradas. Já os Ultra Concentrate, como o próprio nome já diz, é uma fórmula mais concentrada nos princípios ativos, ou seja, mais potente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. OI Meu nome é Paula.
    Ola Bruno

    Tenho 89KG e 1,60m necessito urgente de emagrecer um amigo me indicou o lipo 6 black, quero tomar pra emagrecer um pouco tendo de tudo e nada da certo vc pode me indicar algum tratamento certo.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Paula!

    Não recomendo o uso do lipo 6 black para ninguém. Seria interessante você me dizer o que você tentou fazer para emagrecer. A maioria das pessoas recorrem a "fórmulas mágicas" ou aquela dieta que funcionou com não sei qual atriz global. Infelizmente uma minoria recorre ao certo: nutricionista + exercício físico.

    Caso não tenha ido a um nutricionista para tratar a obesidade, é isso que eu te aconselho, e também aliar o exercício físico orientado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Tomei o lipo 6 black por 20 dias e realmente funciona, porém os colaterais são terríveis, fui parar no hospital com tontura, dormência nas mãos e e batimentos de repouso em 160, que funciona funciona, mas a custo de que?

    ResponderExcluir
  29. bom dia !!

    vc fez algum post sobre o Oxy Elite Pro ?

    procurei onde busca no blog e não encontrei ...

    abraços

    ResponderExcluir
  30. Oi, Anônimo!

    Interessante e alarmante o seu relato.

    Realmente essa é a pergunta que devemos nos fazer: a que custo queremos um corpo mais bonito? Vale a pena ter beleza sem saúde?

    No momento em que as pessoas começarem a perceber que cuidando da saúde a estética acaba sendo favorecida, esse boom de uso de substâncias ilícitas para emagrecimento e/ou aumento de músculos vai acabar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Romeyka.

    Ainda não fiz não o post sobre o Oxyelite.

    Acho que essa semana ele será publicado.

    Fique ligada! Abraços.

    ResponderExcluir
  32. O Lipo 6 normal é vendido no Brasil sim, recentemente obteve autorização para comercialização.

    Este produto especificamente não possui nenhum princípio ativo que mexa com a tireoide. Pode consumir sem se preocupar quanto a isso.

    olá bruno!!!
    gostaria de saber se esse liberado é o lipo6 nutrex,pois tenho problemas com tireoide ñ produzo o hormônio corretamente.
    muito obrigado.......abraço

    ResponderExcluir
  33. Olá Bruno,

    Aguardo seu post a respeito do Oxyelite.
    Eu estou tomando ha mais de 2 meses, o que vai além do recomendado pelo laboratório. Quando nao tomo sinto sonolencia, desanimo e mau humor. Estou começando a acreditar que o produto causa sim dependencia.
    Estou esperando seu post!
    Obrigada desde ja
    Gisela (gihzinha_cc@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  34. Oi, Anônimo.

    O Lipo 6 que é permitido para venda no Brasil é sim da Nutrex, assim como toda linha Lipo 6.

    Este produto não possui metabólitos estimulantes da tireóide.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns posts vc diz que não estimula a tireopide, em outro não aconselha o consumo pq pode alterar algo nas glandulas...afinal, o lipo mexe com a tireóide ou não?
      todos os tipos de lipo estimulam?
      se eu tomar 1 pote, de qto em qto tempo é o ideal p tomar outro?

      Excluir
  35. Oi, Gisela.

    Interessantíssimo seu comentário.

    Sem dúvidas vai ajudar na elaboração do post.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ BRUNO...
      EU JA TOMEI UM MEDICAMEBNTO PRA EMAGREÇE MUITO FORTE E CONTEM FATORES PROIBIDOS AGORA NO BRASIL,ESTE LIPO 6 TAMBÉM CONTEM ALGUM PRODUTO PROIBIDO COMO: ANFEPRAMONA OU SUBITRAINA ?
      AGUARDO SUA RESPOSTA AH ESSE PRODUTO ATRAPALHA O SONO ?
      AGUARDO SUA RESPOSTA!!!
      RE_MIMOSO@HOTMAIL.COM

      Excluir
  36. Olá!
    Estou prestes a adquirir um OXyelite Pro... estou com algumas dúvidas...pq tenho hipotireoidismo... minha produção de hormonio é baixa... penso que se tomar algo que eleve a produção será melhor p mim..ficarei mais disposta.
    Sinto que mesmo fazendo uso do medicamento da tireoide e estando regularizado o hormonio..ainda tenho cansaço..
    Será que o Oxyelite pro pode me ajudar?/
    Obrigada
    Déb

    ResponderExcluir
  37. Olá, Déb.

    Primeiramente, em relação ao seu medicamento, é possível que a dose não esteja sendo suficiente, o que é normal para início de tratamento até se achar a dose que normalize os hormônios.

    Então, recomendo que você consulte seu endocrinologista para verificar sua função tireoidiana e, caso necessário, ajustar a dose do remédio.

    Não recomendo o uso do Oxyelite, principalmente diante do seu quadro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  38. Caro Bruno estou tomando um inibidor de apetite, posso tomar tambem lipo-6 black

    ResponderExcluir
  39. Oi, Anônimo.

    Não há relação entre o inibidor de apetite e o lipo 6 black.

    Em relação à sua pergunta, eu não digo que pode porque eu não recomendo ninguém a usar esse suplemento por causa dos potenciais efeitos nocivos à saúde, entende?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Olá Bruno.
    Faço acompanhamento com nutricionista e academia, 5x semana. Comecei há dois meses e obtive excelentes resultados. Não tenho muita gordura ainda p perder, só culotes e um pouco no abdomen, baixei meu bf de 28% para 21 em 2 meses com dieta... Agora ele quer introduzir o lipo 6 black for hers, to c o frasco aqui mas morro de medo de tomar e ter efeitos psicológicos, depressão, sei lá!! Queria saber se pelo menos cafeína eu posso tomar... Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Existe alguma forma de se combater os efeitos colaterais do Lipo6 Black sem interromper o uso ? Estou tomando o Lipo6 Black Ultra Concentrado e tenho um pouco de insonia, aumento da frequencia urinaria e o mais irritante...boca seca. Nada de alarmante, mas incomoda.

    ResponderExcluir
  42. Olá, Anônimo.

    Olha só, se o seu nutricionista prescreveu a você o Lipo 6 Black hers, ele deve ter um bom motivo para isso. Mas saiba que esse suplemento é proibido para venda no Brasil e os motivos estão bem claros nesse post.

    Converse com seu nutricionista para saber o motivo dele querer usar o suplemento e fale sobre sua preocupação, é sempre bom conversarmos para deixar as coisas mais claras, não é?

    A cafeína é uma substância considerada segura para uso desde que usada em quantidades de 3 a 6 mg/Kg de peso corporal. Acontece que os efeitos de quebra de gordura não são tão evidentes. O que é mais comprovado mesmo é o aumento do estado de disposição e energia, aumento do desempenho no exercício... Talvez, a depender do seu objetivo, possa ser algo útil de usar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. Olá, Anônimo.

    Não há nada que possa minimizar esses efeitos colaterais. Como o produto contem substâncias diuréticas, é provável que esse seja o motivo dos seus sintomas.

    Aconselho você a aumentar a ingestão hídrica, pelo menos 2 a 3 litros de água por dia, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  44. Olá eu estou no segundo dia , senti muita dificualdade para dormir ,dore na barriga , e estou enjoando muito cheguei até vomitar . Vc acha que devo parar de tomar

    ResponderExcluir
  45. Oi, Anônimo.

    Eu recomendo, sim, você parar de tomar o suplemento. Esse produto não é recomendável para ninguém por causa de suas substâncias.

    Lembre-se, saúde sempre vem em primeiro lugar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  46. Bruno, vc tem alguma informação de que o lipo6 black hers pode interferir no uso de anticoncepcionais? Nas informações sobre o produto falam que é um termogênico por isso não haveria interferência mas fiquei em dúvida depois que li o post.

    ResponderExcluir
  47. Ola,
    Afinal quias sao os suplementos seguros que possamos fazer uso sem prejuizo a saude?
    Fabi

    ResponderExcluir
  48. Olá, Anônimo.

    Olha só, não há nada que relacione o uso de termogênicos e anticoncepcionais, porém como não sabemos ao certo o que cada substância presente no Lipo 6 Black faz, o melhor é não arriscar já que não sabemos das possíveis interações, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  49. Oi, Fabi.

    A pergunta é muito pertinente. Na verdade os suplementos, de uma forma geral, não fazem mal à saúde desde que usados da forma correta.

    O que acontece é que os suplementos abordados aqui no blog nessas matérias são os suplementos da moda e que são proibidos para venda no Brasil. O motivo de serem proibidos é por colocarem a saúde dos consumidores em risco, nesse caso.

    Então, para uma segurança no uso de suplementos, recomendo SEMPRE a indicação profissional de um nutricionista. Além disso, procure sempre por suplementos legalizados e da marca de sua confiança.

    Suplementos não são cápsulas de milagre, mas quando usados da maneira certa podem ajudar bastante a atingir um resultado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  50. Olá Amigo, vi que voce vai fazer relatos sobre outros suplementos aqui, os que estao muito na moda mesmo, sempre se ouve falar deles! No caso voce contraindica o uso desses suplementos? Outra coisa, existe uma lita de suplementos proibidos e nao proibidos que possamos consultar?
    Grato.!

    ResponderExcluir
  51. Olá, Anônimo.

    Eu não posso falar se indico ou contraindico todos os suplementos que não são permitidos pra venda no Brasil, cada caso é um caso.

    Devemos analisar cada produto separadamente e a real necessidade de cada indivíduo também.

    Não existe uma lista que conste de todos os suplementos proibidos e permitidos no Brasil, mas uma forma simples de averiguar isso é checar no rótulo do suplemento. Caso o rótulo esteja em português e com declaração do Ministério da Saúde, ele é permitido. Caso o rótulo esteja no idioma original do fabricante (geralmente inglês), ele não foi importado segundo as leis vigentes aqui no Brasil (nesse caso, ele pode ser proibido ou até permitido, mas importado de maneira ilegal).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  52. Oi Bruno!

    Desculpa te perguntar denovo sobre o OxyELITE Pro, mas gostaria de saber quais os efeitos secundários\negativos da sua utilização exclusiva pois estou pensando em comprar o produto e fiquei esperando a sua análise.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  53. Oi, mLSD.

    Desculpa mesmo eu não ter feito a análise ainda, é que as coisas por aqui estão muito corridas.

    Em termos de efeitos negativos do uso desse termogênico o que mais preocupa é a alteração da função tireoidiana.

