segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Correr agasalhado em clima quente emagrece mais?

A prática de exercícios físicos ao ar livre é uma maneira excelente de estimular hábitos saudáveis e prazerosos. A corrida ao ar livre é uma dessas práticas beneficiada pelo ambiente em que se pratica. É indiscutível a diferença entre o prazer de correr na praia e o “prazer” de correr numa esteira.

É comum vermos, principalmente nas pessoas que correm nas ruas, o uso de casacos, calças e outras peças de roupa sob o sol e em clima quente. Quem usa desses métodos alega que o gasto de energia e a perda de gordura é maior devido à maior agressão física ao corpo.

Estas pessoas não estão totalmente erradas. Realmente, se corrermos 1 hora sob o sol forte do verão brasileiro, numa temperatura de 30°C e ainda por cima cobertos com mantas, calças e casacos, a agressão ao nosso corpo será bem maior, assim como a perda de peso.
“Quer dizer então que realmente emagrece mais se exercitar dessa forma?” Não! Perder peso não significa perder gordura. Durante uma corrida, nós não estamos perdendo peso, significativamente, sob a forma de gordura. Ao término de um treino, verifica-se que o peso perdido equivale quase que totalmente à água eliminada pelo suor. Ou seja, a diferença na balança não é proveniente da gordura eliminada, e sim da desidratação.

Esse é o ponto que justifica o total equívoco de quem corre agasalhado sob forte calor pensando estar emagrecendo mais. Na verdade, a pessoa só está desidratando mais, algo extremamente indesejável para quem quer se exercitar de maneira saudável. Essa perda de água aumentada é fruto da temperatura externa somado ao aumento exacerbado da temperatura interna devido às vestimentas.

A água é um dos fatores determinantes na nossa saúde, seja num indivíduo ativo ou sedentário. Desde servir como meio para as reações que acontecem no nosso corpo até ser componente essencial para o controle da temperatura corporal, níveis ótimos de hidratação são indispensáveis para o bom desempenho.

Sendo assim, quando for se exercitar em qualquer tipo de ambiente lembre-se sempre de manter a hidratação e usar vestimentas que sejam de acordo com o ambiente: roupas leves e ventiladas para ambientes quentes e roupas aconchegantes para ambientes frios. E lembrem-se sempre, suar demais não significa que a atividade deu resultado, somente que seu corpo precisou expulsar mais água (desidratou) para conseguir manter a temperatura.

Referências

1. CARVALHO, T.; MARA, L. S. Hidratação e Nutrição no Esporte. Rev Bras Med Esporte – Vol. 16, N  2 – Mar/Abr, 2010.

8 comentários:

  1. Excelente dica!! Meu professor de boxe jurava que era melhor correr de agasalho! Só faltava me matar quando eu chegava pra correr de camisetinha leve e fresca!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Geu!

    Pois é, muitos acham que é melhor correr cheio de roupa.

    O caso específico do seu professor de boxe é até justificável. Lutadores de boxe vivem em guerra com a balança por causa das categorias de peso para competição.

    A maioria deles realiza manobras nada saudáveis para perder peso rapidamente para chegar no dia da pesagem da luta e estarem no peso certo podendo lutar na categoria mais leve. Quase todas as manobras é na base da desidratação, pois é o mais fácil de perder de um dia pro outro (ou em algumas horas, até).

    Daí os lutadores acharem que correr agasalhado emagrece... eles perdem é bastante água e consegue chegar no peso certo pra lutar.

    Tenta explicar isso pra ele, lá! =)

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando o ensejo, outro dia li numa revista (Planeta, deste mês), que os exercícios físicos pouco influenciam na perda de peso, que seria ocasionada, em sua maior parte, pela mudança na alimentação. De acordo com eles, foi feita uma pesquisa com mulheres que praticavam e outras que não praticavam exercício e que a perda de peso foi igual, tendo em vista que as "malhadoras" acabavam por compensar parte dos exercícios comendo mais, como uma forma de autocompensação. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  4. Dúvida interessante, Geu.

    É importante que nós não acreditemos em tudo que está escrito por aí, principalmente se não for em revistas científicas.

    O emagrecer é beneficiado seja com a atividade física, seja com a alimentação. É possível sim perder peso somente com uma restrição calórica, assim como é possível perder peso somente com a prática de exercícios.

    Qual é o principal? Depende.

    Depende do biotipo do indivíduo, do nível de treinamento físico, do metabolismo individual... enfim, depende de uma série de fatores. Por exemplo, uma pessoa altamente treinada (nível alto de exercício físico) dificilmente perderá mais peso por causa do exercício, sendo mais fácil qualquer modificação corporal através da dieta.

    No entanto, existem muitas pessoas que mesmo com uma reeducação alimentar não respondem à dieta e não conseguem perder peso, sendo necessário a prática de exercícios.

    O ideal é a junção das duas coisas (sem esquecer do descanso, também um dos pilares).

    Falando do estudo em si, a informação final esclarece uma coisa interessante: as "malhadoras" compensavam o exercício aumentando a ingestão calórica e tiveram a MESMA perda de peso de quem só fez dieta. Ou seja, se elas não tivessem comido mais sem dúvida alguma perderiam mais peso do que as "sedentárias".

    Você tem mais detalhes desse estudo, Geu?

    Que aí dá para identificar possíveis vieses de forma mais detalhada.

    ResponderExcluir
  5. Saiu na Revista Planeta edição 460 (não está disponível na Internet ainda). O estudo foi feito na Universidade de Louisiana, nos EUA, mas não tem muitos detalhes na revista... só fala que dividiram mulheres em 4 grupos e que, no final do estudo, os pesquisadores não constataram nenhuma diferença significativa de perda de peso entre aquelas que se exercitavam em relação ao grupo de controle alimentar apenas.

    E, aproveitando (já tou abusando, né?), como posso saber em que grupo me encontro (da reeducação ou da academia)?

    Beeeeeijo

    ResponderExcluir
  6. Vou procurar esse estudo para analisar melhor. E eu ainda esqueci de uma coisa importante a falar: mesmo que a perda de peso tenha sido igual para os grupos, ocorreu diferenças na composição corporal. Ou seja, o grupo que praticou exercício aumentou massa muscular e diminuiu gordura, enquanto que o grupo somente da "dieta" sem dúvida alguma deve ter diminuído os dois tipos de massa. E é sempre bom frizar: massa muscular é sinônimo de saúde.

    Quanto a sua dúvida particular deixa eu explicar uma coisa antes. Não é feita essa divisão por grupos, quando