    É algo que pode ou não acontecer, não está muito claro ainda para a comunidade científica.

    Como não é comprovada a segurança de uso, não é permitido no brasil.

    Outros efeitos que podem ser maléficos, e aí entram os demais termogênicos também, são os que resultam da superestimulação nervosa. Ou seja, a pessoa pode ficar hiperativa, com dificuldade de concentração, sofrer taquicaria, aumento da sudorese, irritabilidade...

    De uma forma geral, pessoas hipertensas, com problemas cardiovasculares, ansiedade crônica, depressão clínica e gestantes não devem utilizar termogênicos.

    Espero ter ajudado e em breve farei um post todinho sobre o OxyElite.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  54. Oi gostaria de saber se o uso do lipo 6 black tem alguma contra indicacäo para que usa retroviral e toma rivotril e Cloridrato de sertralina
    juniordf_40@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Não recomendo sob hipótese alguma a ingestão de qualquer termogênico, ainda mais o Lipo 6 Black, concomitante às medicações citadas.

      Essas medicações atuam sobre o sistema nervoso central, alvo exatamente dos termogênicos.

      Ingerindo o Lipo 6 Black, você vai estar não somente pondo em risco sua saúde por causa dos problemas abordados no blog, como também por causa da sua situação clínica.

      Abraços.

      Excluir
  55. Boa tarde Bruno.
    Gostaria de saber se algum componemte do lipo 6 black, acusa como algum tipo de droga em um exame toxocológico? Teria essa informação correta?? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Pelo que eu conheço, não há nenhuma substância presente no rótulo do Lipo 6 Black que acuse em exames antidoping.

      Abraços.

      Excluir
  56. Olá Bruno.

    Parabéns pelo blog. Fiquei muito feliz em encontrar uma fonte confiável de dicas de alimentação e alertas sobre suplementos, sem fins lucrativos ou comerciais. Parabéns mesmo.
    O post sobre o Lipo 6 Black foi fantástico e esclareceu muitas dúvidas que eu, e muitas pessoas, tínhamos. Por isso, gostaria de saber um pouco mais sobre o suplemento ShotGun. Não sei se já ouviu falar, mas ele promete dar força e induzir o crescimento muscular. Queria saber como isso funciona e quais as consequências (que não devem ser poucas).
    Agradeço desde já.



    Juliana Cunha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana.

      Obrigado, a intenção do blog é exatamente essa!

      O Shotgun é um suplemento pré-treino que realmente promete tudo isso. Ele é a base de substâncias estimulantes e substâncias que ajudam na recuperação muscular, na força e no retardo da fadiga.

      É um produto bem completo e que dá um resultado bem legal, mas é proibido no Brasil. Na minha opinião, são muitos ingredientes juntos, algumas coisas poderiam ser retiradas, pois muita coisa junta às vezes interfere na ação no organismo.

      Mas, apesar disso, não é nada tão potencialmente maléfico não. Possui creatina para aumentar força, bcaa para estimular recuperação, substâncias estimulantes para dar aquele "gás" no treino... enfim, é um bom suplemento.

      Só fica atenta para não se tornar dependente, porque o treino realmente evolui muito quando se usa, mas o difícil é voltar aos níveis normais após terminar de usar, rs.

      Abraços.

      Excluir
  57. Gostaria de saber mais sobre o Assault (a tabela nutricional traduzida não cita todos os componentes do produto).
    Vc poderia ser mais específico qto aos componentes intitulados como "mind connection matrix".

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.

      O Assault possui ingredientes interessantes como creatina, beta-alanina, citrulina, cafeína, taurina, bcaas, arginina, glicina, glutamina... Como dá pra ver, são compostos que atuam na produção de força, combate à fadiga, recuperação muscular, produção de óxido nítrico e estimulo ao treino.

      Não estão presentes neste produto substâncias perigosas como nos outros pré-treinos concentrados do mercado.

      Acho um produto muito bom, pelo menos na teoria.

      Abraços.

      Excluir
  58. Olá Bruno.
    Tenho uma amiga que perdeu alguns quilos tomando Óleo de Cártamo e exercícios físicos. Gostaria de saber se este produto realmente emagrece e quais os males para o organismo?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      O óleo de cártamo é bem controverso nos resultados. Parece que há um efeito sim, mas principalmente para quem é obeso. Muito embora várias pessoas usam e gostam.

      Se usado da maneira correta (até 6 cápsulas de 1000mg por dia) não há efeito colateral.

      Abraço.

      Excluir
  59. Olá. me chamo alessandro. Parabéns pelo blog.
    queria saber se oxyelite pro dá doping? E se tiver alguma substancia ilegal quanto tempo ela saiu do corpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandro.

      Se a competição/exame usar as regras da WADA, o oxyelite dá doping sim. Não sei dizer em quanto tempo a substância é expelida pelo corpo, mas não deve demorar muito não, alguns dias no máximo.

      Abraço.

      Excluir
  60. ola, tudo bem? primeiro parabens pelo Blog!!!! Bruno preciso saber com urgencia se existe alguma contra indicacao do uso OxyELITE Pro, com o uso de retrovirais. iniciei treinemento para perda de gordura abdominal e meu personal que nao sabe que uso tais medicamentos me indicou o Oxy e ja estou usando ha uma semana. porem estou com medo. vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Nunca li nada a respeito de alguma interação negativa entre retrovirais e termogênicos não.

      Acredito que não haja nenhuma interferência do oxyelite nos retrovirais.

      Caso ainda tenha dúvida, procure um médico endocrinologista e tente tira-las.

      Abraços,

      Excluir
  61. Tenho 39 anos, 1,62 altura e peso 105kg -Sempre tive problemas em manter o peso ideal e por isso estou sempre sendo acompanhada pela dobradinha endocno+nutricionista,e foi o que me salvou a 7 anos atras quando descobri um carcinoma em minha tireóide.Fiz a cirurgia para retirada da tireóide e depois o tratamento para o cancer e hj estou curada.
    Atualmente estou querendo perder uns 15 kg para pensar em engravidar (segundo minha ginecologista) e para isso estou em dieta hipocalórica e fazendo academia 5x na semana (40 minutos de esteira e musculação).Gostaria de dar uma mãozinha na queima e comecei a pesquisa dos suplementos-Os termogenicos.
    Me indicaram o Lipo6 ultra e lendo o Blog descobri que na composição deste termo existe uma substancia (Diiodo l-Thyronine) que é um estimulante da tireóide.
    Bom meu questionamento é :não tenho mais tireóide mas vivo fazendo exames para revisões da minha cirurgia pois eles visam detectar celulas remanescentes da tireóide que eventualmente ainda existam no meu corpo e que possam vis a se transformar em células cancerígenas.Sendo assim, se eu vier a tomar esse termo que contem essa substancia estimulante, ela pode vir a estimular essas eventuais celulas que eu ainda possa ter?
    Caso a resposta seja positiva voces teriam como me indicar um termo mas adequado a minha situação?
    Que acha do SuperCharge?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Olha só, realmente há a possibilidade do suplemento estimular essas células que podem estar ainda presentes. Não por se tratar de células da tireoide, mas células com potencial neoplásico.

      Não aconselho o uso desso Lipo 6 black no seu caso. Procure termogênicos com substâncias mais conhecidas e mais simples, pois já há mais segurança no uso. Ex de substâncias: cafeína, capsaicína, teobromina, sinefrina, ioimbina...

      Já o supercharge não é um termogênico (apesar de conter substâncias termogênicas), é um produto voltado para aumento de massa muscular e força.

      Abraços.

      Excluir
  62. Olá Bruno, descobri seu site recentemente e gostei do conteudo que você passa aqui.

    Queria uma dica: estou 27kg acima do meu peso ideal e estou tentando uma reeducação alimentar e exercicios em academia 3 ou 4 vezes na semana. Ja me aconselharam a tomar Lipo 6 black que vou "torrar" tudo,mas eu tenho um pouco de medo,principalmente pelos efeitos colaterais(irritabilidade,insonia,aumento do ritmo cardiaco). Existe algum termogenico "leve" ou menos "nocivo" que me ajude a dar um gas maior na academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Braga.

      Existem sim termogênicos mais simples. Procure os que são à base de cafeína, de sinefrna, chá verde... todos esses são fitoterápicos mais simples e fracos, que ajudam no emagrecimento mas não comprometem a saúde.

      Abraço.

      Excluir
  63. Boa noite,

    Acerda da cafeína, esta analisando a BlacJack para comprar.
    Mas meu intuito é resistência para os estudos.
    Será que conseguirei ter efeitos?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roger.

      É normal usarmos termogênicos para conseguir passar noites estudando, já fiz muito isso, rs.

      Para esse intuito é melhor usar aqueles que não são muito concentrados em cafeína, pois cafeína demais deixa a pessoa inquieta e desconcentrada, efeito contrário ao desejado.

      Não recomendo suplementos da Midway, portanto não recomendaria esse que você citou. Um bom suplemento para você tomar e estudar é o Endurush. Ele possui liberação gradual da cafeína, fazendo com que ela tenha um efeito mais duradouro sem causar essa euforia e falta de concentração indesejada.

      Abraços.

      Excluir
  64. Olá Bruno,
    Eu tenho nódulos na tireóide e tomo o lipo 6 Black.
    Esses nódulos após exames não acusaram nada serio, mas vc acha que pode interferir em algo serio no meu corpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Ter nódulos na tireoide pode não significar nada do ponto de vista fisiológico, assim como pode. A melhor pessoa para dizer isso é o seu endocrinologista. Como não acusaram nada sério, menos mal, mas é bom monitorar sempre.

      Mas assim como um indivíduo normal tem risco de ter algum problema com o uso do suplemento, você também tem.

      Abraços.

      Excluir
  65. oi!

    dps do k li aki nao vou arriscar tomar o black.

    vi outro k é o lipo 6X k contem uma matriz propria estimuladora da tiroide (b-feniletilamina hcl, n-metil-b-feniletilamina, tiramina hcl, hordenina)

    este é mais seguro de tomar ou tbm é mto arriscado?

    desde ja obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O Lipo 6x não possui estimulantes da tireoide. Esses componentes que você citou são apenas estimulantes do sistema nervoso central, ou seja, aumentam a liberação de adrenalina, deixando a pessoa mais ativa e aumentando a quebra de gordura.

      O Lipo 6x é mais seguro, sem dúvidas.

      Abraços.

      Excluir
    2. mto obg por me esclarecer :)

      proximo mes vou tomar pra ver o k dá

      continue seu bom trabalho

      abraços

      Excluir
  66. Ola bruno, tenho hepatite b.. Terei problema se consumir lipo 6 black? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Veja bem, como qualquer doença hepática, a hepatite B requer cuidado especial com a alimentação. Como o suplemento contem diversas substâncias xenobióticas (estranhas ao corpo), o fígado tem o trabalho de depurar todas elas e mandar pro sangue.

      Não aconselho você a usar nenhum termogênico muito forte, pois todos eles são compostos por vários xenobióticos, e isso pode aumentar o trabalho do seu fígado, que já está sofrendo com o vírus da hepatite B.

      Abraços.

      Excluir
  67. Oi Bruno!

    Adorei o seu blog! Eu gostaria de saber sobre a L-carnitina, funciona? Qual outro supelemento vc indicaria para queima de gordura?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!

      A L-carnitina é um suplemento intrigante, rs.

      Há muito tempo ela foi introduzida na suplementação como um verdadeiro milagre pra queimar gordura. Mas à medida que foi sendo estudada, descobriram que ela não possuía esse poder lipolítico.

      Porém, um recente estudo mostrou que ela pode sim aumentar a queima de gordura, mas foi um estudo feito com atletas em atividades vigorosas. Não podendo ser expandido para o tipo de exercício feito nas academias com foco na perda de peso. Pelo menos não ainda...

      Para queima de gordura, eu indicaria alguns termogênicos do mercado (permitidos no Brasil) como o Lipo Cut X Hers, o Thermo Fire, entre outros. Mas principalmente a alimentação é fundamental para perda de peso.

      Abraços.

      Abraços.

      Excluir
  68. Boa noite;

    Comecei a tomar o Lipo 6 Black UC à uma semana. Depois de 2 dias resolvi ler o rotulo e vi que nao pode ser usado por pessoas que tomam remedios de controle da tireóide.
    Sou nutricionista e tenho hipotireoidismo, e estive pensando o seguinte: se a minha tireóide funciona devagar, se eu tomar um remédio que a estimula funcionar mais rapido, isso não vai ajudar? Nessa semana que tomei, perdi 1,5kg porem estou com medo de continuar tomando pois gostaria de saber qual é o problema que isso pode causar.
    Tenho consulta com meu endocrinologista na proxima semana, mas gostaria de ter uma opiniao se paro por enquanto ou não, pois nao estou tendo nenhum efeito colateral, como as pessoas costumam citar que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.

      Seu questionamento é algo que ainda não obtive resposta científica. Se pensarmos nessa linha, realmente o suplemento poderia ajudar. Mas existem coisas que não estamos levando em consideração quando pensamos somente nesse aspecto, como por exemplo o potencial carcinogênico que esse suplemento possa ter, e outras questões de segurança também.

      E a partir do momento em que você sofre de hipotireoidismo mas está controlando por medicação, é como se sua tireoide funcionasse normalmente e qualquer superatividade poderia vir a descontrola-la.

      Mas realmente a melhor pessoa a responder isso é o seu endocrino, apesar de eu já suspeitar do que ele vai dizer, rs.

      Abraços.

      Excluir
  69. boa noite bruno!tomo antidepressivo cloridrato de sertralina, posso tomar oxyelite pro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso de qualquer termogênico, ainda mais o OxyElite Pro, é contraindicado quando há uso concomitante de antidepressivos.

      Abraços.

      Excluir
  70. bom dia dr,bruno estou tomando oxyelite pro ha dois dias pela manha as 6:00,HORAS,DEPOIS TOMO ANTIDEPRESSIVO DEPOIS DAS MILHAS ATIVIDADES FISICAS INTERVALO DE UM AO OUTRO DE 30 MINUTOS TEM ALGUM PROBLEMA.AGUARDO RESPORTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como respondi anteriormente, o uso de qualquer termogênico, ainda mais o OxyElite Pro, é contraindicado para quem usa antidepressivos.

      Abraços.

      Excluir
  71. OLÁ, ESTOU TOMANDO O L6B HA 3 DIAS, 1º DIA TOMEI 1C, 2º DIA TOMEI 2 E HOJE NO 3º DIA TOMEI 3 C.
    ACONTECE QUE HOJE AMANHECI COM DORES NA AREA DO PESCOÇO (NAS GLÂNDULAS SALIVARES) É ASSIM QUE CONHEÇO O NOME. ME DESCULPE SE ESTIVER ERRADA.

    OQ DEVO FAZER, PARA DE TOMAR? OU ESSE É O PROCESSO NORMAL DO L6B??

    POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA, GRATA. PRI FERNANDY.
    E MAIL: lyla_araujo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri Fernandy.

      Não é comum usar suplementos e sentir dor. Aconselho você a parar imediatamente o uso e procurar um endocrinologista para ver se essa dor é algo mais grave.

      Pela descrição do local, pode ser nas glândulas salivares sim, conhecidas como parótidas, ou pode ser na tireoide.

      Aguardo novo contato, ok?

      Abraços.

      Excluir
  72. Ola Bruno, primeiramente gostaria de dizer que conheci agora o blog, muito interessante.
    Bom agora vamos ao meu erro, estou tomando o Lipo 6 Black Ultra Concentrated, que por sinal é muito bom sim, e confesso que particulamente estou tendo otimos resultados nos treinos, mais entao agora que fui ver os riscos deste suplemento e estou aprovado em um concurso e estou proximo de Fazer o TAF, a minha pergunta é si posso ser reprovado no exame toxicologico? E qual o periodo pra isso nao constar nos exames ja que parei de tomar esse suplemento a partir de hoje???
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Olha só, tem como você ver quais substâncias são detectáveis neste exame? Porque depende muito do tipo de exame para saber se cai ou não no antidoping.

      Se for baseado na Agência mundial antidoping, o suplemento não deve ser ingerido, pois a Metilhexaneamina é proibida.

      Não sei em quanto tempo a substância é eliminada pelo organismo, mas não deve ser muito tempo, uma vez que é rapidamente metabolizada.

      Abraços.

      Excluir
  73. Bruno, Obrigado pela atenção, dando continuidade a minha pergunta esta assim no edital.

    Será efetuado Exame Toxicológico, através da coleta de material (pelos ou cabelos) para a
    realização do exame de RIAH – Radioimmunoassy of Hair (Teste para detecção de usuário de substância entorpecente – teste randômico).
    1.1. O Exame Toxicológico terá caráter eliminatório.
    2. O exame toxicológico será realizado durante o Curso de Formação Específica.
    2.1. O candidato deverá autorizar a coleta de materiais (cabelos ou pelos), para fins de detecção
    de uso de drogas.
    3. O teste toxicológico de larga janela de detecção visa verificar a presença de substâncias entorpecentes ilícitas, causadoras de dependência química ou psíquica de qualquer natureza e serão realizados a partir de amostras de materiais biológicos doados pelo candidato.
    4. Será considerado reprovado no exame toxicológico o candidato que:
    a) tiver resultado positivo para uma ou mais substâncias entorpecentes ilícitas;
    b) se recusar a realizar o exame, conforme especificações deste Edital;

    Obrigado mais uma vez Bruno
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que você colou aqui, não há indícios de que a substância seja monitorada, mas mesmo assim eu não recomendaria continuar o uso do suplemento porque há o risco.

      Não se preocupe quanto ao tempo de eliminação do organismo, pois essa substância é prontamente eliminada.

      Abraços.

      Excluir
  74. Gostaria de Saber o que vcs acham sobre o suplemento ASSAULT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Assault é um suplemento pré-treino muito interessante.

      Não é altamente concentrado em estimulantes, como outros pré-treinos, o que é algo positivo, uma vez que o objetivo desses suplementos é aumentar o desempenho no treino e também a recuperação muscular.

      Possui substâncias que proporcionam aumento de força e de massa muscular, como creatina, arginina, leucina... Enfim, um bom suplemento.

      Abraços.

      Excluir
  75. Cara, qual suplemento a base de cafeína que você considera seguro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melo.

      Procure sempre aqueles suplementos que você possa adequar sua quantidade a ser ingerida, respeitando a dosagem de 6 a 9 mg/Kg de peso.

      Em relação às marcas, opte pelas marcas que são permitidas para venda no Brasil, para diminuir os riscos de ingerir algo que não está no rótulo, Ok?

      Abraços.

      Excluir
  76. Bruno,
    Eu estou tomando lipo6black da nutrex e daqui menos de um mês vou ter que fazer um exame toxicológico para policia estadual do ceará. Vc acha que a 1,3 dmaa ou qualquer outra substância que tenha no lipo6black poderá me prejudicar no toxicológico?

    P.S. O exame que irei fazer não será antidoping e sim toxicológico.

    Desde de já muito obrigado e parabéns pelo site...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é possível que essas substâncias estejam enquadradas na categoria de estimulantes.

      Essa categoria é analisada em exames toxicológicos, mas não sei dizer com certeza absoluta se a 1,3-dmaa ou qualquer outra substância presente no suplemento será analisada.

      Além desse risco, há também o risco de conter substâncias não identificadas no rótulo mas presentes no suplemento.

      O melhor a fazer é interromper o uso do suplemento até o exame ser realizado.

      Abraços.

      Excluir
  77. Olá, quero primeiramente agradecer você por ter escrito esses posts, li os três na esperança de ver alguma coisa sobre o Therma Pro, mas acho que este você está devendo. Eu malho desde novinha, mas vivo brigando com a balança e fazendo dieta, nada maluco, fui a nutricionista tudo certinho, até porque tenho histórico de diabetes na família e tenho horror de me tornar um dia.
    Enfim, conversando com o meu namorado falei que queria dá uma enxugada no corpo, para aparecer mais os músculos, pensei em aperta um pouco mais a dieta e emagrecer uns 4 quilos depois ganhar 2 como massa ai ele me veio com a brilhante ideia de tomar o tal do Therma Pro, fiquei meio assim, mas fiquei quieta, conversei com a minha instrutora da academia, porque eu malho a bastante tempo, paro normalmente nas férias, mas sempre volto, fiz uso do linolen junto com o actimax e o resultado foi excelente, então perguntei a ela sobre o Therma Pro, ela quase me bateu, me passo um sermão imenso, falo um monte que eu fiquei até com medo, mas pensei, vou procurar na internet.
    Procurei, procurei e procurei e só achei sites falando bem do trem, tava quase desistindo achei esse blog e to aterrorizada, seria a palavra correta, para o efeito dos "suplementos" que são mais "venenos" que você descreveu, mais continuo com a minha dúvida, o Therma Pro faz tão mal quanto esses que você cito? Meu namorado também está tomando esse trem, quero saber para poder dar um sermão nele, e mais uma vez parabéns pelo Blog porque hoje em dia informação de qualidade é raro na rede.
    Gabriella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriella!

      Que bom que meu blog ajudou você a achar informações sobre esses produtos. A intensão é exatamente essa.

      Mas vamos lá. Imagino que você esteja se referindo a um suplemento muito famoso que era o mais vendido quando a efedrina era permitida. Esse suplemento era realmente muito forte e causava perda de peso sim, pois continha a tal efedrina, que é uma substância que realmente promove o emagrecimento mas às custas de saúde, pois pode causar diversos problemas, desde psicológicos até mesmo cardiovasculares, levando a óbito. Tal suplemento não é mais permitido nem mesmo nos EUA, pois a efedrina foi banida devido ao seu perigo de uso.

      Caso seja essa suplemento ao que você se refere, fique longe dele! A efedrina é a pior escolha que uma pessoa pode fazer para tentar emagrecer.

      Eu disse que imaginava que fosse esse suplemento porque existe no Brasil um produto com o mesmo nome (Therma Pro), da Integral Médica. Ele é líquido e é bem fraquinho como termogênico, não oferecendo risco algum à saúde. Existe ainda o Therma Hardcore Pro da mesma Integral Médica, que é mais concentrado em cafeína, é mais potente do que o Therma Pro, mas ainda assim é seguro para uso.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
    2. ajudou de novo, e muito obrigado!! você sabe qual a melhor maneira para se fazer o uso do Therma Pro? ele sugere duas cápsulas 30minutos antes do treino, alguma sugestão?

      Excluir
  78. Ola,gostaria saber melhor sobre suas substancias se o produto Hemo Rage Black da nutrex ,em um individuo de 20 anos,se é um suplemento de uso perigoso? ...

    Agradeço,
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      O Hemo Rage é um suplemento pré-treino concentrado, ou seja, é um produto altamente estimulante, deixando a pessoa com mais energia e disposição para se exercitar.

      O problema disso é que além de ser muito concentrado (e aí eu falo também dos outros pré-treinos concentrados), ele possui substâncias que ainda não foram muito estudadas, portanto não se sabe os reais efeitos colaterais, segurança de uso, etc.

      O fato de ser muito concentrado é ruim por afetar o sistema nervoso central, podendo causar a longo prazo sintomas como agitação, nervosismo, dependência... Fora o perigo de causar alguma taquicardia, principalmente para pessoas com problemas cardiovasculares.

      Abraços.

      Excluir
  79. Oi, Tenho que da os parabéns pelo seu blog,esta um ótimo blog,mostrando boas informações e importante ao leitores,eu queria saber se o suplemento Animal Pack da universal,é um suplemento que vale a pena o seu consumo para hipertrofia?

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.

      Excelente pergunta.

      Existe muito mito por trás do Animal Pak. Na verdade esse suplemento é um grande combinado de substâncias das mais variadas possíveis.

      Em suma, são muitas vitaminas e minerais em quantidades extremamente altas e outras substâncias antioxidantes, hepatoprotetoras, enzimas, etc.

      De uma forma geral, esse produto ajuda a melhorar o desempenho de alguém que tenha deficiências de vitaminas e minerais, deixando a pessoa mais bem disposta. Mas não há no produto ingredientes que atuem sobre a força e hipertrofia muscular.

      Sem falar no exagero de vitaminas e minerais que pode ser prejudicial ao organismo não adaptado.

      Abraços.

      Excluir
  80. Ola,Gostaria de saber na sua opinião qual melhor suplemento ou um dos melhores de NO2,que não traz risco a saúde,como principal objetivo a hipertrofia muscular.

    Agradeço desde já
    Um grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.

      Em se tratando de suplementos de óxido de nítrico, existem alguns muitos bons da Arnold e da Universal (NOXI2 e NOX3, respectivamente).

      Caso queira um pré-treino, que também tem como objetivo aumentar a produção de óxido nítrico, o super charge, o super no expander, o assault são ótimas opções.

      Abraço.

      Excluir
  81. Olá meu caro, sei que já fizeram algumas perguntas parecidas. Mas tomo Rivotril gotas (10 gotas, o que nao é uma dosagem alta) e tomo já ha uns 4 anos. Tenho 92 kg (1,79m) e uma certa dificuldade em perder peso por isso pensei em aliar o Lipo 6 Black no meu treino da academia. Meu Rivotril hoje em dia é apenas para ansiedade. Há alguma interação medicamentosa (química por exemplo) que impeça o uso concomitante dessas duas substâncias? Pois na bula do Rivotril nao diz nada sobre termogênicos.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.

      A união do lipo 6 black com o rivotril não é aconselhada, devido a ambos atuarem sobre o sistema nervoso central.

      O uso de termogênicos podem aumentar ainda mais o estado de ansiedade ou da depressão. De uma forma geral, não são recomendados para quem possui alguma dessas condições.

      Ainda mais com o Lipo 6 Black, que é um termogênico muito forte.

      Abraços.

      Excluir
  82. Olá Bruno,

    Parabéns pelo site! Excelente trabalho! Muito informativo e imparcial.

    Estive pesquisando sobre termogênicos nacionais e sem Efedrina e encontrei artigos citando a Sinefrina associada à cafeína como substituta menos maléfica para a efedrina.

    O que me diz a respeito? Sabe se faz mal a saúde?

    Estou em dúvida entre dois termogênicos: "Thermo Cuts Absolute Nutrition com sinefrina" e "Therma Pro HardCore - Integralmédica" (vi que você citou esse último em algum post).

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Realmente a sinefrina é uma substância análoga à efedrina, ou seja, tem estrutura semelhante. O bom é que ela não exerce os efeitos adversos à saúde que a efedrina exerce. Mas também não possui o mesmo efeito de perda de peso, é diminuído.

      É considerada segura sua suplementação, pode ficar tranquila.

      Abraços.

      Excluir
  83. Bruno, PARABÉNS pelo post e principalmente iniciativa em criar um blog que tira tantas dúvidas :)

    Confesso que fiquei com o pé atrás quando o meu nutricionista e personal "prescreveu" o tal lipo 6 black. Mas farmacêutica com pé atrás com medicamento/suplemento é pleonasmo, né? auahuaha!

    Vale frisar que o próprio suplemento diz que o seu uso não deve ultrapassar 2 meses, logo, nota-se modulação nos receptores, e obviamente, alterações endócrinas (provavelmente permanentes).

    Bom, há um bom tempo tenho resultados satisfatórios seguindo uma dieta extremamente balanceada e compatível com a minha rotina, horários e treino. Acho que vou dar uma chance ao termogênico, já que tenho condições boas de saúde e nenhum problema com a tireóide (e nem histórico familiar).

    Pretendo iniciar a posologia com apenas uma cápsula, e observar os efeitos com base nos meus conhecimentos fisiológicos e farmacológicos. Consultarei também um endócrinologista para conhecer melhor os riscos de estumulação dos receptores A2.

    No mais, pretendo testar o produto apenas por curiosidade, e dar uma chance ao conhecimento do meu colega.

    Obrigada novamente pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleici.

      Estarei ansioso esperando os resultados.

      Não esquece de postar aqui, tá?!

      Boa sorte!

      Excluir
  84. Bruno,gostaria de saber se o suplemento 1M.R é um bom suplemento e se traz risco a saúde?

    obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      O 1.M.R. é um pré-treino concentrado, daqueles que são altamente concentrados em estimulantes para dar mais energia e disposição pro treino.

      Existe duas versões de 1.M.R. Uma contem a 1,3-DMAA, que é uma substância estimulante potencialmente perigosa. Outra não possui essa substância, o que seria mais interessante.

      Em termos de efeito, seria algo semelhante aos demais suplementos abordados aqui no blog (Jack3d, Hemorage, Neurocore, etc).

      Abraços.

      Excluir
  85. OI BRUNO GOSTARIA DE SABER O NOME DE UM TERMOGÊNICO PERMITIDO QUE TENHA RESULTADOS SEMELHANTES AO DO LIPO 6??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Existem vários suplementos permitidos no Brasil que ajudam na perda de peso, assim como o Lipo 6. Posso citar alguns como o Lipo Cut X (e toda sua família), Thermo Fire, Ripped AGE, Therma hardcore pro, entre outros.

      Abraços.

      Excluir
  86. OI BRUNO COMPREI O LIPO 6 QUE É LIBERADO PELA ANVISA E TAMBÉM O Ripped Extreme Yellow CAPS QUE TAMBÉM TEM A VENDA LIBERADA, VOU TOMAR UMA CÁPSULA DO LIPO ANTES DE CADA REFEIÇÃO E 4 CÁPSULAS DO YELLOW ANTES DO TREINO AERÓBIO. O QUE VOCÊ ME DIZ DA COMBINAÇÃO DESSES DOIS SUPLEMENTOS??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acho interessante essa sua forma de usar. Mas apenas me certificaria de que o consumo do lipo 6 fosse pelo menos meia hora antes da refeição para ele poder ajudar na termogênese e na saciedade.

      O Ripped citado é um produto muito fraquinho. Pode tomar o produto, já que já comprou, mas não recomendaria comprar novamente. Sua concentração de cafeína é muito fraca e seriam necessárias muitas cápsulas para que houvesse algum efeito.

      Abraços.

      Excluir
  87. olá, gostaria de saber se tem algum problema de tomar hwey proteim junto com lipo 6 black? tenho umas gordurinhas localizada na barriga que não acaba nunca, malho ha 1 ano e tomo whey proteim, mas gostaria de perder essa gordura localizada na barriga tomando umas 2 semanas de lipo 6 black, será que resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayanne.

      Essa gordura que você se refere é a mais difícil de ser queimada no nosso corpo, a gordura subcutânea.

      No seu caso, não recomendo usar suplementos como o Lipo 6 Black para resolver isso. Aconselho que você procure um nutricionista da área esportiva para que ele possa traçar um plano pra você atingir seu objetivo, seja com ou sem suplementos.

      É muito difícil um suplemento sozinho resolver esse tipo de problema, caso a alimentação não esteja totalmente regulada, ok?

      Abraços.

      Excluir
  88. BRUNÃO AINDA ABRIR OS MEUS SUPLEMENTOS E POSSO FAZER A TROCA, A VENDEDORA ME INDICOU UM MAIS CONCENTRADO DA ARNOLD QUE É O Yellow Hornet Stacker ONDE SE TOMA DUAS CÁPSULAS POR DIA , SE EU FIZER A COMPRA DESSE JUNTAMENTE COM O LIPO 6 COMUM TEM ALGUM PROBLEMA? COMO DEVO PROCEDER NA INGESTÃO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o Yellow Hornet não é da Arnold, é da Stacker. Esse é super concentrado e é um excelente termogênico. A dose dele é tão alta que não são necessárias duas cápsulas por dia, apenas 1 antes do treino.

      Só não aconselho tomar após as 17h, pois é bem provável que haja dificuldade de dormir.

      Abraços.

      Excluir
  89. Bruno parabéns pelo excelente blog,tirando todas as duvidas dos leitores.
    Como objetivo de hipertrofia muscular,eu gostaria de saber sobre o suplemento ANABOL 5 (Nutrex) , ele é considerado um anabolizante? A ingestão desse suplemento traz risco a saúde?

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      O Anabol-5 da nutrex é um anabolizante oral, assim como o M-drol, D-drol...

      Como todo anabolizante esteroide, traz sim possíveis efeitos danosos à saúde. Para mais informações, leia o post sobre o M-drol/D-drol.

      Abraço.

      Excluir
  90. Ola Bruno,
    Estou 7kg acima do meu peso e quero muito emagrecer.Estou com personal,massoterapeuta e nao estou emagrecendo.Comprei o lipo 6 Black mas estou insegura quanto ao uso do mesmo e se realmente ele vai me ajudar.
    Abraços, Duda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda.

      Faltou uma variável nessa conta aí para o emagrecimento: o nutricionista!

      Na maioria das vezes o detalhe que não faz a pessoa emagrecer é a alimentação.

      O acompanhamento de um nutricionista é essencial para emagrecer com saúde. Acredite, a diferença é imensa, e você passa a aprender a como se alimentar de maneira equilibrada e saudável.

      Não recomendo o uso do Lipo 6 Black para ninguém devido ao potencial efeito negativo sobre a saúde.

      Abraços.

      Excluir
  91. Olá Bruno, tudo Bem.....

    Sempre tive o costume de malhar diariamente...fiquei 8 meses parado, engordei muito e fiquei com aquela barriga de cerveja..kkk
    Quando voltei de férias, voltei com tudo para a academia.
    iniciei os treinos no dia 06/02.

    Depois de 2 semanas treinando, comecei a tomar suplementos.
    o meu treino começa com 30min de esteira e 4 séries de 12 á 15 repetições na malhação e faço bastante abdominais....

    comprei 01 frasco de BCAA 1G (tomo 1 antes e 2 após o treino)
    01 frasco de Oleo de coco extra virgem ( tomo 1 antes o almoço e 1 antes da janta, todos os dias da semana)
    01 pote de JACK 3D (tomo uma colher de chá antes do treino)
    01 pote de LIPO 6X BLACK ULTRA-CONCENTRADO ( tomo 1 capsula na parte da manhã, de segunda a sábado e não tomo no Domingo.)

    Minha dieta é: (de segunda a sexta e domingo)

    *café da manhã:(08:00H)
    01 copo de 300ml de leite desnatado itambé(enriquecido com vitaminas + uma colher de Nescal Light.

    *Lanche:(10:30)
    01 barra de cereal

    vou para academia e malho de 12:00h ás 13:40

    *Almoço:(14:00h)
    no almoço como de tudo, desde macarrão, carnes, verduras, legumes.....sem restrição....mas em uma quantidade boa, sem exageros.

    *Lanche:(17:00h)
    01 barra de proteínas PRO 30VIT da TRIO.

    *Lanche:(20:00H)
    01 barra de cereal

    *Janta:(23:00h)
    01 copo de 300ml de leite desnatado itambé(enriquecido com vitaminas + 3 colheres de sopa do shake DIET WAY + 01 banana + 01 maçã.

    Nos sábados, eu extravaso um pouco, ou como uma pizza, ou hambúrguer, churrasco....sem restrições.


    Optei por esses horários pois Trabalho o dia inteiro e estudo a noite, peço sua opinião e análise a respeito do meu dia a dia.

    obs: hoje faz 42 dias que estou nesse ritmo, no inicio pesava 104kl e hj peso 99kl. Meu abdômen já está quase "traçado" e meus músculos já estão bem definidos. minha altura é 1m82cm. Outra coisa, não bebo alcool e refrigerante a meses...e também chocolates....

    fico no aguardo......té mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo.

      Bom, vamos lá.

      Para começar, eu já tiraria os suplementos Jack3d e lipo6.

      Os outros eu manteria, mas indicaria você usar o bcaa todo antes do treino.

      Quanto ao volume das refeições, tente dividir melhor durante o dia. Evite concentrar a maior parte dos alimentos em uma única refeição, como está sendo no almoço. Diminua nele e aumente em outras.

      Aumente a ingestão de frutas e verduras, variando bastante.

      Mesmo que fuja um pouco aos sábados, evite os exageros. Um dia pode colocar uma semana inteira a perder.

      Já é uma perda de peso considerável contando apenas esses 42 dias. Não se preocupe com a velocidade, pois tudo que vem rápido, vai rápido. A perda de gordura e aumento de massa muscular é algo que quando feito da maneira correta, vem lentamente mas se mantém por um bom tempo.

      Indicaria para você também, considerando as possibilidades e a logística, a inclusão de mais raízes como aipim (mandioca), inhame, batata doce... Banana da terra também é uma boa. Ovo cozido, além de proteínas, possui vitaminas e minerais importantíssimos para saúde (com a gema mesmo).

      Diminuir o consumo de industrializados, então ao invés de uma barra de cereal (que tem basicamente açúcar), consuma oleaginosas como castanha do pará, de caju, amendoas, avelãs, nozes (desde que em pouca quantidade, pois são altamente calóricas).

      Frutas secas também são ótimas opções pra levar pro trabalho como lanche.

      Espero ter ajudado.

      abraços.

      Excluir
  92. Boa noite! Blog fantástico. Estou em tratamento com uma nutricionista e ela me sugeriu tomar o Therma Cuts Black. Porém, eu faço uso de sertralina. Informei a ela, e me pareceu tranqüila, dizendo que eu deveria iniciar com 1 capsula aproximadamente 1h antes do treino. Mas procurando artigos na internet, nao estou me sentindo segura. Poderias dar-me uma opinião? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Obrigado pela visita!

      É uma recomendação padrão não se indicar termogênicos para quem usa antidepressivos.

      Mas como sua nutricionista está te acompanhando e tem uma análise de seu perfil, ela deve saber como usar para que não aconteça nada de indesejado.

      Caso você sinta alguma coisa, algum efeito colateral, informe a ela. O acompanhamento que você está tendo é essencial para o sucesso do tratamento dietético. Então não hesite em conversar com ela.

      E não se preocupe, caso algum efeito apareça, é só falar com ela para que ela tome a medida necessária, Ok?

      Abraços.

      Excluir
  93. Olá Bruno,

    Andei lendo algumas notícias sobre o fechamento da Integralmédica em 2007 por adultério dos produtos.

    Você sabe me dizer se os produtos dela já foram liberados pela Anvisa? Andei procurando na internet mas não encontrei nada.

    Estou usando o Thermapro e não sei devo continuar depois dessas notícias. Até agora o único efeito que me deu foi a insônia, pois tomava no fim da tarde. Mudei para o meio da tarde e parei de tê-la, mas mesmo assim fico com receio após essa notícia de adultério.

    Um abraço e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno!

      Essa notícia sobre a IntegralMédica é velha. Tratou-se, na verdade, de alguns produtos que continham substâncias não permitidas em suplementos alimentares, daí toda essa polêmica.

      Hoje, a IntegralMédica é vendida normalmente pelo Brasil e de maneira legalizada. Segundo o rótulo os seus produtos são legítimos e não apresentam contaminantes e substâncias ilegais.

      Especificamente o Therma Pro não parece ter nada de errado na composição, então fique tranquilo, Ok?

      Mas sempre use ferramentas como essa para conhecer mais sobre os suplementos e eleger sua marca de confiança. Fabricantes de suplementos hoje em dia a gente encontra 1 a cada esquina, portanto só compre daquela marca que você já usou, confia, e que demonstra idoneidade.

      Abraços.

      Excluir
  94. Ola gostaria de saber sobre os efeitos do stimerex? É pio que o lipo 6 black?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      O Stimerex é pior do que o Lipo 6 Black? Difícil responder, porque é diferente. Enquanto o Lipo 6 Black atua principalmente sobre a tireoide, o Stimerex contem efedrina, uma substância proibida em todo o mundo por seus potenciais efeitos danosos à saúde, podendo causar até a morte.

      Abraços.

      Excluir
  95. Oi Bruno, tudo bem?

    Tenho hipotireoidismo, tomo remedio e hoje esta controlado. Ha algum problema se eu comecar a tomar Lipo 6 Black HERS?

    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia.

      Eu não recomendaria não, uma vez que você já apresenta uma disfunção tireoideana e está controlada. É possível que o suplemento aja sobre a tireoide e possa desregular sua atividade.

      Abraços.

      Excluir
  96. Oi Bruno,
    Estou querendo usar um thermogenico e me recomendaram o lipo6 black disparado, realmente ele eh febre no mundo inteiro, porem eu sou muito cautelosa para essas coisas porque sei que ele mexe com a tireoide, fico receosa por conta disso. Depois que li seu post desistir de vez. Existem alguns legais me que recomendaram como o lipo 6, Lipo cut x, jet fuel, e gostaria de saber qual eh o melhor na sua opiniao. Minha intencao ~e perder gordura abdominal, queria um que fizesse efeito mesmo, me recomendaram ate usar um desses legais com o EFA LEAN GOLD. Queria saber sua opiniao sobre estes suplementos e se seria uma boa associar com o EFA LEAN GOLD.

    Obrigada,
    Thiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiara!

      Todos estes termogênicos que você citou são muito bons, só não indicaria muito o Lipo 6x (o normal). Tente o Lipo Cut X Hers, é menos concentrado em estimulantes e exerce um bom efeito em nível de perda de gordura.

      O EFA Lean Gold não é um termogênico, mas é usado também para perder gordura. Sua mistura de óleos vegetais essenciais ajudam no metabolismo lipídico, ou seja, faz com que você seja mais eficiente em queimar gordura. A associação desse suplemento com um termogênico é uma boa opção, desde que acompanhada de exercício físico e uma alimentação equilibrada.

      Abraços.

      Excluir
  97. Estou impressionada com sua disposição em responder todas estas questões... e de graça.

    vou aproveitar a chance: nado cerca de 5 mil metros por semana (cada aula tem uma hora e faço 3 x por semana). Faço piltaes duas vezes por semana (uma hora/aula).

    Comecei esta sequência de exercícios há dois meses e meio e gostaria de acelerar tanto a perda de peso quanto o aumento da massa magra. Escutei uma notícia na rádio CBN sobre uma pesquisa de que mulheres que tomam anti-concepcional e que possuem dificuldades em ganhar massa magra...

    bom, fui atrás dos tais suplementos e me indicaram o Lipo Cut. Quando decidi comprar o vendedor disse que altera a tireóide. e tentou me vender o Dietex (que era mais barato que o Lipo Cut). Achei melhor não comprar.

    Bruno, mestre dos mestres, o que eu faço?

    Obrigada!
    Abs, Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana.

      Mas a ideia do blog é exatamente essa, levar informação aos que buscam, rs! (O "mestre dos mestres" é muita bondade sua)

      Então, vamos à sua dúvida.

      Aumentar músculo e queimar gordura é o objetivo de todos que se engajam na prática de exercícios físicos, e é também a coisa mais difícil de se fazer, pelo menos em curto prazo. A longo prazo, é possível sim, e para isso os suplementos devem ser usados da maneira correta.

      Olha só, o Lipo Cut X não tem estimulante de tireoide não. Na verdade tem um composto chamado Guggulsterona que atua sobre a tireoide mas não é diretamente estimulando-a, sendo segura pra uso. Então pode consumir esse suplemento sem preocupação.

      Já para ganho de músculo, o treinamento será mais fundamental do que o suplemento, mas a alimentação também tem seu papel. Um suplemento proteico como a Whey consumida pós-treino é uma boa opção para ajudar seu músculo a se recuperar pras próximas sessões de treino e consequentemente ajudar no aumento de massa muscular.

      Abraços.

      Excluir
  98. Oi,
    Gostaria de saber se o lipo 6 black é detectado nesses tipos de exames antidrogas:
    "antidrogas: exame com janela de detecção de 90 (noventa) dias pela amostra de queratina para:
    a) Maconha;
    b) Metabólicos do delta-9 THC;
    c) Cocaína;
    d) Anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados);
    e) Opiáceos".
    Bem como,se haverá alterações estruturais da glândula tireoide, com repercussões em seu desenvolvimento,pois isso tb será pesquisado no exame médico.
    Por fim,tendo q parar de tomar o lipo 6 black,em qto tempo ele sairia do organismo,deixando,assim de ser detectado?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Olha, é possível que o exame detecte alguma(s) substância(s) com o uso do Lipo 6 Black sim. Não posso afirmar com 100% de certeza, mas há a possibilidade.

      Como se trata de um exame com janela de detecção de 90 dias, recomendo que pare de usar com pelo menos 90 dias de antecedência, para não correr maiores riscos.

      Infelizmente não há como eu afirmar se detectará algo ou não, pois para isso um laudo laboratorial deveria ser feito com o suplemento.

      Abraços.

      Excluir
  99. Olá Bruno, parabéns pelo blog. Gostaria que se possível, você fizesse uma breve análise das substancias presentes no HydroxyStim, da mucle tech. Acontece que eu venho usando uma capsula deste produto pela manhã todos os dias antes do treino (uma hora depois da ingestão), pois a proposta deste produto é um termogênico-estimulante.

    Ainda, a recomendação é uma dose de 3 capsulas diárias, e por prevenção venho tomando apenas uma, acho o produto muito bom para o desempenho na musculação, mas também desconfio que possa causar algum mal a saúde pois ele causa sintomas perceptíveis na frequencia cardíaca, temperatura do corpo, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Davi.

      O Hydroxystim é um termogênico que contem uma substância bem forte chamada 1,3-dimetiamilamina (ganhou popularidade por estar presente no Jack3d).

      Não se sabe seus efeitos sobre a saúde a longo prazo, não sendo considerada segura para uso, inclusive constando como doping pela Agência Mundial Anti-Doping.

      Se você está gostando dos resultados com 1 cápsula, não aumente, pois você ira dessensibilizar seu organismo, precisando de doses cada vez maiores.

      Abraços.

      Excluir
  100. Olá Bruno,
    Parabéns, pela seriedade e competência que lida com o assunto!
    Tenho medo de comprometer minha saúde tomando suplementos com ingredientes perigosos, então, penso em mandar manipular um suplemento contendo apenas ingredientes estimulantes (mais naturais) como cafeina, taurina, etc. O que você acha? Será que dá resultado? E quais ingredientes indica? Muito obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evandro!

      É uma ótima opção usar a manipulação farmacêutica para se isolar e incluir determinadas substâncias para que elas ajam de forma sinérgica. Mas esta prescrição deve ser feita por um profissional competente, com especialização em fitoterapia, pois é algo muito sensível de ser feito.

      Cada substância tem sua dosagem específica e interações com outros princípios ativos, portanto não devemos sair por aí "misturando tudo", pois pode ser prejudicial à saúde. Além disso, a quantidade também é importante de ser estabelecida com segurança e a forma que esse suplemento estará, assim como o horário de tomar, enfim... a fitoterapia e farmacologia é um mundo! rs

      Tenho vistos resultados excelentes com fórmulas manipuladas contendo L-Theanina, Capsaicína, 5-HTP, entre outras.

      Procure um nutricionista especializado em fitoterapia para usufruir desses benefícios com segurança pra saúde, e com eficácia!

      Abraços.

      Excluir
  101. Bruno, comprei 2 frascos de lipo6 black Ultraconcentrado no EUA, eu ja havia tomado 1 frasco de dyma burn e outro de lipo 6 black, não obtive resultado e nem senti efeito colateral.. porem com o Lipo Ultraconcentrado eu perdi completamente o sono, estava tomando uma capstula de manha e outra no maximo ate as 15:00, chegava a noite nao conseguia dormir ou sempre acordava de madrugada, nunca tive problema com sono antes, a sensação era tao ruim que resolvi parar de tomar.. realmente o produto parece funcionar, da um gas e inibe o apetite, mais prefiro ter minhas noites de sono e tentar emagrecer de forma mais saudavel, fazendo exercicios e me alimentando melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcus!

      Obrigado pelo seu relato.

      Esse é o sintoma mais comum quando se usa termogênicos concentrados. A falta de sono/insônia é mais frequente do que se imagina. Mas a maioria das pessoas não dão importância a isso, quer seja pelo efeito emagrecedor que elas acham compensador, ou porque o sono já estava desregulado e pouca importância é dada a ele.

      No seu caso, você procedeu de maneira corretíssima. O sono é importantíssimo para a saúde, e também para o emagrecimento, já que enquanto dormimos queimamos energia, percentualmente, mais proveniente da gordura, além de estimular a recuperação muscular.

      Abraços.

      Excluir
  102. Muito boa Tarde.

    Antes de mais parabens pelo Blog. Depois de ler este post decidi pesquisar em revistas cientificas sobre as hormonas da tiroide.
    Surgiu este artigo que passo a transcrever o link:
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22217997
    Espero que vos seja util.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito legal o link disponibilizado.

      Não consegui ter acesso ao artigo na íntegra, não está disponível no site da revista publicada. Mas pelo resumo parece um artigo bem interessante.

      Infelizmente para analisar os resultados, precisamos saber da metodologia inteirinha, assim como as análises estatísticas. Só assim para podermos validar um estudo. A princípio, realmente é algo que pode mudar as opiniões científicas a respeito da administração de T2, mas como falei, para que isso ocorra, o artigo deve ser analisado, mas mesmo que esteja tudo Ok com ele, para que algo se prove seguro, deve ser reproduzido várias vezes, ou seja, mais artigos devem corroborar com o resultado encontrado neste.

      Muito obrigado pelo link e continue colaborando, caso ache mais coisas a respeito.

      Abraços.

      Excluir
  103. Oi Bruno , meu nome é Pedro,
    Tenho 18 anos meço 1,81 e peso 92 KG ... estou fazendo academia há 2 semanas e meia ! junto com o aeróbico ( 30 a 40 minutinhos de esteira) Utilizado como suplementação, creatina, whey protein, e a 3 dias atrás comprei o lipo 6 black, porque meus objetivos relacionados a musculação estão sendo obtidos, já o emagrecimento nem tanto. Sigo uma dieta balançeada, e vou a academia de seg a sab. Porém já cheguei a ler mais de 3 horas de artigos e posts sobre o Lipo e não estou tendo muita coragem ! Gostaria de saber se a utilização deste suplemento junto com a creatina tem problema, tambem gostaria de saber se eu deveria cortar algum suplemento, e acabar focando ou na obtenção de massa magra, ou no emagrecimento e perda de gordura.

    Aguardo resposta, desde já Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro.

      olha, caso você tenha lido alguns comentários aqui no post sobre o Lipo 6 Black, já deve saber que eu sou contra o uso desse suplemento, não é?! rs

      Mas sendo mais específico quanto ao seu caso, não há nenhum problema do uso concomitante de creatina com o Lipo 6 Black não.

      Eu só não recomendaria a utilização da creatina agora, esperaria dar uns 3 meses de musculação, quando você já estaria com um treino mais exigente.

      Quanto à perda de gordura, muitos fatores influenciam, como alimentação, genética, exercícios... É normal nessa primeira fase notarmos uma tonificação muscular mais evidente do que a perda de gordura, mas após um certo tempo, você também vai notar a perda de gordura. A associação de aeróbicos com musculação é a melhor forma para se conseguir isso.

      Quanto ao emagrecer ou hipertrofiar (antes ou depois), é algo bem controverso e polêmico no mundo da nutrição/educação física. Mas eu, particularmente, prefiro a estratégia de perda de gordura com posterior intensificação da hipertrofia. O motivo é simples: é mais rápido queimar gordura do que ganhar músculo do ponto de vista bioquímico, então prefiro que a pessoa chegue mais rapidamente ao percentual de gordura desejado para depois, com mais tempo, hipertrofiar. Mas isso é apenas uma estratégia, uma conduta.

      Só não exagere na suplementação, pois todo excesso acaba levando ao aumento de peso, ou prejudicando a perda de gordura. Cada detalhe é importante nessa equação.

      Abraços.

      Excluir
  104. Primeiro queria parabenizar pelo blog e pela sua dedicação com todos aqui,
    Espero que você possa me orientar também....
    Tenho 22 anos, fiz cirurgia do estomago há 7 anos, só que nunca malhei, fiquei muito flácida e resolvi pegar firme na academia, porem tive uns contratempos psicológicos e engordei 8 quilos,
    Dai me recomendaram o uso do Lipo 6 Black, porem fui me informar sobre ele (por isto achei seu blog) e li neste site tbm http://www.lipo6black.com.br/ que o uso do lipo 6 black é mais indicado para quem já malha, e para quem não tem o habito ainda e quer emagrecer o recomendado é o Lipo 6, que pelo que li aqui, já é liberado no Brasil,
    Então gostaria de saber se você acha que eu consigo perder peso com o Lipo 6 conciliando uma dieta balanciada e exercícios físicos normais (caminhada, esteira, bicicleta) antes de dar inicio a hipertrofia. Pq gostaria de perder estes quilinhos extras antes de ‘engordar’ com massa muscular. Ou se voce me recomenda outra coisa.

    Aguardo retorno e desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!

      Pelo que entendi, você ainda não começou a praticar exercícios físicos, correto?

      Então, sendo este o caso, não recomendo nenhum suplemento para perda de peso no momento. O motivo é simples: o exercício físico já é uma mudança tão grande do ponto de vista do gasto calórico que somente ele já produzirá um efeito muito bom na perda de gordura. O termogênico influenciará muito pouco neste momento de adaptação ao exercício. Seria um desperdício de dinheiro com possíveis efeitos colaterais dos termogênicos.

      Existem alguns termogênicos bons aqui no Brasil e das mais variadas categorias: mais fortes, leves, medianos... O que você tem de colocar na cabeça é: não será o suplemento que fará você emagrecer, ele somente poderá te ajudar um pouco caso a suplementação seja feita de maneira correta. Tendo isto em mente, você poderá emagrecer com saúde sem correr riscos desnecessários e também de voltar a engordar após o uso dos produtos.

      Outra coisa: converse com seu instrutor para iniciar desde já os exercícios de musculação, pois diversos estudos recentes apontam que o exercício anaeróbio (musculação) é tão bom, ou até melhor, do que o aeróbio para perda de gordura. O que é consenso é que os dois juntos são a melhor forma de perder peso e aumentar massa muscular.

      Abraços.

      Excluir
  105. Oi,
    Estou tomando lipo 6 black há um mês e percebi q a,mais ou menos,uma semana comecei a ter espasmos musculares intensos e contantes no braço(na altura do tríceps).Será q o lipo tem a ver com isso?Sabe-se q os espasmos musculares estão relacionados com o estresse físico ou mental,então será q é possível q o lipo esteja causando isso?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!

      Olha, é até certo ponto comum esses espasmos/contrações involuntárias em algum músculo do nosso corpo. O motivo pode ser relacionado à alta ingestão de cafeína, que exerce um papel na contração muscular devido à sua interação com o cálcio que se encontra no músculo e é essencial para a contração muscular.

      Quando alguém é exposto a uma alta quantidade de cafeína, o cálcio acaba saindo demais da célula muscular e isso faz com que ela contraia sem controle, causando esses espamos.

      Pode ser isso, mas também pode ser outra coisa, que aí não seria relacionada ao suplemento.

      Abraços.

      Excluir
  106. Oi Bruno,
    Eu parei de tomar o lipo 6 black há um mês,será q ainda existe a possibilidade de ser pego em um exame toxicológico de concurso público(teste de drogas)?Pergunto isso,pois sabe-se que o lipo 6 black é de rápida absorção pelo corpo...
    Abs e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Acho difícil ainda haver detecção de substâncias presentes no Lipo 6 Black, até porque é bem provável que esse teste toxicológico não escaneie essas substâncias.

      Abraços.

      Excluir
  107. Fala, Bruno!

    Teu Blog tá show! To entrando nele quase todo dia!

    To com uma dúvida, mas não é sobre o Lipo6: estava pensando em tomar um pré-treino (Assault ou Shotgun) e um óleo de peixe (para definição).

    Porém, não tenho tempo de fazer exercícios aeróbicos (só musculação) e tenho tendencia a engordar. O que eu queria saber é:
    - O óleo de peixe, por ser gordura (apesar de boa), não engordaria nesse caso? e;
    - Esses pré-treinos têm substâncias nocivas? Posso acrescentar a uma dieta na qual já há Whey? (tenho receio de sobrecarregar rins e fígado).

    Parabéns de novo pelo blog!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno!

      Obrigado por acompanhar o blog!

      Vamos ás suas dúvidas. Entre o Assault e o Shotgun, são pré-treinos muito bons, com substâncias que exercem efeito no aumento de força e hipertrofia. Particularmente acho o Assault mais interessante do que o Shotgun. Ambos não apresentam substâncias nocivas, desde que não sejam consumidos em excesso, portanto não se preocupe.

      Para saber mais sobre essa questão dos rins e do fígado, acesse o post do blog http://esportenut.blogspot.com.br/2011/08/proteina-em-excesso-prejudica-os-rins-e.html

      Já o óleo de peixe (ômega-3) não vai exercer um efeito significativo na perda de gordura. Não por ele ser uma gordura, pois trata-se de uma gordura boa, essencial para a saúde, com atividade anti-inflamatória, antioxidante, hipocolesterolemiante, entre outros benefícios, mas por não ter efeito lipolítico substancial.

      Existe outro tipo de gordura que possui capacidade de diminuir percentual de gordura, o óleo de cártamo, porém não é comprovado cientificamente ainda.

      Abraços.

      Excluir
  108. Boa tarde Bruno, gostei dos seus esclarecimentos, minha mulher esta fazendo uso do lipo 6black UC. na parde de perder peso sem perder massa muscular ta tudo ótimo ela ta tomando a 1 semana e um dia, já perderu 2,300. claro isso com uma deita em regrada sem muitos carboidratos e longe de calorias, então ela ta sentindo dores no peito e uma dormência no braço esquerdo. isso é normal?

    ASS:Jhacy'Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jhacy.

      Olha, essas dores no peito devem ser vistas por um médico cardiologista. O ideal é que ele realize exames de esforço físico e cardíacos para saber se há algo errado no coração da sua mulher. Normal não é, por isso a necessidade de acompanhamento médico.

      Como o suplemento é estimulante, pode ser que seja efeito dele, portanto recomendo que pare o uso até checar isso.

      Quanto à dormência, pode ser sintoma de má circulação, que também está envolvida com o coração. Além disso há também a questão da pressão arterial, que é influenciada pelo exercício e pelo suplemento também. Sua mulher tem problemas cardiovasculares ou de pressão? Se tiver, é altamente contraindicado o uso de termogênicos.

      Abraços.

      Excluir
  109. Mto obrigado ai Bruno.
    Ela não tem problema algum nem de pressão nem de coração por isso achei um pouco estranho tanto as dores como a dormência. Ela parou de usar sexta passada, que foi quando completo 8 dias.
    Obg pelo esclarecimento e vamos seguir seus concelhos.
    abç aew mano.
    ASS:Jhacy'Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta, Jhacy.

      Continue monitorando isso. Pode ser que não tenha relação com o suplemento, mas pode ser que sim.

      Caso ela pare de sentir esses sintomas com a suspensão do uso do suplemento, não aconselho a voltar.

      Abraços.

      Excluir
  110. Olá Bruno.
    você conheçe o Animal Pack ? que ajuda a definir a musculação.
    sou mulher eu tenho medo de tomar e ocorrer algum poblema para meu organismo , pois ele contém hormanios masculinos.
    tenho medo de nao poder engravidar depois, ou outras coisas.
    por favor me ajuda ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaina.

      O Animal Pak é um produto altamente concentrado em vitaminas e minerais, além de algumas fitoterápicos que ajudam na saúde do fígado, alguns aminoácidos e também substâncias antioxidantes, ajudando no combate ao estresse oxidativo (que é tipicamente aumentado em quem pratica exercício físico em alto nível).

      Não há nele hormônios esteroides, portanto não se preocupe quanto a isso. Também não há estimulantes.

      Não recomendo o uso desse produto porque não passa de um polivitamínico-mineral altamente concentrado, sendo que nosso corpo vai desperdiçar a maioria dos nutrientes nele presente. Os ingredientes antioxidantes até são interessantes, mas não compensa em virtude dos outros componentes da fórmula.

      Em termos de efeito, o animal pak dá uma disposição melhor tanto para o treino como para o dia-dia.

      Abraços.

      Excluir
  111. opa!! brother, estarei fazendo um exame toxicologico daqui uns 3 meses.. seguinte:

    "Laudo de exame toxicológico para detecção do uso de drogas ilícitas, a partir de
    amostras de materiais biológicos (cabelos, pêlos ou raspas de unhas) doados
    pelos candidatos com janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias,
    abrangendo, pelos menos os seguintes grupos de drogas: cocaína e derivados:
    maconha e derivados: opiáceos, “ecstasy” (MDMA, MDA e MDE) e
    peniciclidina (PCP). No corpo do laudo deverão constar obrigatoriamente
    informações sobre a cadeia de custódia, com os seguintes campos (no mínimo):
    identificação completa com assinatura do doador (inclusive impressão digital):
    identificação de assinatura das testemunhas da coleta: identificação, credencial e
    assinatura do responsável técnico pela emissão do laudo."

    to usando clenbuterol.. e no dia do teste, final do mes, vou usar um scoop de jack3d.. pode ser detectado algo no exame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas.

      É muito provável que seja detectado o clenbuterol, mas não posso dizer quanto ao jack3d. Nele há uma substância proibida pela agência antidoping mundial, mas não sei dizer se essa substância é detectável nesse toxicológico.

      Segundo relato de um leitor daqui do blog, ele não estava tomando nada além do lipo 6 black e foi detectada substância semelhante à cocaína, que eu acredito ser a mesma presente no jack3d, que é estimulante.

      Abraços.

      Excluir
  112. Boa noite, Bruno!
    Gostaria de saber qual o melhor suplemento para queima de gordura, o lipo cut hers ou termo fire? obrigada, Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mônica!

      Olha, os dois produtos são muito bons. O thermofire é mais indicado para aquelas pessoas que além da queima de gordura querem também uma disposição maior para o treino, o que acaba focando a queima durante o treino.

      Já o Lipo Cut X Hers é mais indicado para uma queima de gordura prolongada, pois ele é formulado para ter liberação gradual, acelerando nosso metabolismo de maneira constante. Por isso ele não promove um pico de disposição, como o thermofire, influenciando muito pouco na energia durante o treino.

      Abraços.

      Excluir
  113. Ola Bruno eu tenho 99 ou 98 kg com 16anos, eu escrevi no outro post anteriormente, então vi sobre o lipo, Qual você me Indicaria a tomar por acaso, OxyElite ou Lipo6, Qual a diferencia dos dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Eu não te indicaria nenhum dos dois.

      Como sempre digo, a saúde é mais importante do que qualquer resultado estético. O Oxyelite e o Lipo 6 Black são proibidos pra venda no Brasil, devido ao seu alto conteúdo estimulante sem comprovação científica de segurança. Além disso, eles possuem um hormônio que aumenta a atividade da tireoide, podendo resultar em diversos problemas de saúde, como câncer e disfunções da tireoide.

      Abraços.

      Excluir
  114. Parabens pela dedicacao de seus post... Estou com uma duvida estava treinando 4x por semana e 2 x fazendo jiu e tomando 1 caps do lipo cut x de manha e outra la pelas 17:00. Parei de treinar pois estou me recuperando de uma tendinite no cotovelo. POsso continuar tomando o lipo vai ter alguma.. posso dizer funcção


    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Não irá ter problema algum se continuar tomando o suplemento. Mas não espere o mesmo resultado, pois quando se está treinando o gasto calórico é muito maior.

      Abraços.

      Excluir
  115. Oi Bruno,

    Tenho hipotireoidismo e tomo puran t4 75mg. As minhas preocupações não são em relação ao desregulamento da doença,mas sim aos efeitos colaterais como aceleração do batimento cardíaco entre outros. Gostaria de saber se por ter hipotireoidismo os efeitos colaterais tem amis chance de ocorrer ou de serem mais intensos.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Izabel.

      Os efeitos colaterais em nível cardiovascular (batimentos, pressão...) não serão mais acentuados por conta de seu hipotireoidismo, desde que ele esteja compensado. Se a dose do seu puran já está ajustada, dificilmente o suplemento afetará você MAIS DO QUE afetaria pessoais com a tireoide saudável.

      Mas se essa dose ainda estiver sendo ajustada, é possível que o suplemento cause taquicardia de maneira mais intensa.

      Abraços.

      Excluir
  116. Parabéns pelo blog Bruno!
    Há dias estou procurando alguma fonte de informações confiável sobre esses suplementos que prometem resultado, emagrecimento de sei quantos quilos e disposição de um Tázmania!!!!Sou muito pé atrás com essas coisas. Malho com bastante preguiça. Estou com 15 quilos acima do meu peso e gostaria de tomar alguma coisa que me desse um pouco mais de disposição para malhar e ajudasse na queima de gordura. Gostei de duas indicações como Lipo Cut X Hers e EFA Lean Gold. Recebi no meu e-mail o Lipo 3D que é a base de produtos naturais. Gostaria da sua opinião sobre esse medicamento.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      O lipo 3d é um produto novo da nutrilatina à base de óleo vegetal que contem ômega 3, 6 e 9. Não é um termogênico propriamente dito, mas pode ajudar no emagrecimento, principalmente por modular o metabolismo das gorduras.

      Este suplemento não aumenta a disposição, pois não possui estimulantes.

      Abraços.

      Excluir
  117. Então Bruno, muito bom esse blog! Tenho 31 anos, em plena fase de dificuldade de perder alguns quilinhos e gostaria de uma dica sobre a melhor opção para me ajudar:
    1- Cápsulas de óleo de cártamos + óleo de côco
    2- Lipo 3D da Nutrilatina
    3- Lipo Cut X Hers
    4- EFA Lean Gold
    Faço dieta com acompanhamento de uma nutricionista, mas gostaria de uma forcinha...

    Abs
    Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla.

      Primeiramente, a melhor pessoa pra te indicar suplementos é a sua nutricionista. Conversa com ela pra saber o que ela acha. Ainda há muita divergência de opiniões entre os nutricionistas à respeito da conduta, principalmente no que se refere à termogênicos. Alguns gostam, outros não gostam dos possíveis efeitos colaterais, enfim...

      De antemão, posso te dizer que o lipo cut x hers e o efa lean gold são excelentes produtos. Diferentes em objetivo e composição, eles se complementam muito bem, por atuarem tanto em nível de aumento do metabolismo como na modulação da gordura como fonte de energia.

      Abraços.

      Excluir
    2. Oie Bruno.
      Seu blog eh perfeito.
      Olha, tenho 19 anos e tou 7 kg ha mais. Nunca tomei nenhum suplemento. Estudo pela manha e tou estagiando a tarde. Malho de segunda a sexta começo as 20:00. Combinei com uma amiga que tem a msm idade e tah com o peso acima de comprarmos o lipo 6 black. Vamos começar a tomar segunda. Deveria optar por lipo cut ou lipo 6 black hersW queria saber se eu tomar so uma capsula tera efeito? e se o meu organismo nao se der com qnto tempo vou sentir que n estou bem? isso ocorreu na msm dia em que tomar? devo tomar pela manha?qnto tempo demora pra sentir mudanças no meu corpo? tenha algo que possa ou n comer para ajudar? Nao bebo, nao fumo e recentemente bate um eletro nao tenho problema de coração. Sei que o certo eh naum tomar. Mas tou precisando mto.

      Excluir
    3. Olá Bruno,
      Obg pelo post. Perfeitooo!
      em relação ao tempo em que se deve tomar o lipo 6. Tomo duas semanas e paro uma? Ou tomo 8 e paro 4?

      Excluir
    4. Olá!

      Olha, começando pela sua última frase: você não precisa muito de nenhum suplemento termogênico.

      Um alerta importante para todos: suplemento não faz milagre. Termogênico não vai fazer você emagrecer da noite pro dia.

      Eles podem ajudar? Podem, mas à custo de quê? E em quanto tempo? Muitas vezes a saúde sai prejudicada e o tempo é um tanto quanto longo.

      O que você precisa muito é se alimentar bem, de acordo com seus objetivos, treinar bem e descansar. Quando esses 3 fatores estão em dia, os resultados aparecem. Mas isso requer paciência e dedicação. Lembre-se, o que vem rápido e fácil, vai rápido e fácil.

      Não recomendo usar o lipo 6 black por motivos já explicados no post. Caso realmente queira usar um termogênico, opte pelos que não oferecem tanto perigo à saúde. O Lipo Cut X Hers é mais interessante nesse sentido.

      Pelo que eu vi, você está bem encaminhada e quer mesmo alcançar os resultados. Por que não procurou um nutricionista ainda? Procure um que trabalhe com a área esportiva, você não vai se arrepender, eu garanto.

      Lembre-se, a saúde é mais importante do que a estética, e se a saúde estiver em dia, a estética tende a acompanhar.

      Abraços.

      Excluir
    5. Respondendo à outra pergunta acima.

      "em relação ao tempo em que se deve tomar o lipo 6. Tomo duas semanas e paro uma? Ou tomo 8 e paro 4?"

      Em relação ao tempo em que se deve tomar o lipo6.... Não se deve tomar o Lipo 6.

      Caso você, ainda assim, queira tomar, siga a recomendação do fabricante.

      Abraços.

      Excluir
  118. obriga pelas respostas...descrevi que estava com tendinite e continuei tomando o lipo cut x sem efeito colateral apenas tomando muita agua...... queria testar esse oxy que vi muitos review dele...qual a diferença entre eles...vale apena

    abçs

    gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo.

      A diferença básica é que o oxyelite é mais concentrado em estimulantes, contendo alguns que não são seguros pra uso e um ingrediente é estimulante da tireoide, que pode levar a disfunção da glândula e complicações de saúde.

      Além disso, com o Oxyelite nós ficamos à mercê do fabricante, uma vez que ele não divulga a quantidade de cada substância, quanto que no Lipo Cut X essa informação é bem clara.

      É importante falar que o OxyElite é proibido no Brasil, portanto além de ser ilegal sua venda, cuidado ao adquirir o produto, pois pode muito bem ser falsificado.

      Abraços.

      Excluir
  119. Oi meu nome é kilvia comprei o lipo 6 black,tomei somente 3 cápsulas,assim que tomei começei logo a sentir um formigamento nas mãos mas fui malhar e não me importei realmente ele dá muita disposição o problema veio quando cheguei em casa,começei a sentir taquicardia,falta de ar,suar frio e uma leve dor no estÔmago,mesmo assim tomei outro á tarde e senti os mesmos efeitos, o pior foi no outro dia quando tomei mais uma cápsula minha pressão baixou e tive uma dor muito grande no estômago e Ânsia de vÔmito, comprei indicado por uma vendedora em uma loja de suplementos,quero muito emagrecer porém com saúde,não indico esse LIPO 6 BLACK A NINGUÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kilvia.

      Interessante seu relato.

      Como já falei antes, os efeitos variam muito de pessoa pra pessoa, então muita gente fala que toma, tomou a vida toda, e nunca teve problema, mas só o fato de uma pessoa como você tomar e ter todos estes efeitos já põe fim qualquer discussão a respeito da segurança de uso.

      O problema é que hoje em dia as pessoas parecem estar dispostas a pagar um preço alto por questões estéticas.

      Conselho: não compre em lojas que vendem suplementos proibidos. Além de anti-ético, é crime.

      Abraços.

      Excluir
  120. olá bruno,
    gostaria de saber na sua opnião qual é o melhor produto para queima de gordura associado ao
    aumento da fonte de energia.Faço dieta e academia 5x na semana.
    desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.

      Geralmente com esse objetivo, os termogênicos são mais indicados. Mas a escolha do termogênico deve ser feita por um nutricionista capacitado para tal. Somente assim você terá uma segurança maior para sua saúde.

      E caso você tenha algum efeito adverso, terá a quem recorrer.

      Abraços.

      Excluir
  121. Ola Bruno!

    Gostaria de saber se existe problema em tomar o Lipo6 Black ou OxyElite juntamente com L-Carnitina e L-Glutamina! E junto com eles o pré-treino Assault da Muslce Pharm.
    Jogo futebol As terças e quintas e treino boxe as Seg,Qua e Sex.
    Porém estou treinando o boxe a aproximadamente 1 mês.
    Estou com 1,80 e 110Kg.

    Obrigado!

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz.

      Não há necessidade alguma de tomar termogênicos e pré-treinos juntos.

      Os pré-treinos já vêm com substâncias estimulantes. Você só estará sobrecarregando seu corpo dessa forma, e o excesso de estimulantes podem levar a varias alterações, desde cardíacas a emocionais.

      O Assault é um bom suplemento. Já a L-carnitina não tem seu efeito emagrecedor como muitos pensam. Apesar de ainda não ser consenso, a maioria dos estudos apontam para a ineficácia da l-carnitina como emagrecedor. A L-glutamina é uma boa opção para consumir pré ou pós-treino, junto à uma fonte de proteína e carboidrato. ou então entre as refeições, pois atua na melhora da função digestiva e absortiva.

      Abraços.

      Excluir
  122. Olá, tomo anti-concepicional, posso tomar o Lipo 6 Hers? tem algum efeito colateral com a mistura dos dois?

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo.

      Olha, eu não recomendo ninguém usar o lipo 6 black, seja ele qualquer um da linha.

      Mas não há problema algum da pessoa usar um termogênico e tomar anticoncepcional ao mesmo tempo. Um não corta o efeito do outro.

      Abraços.

      Excluir
  123. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!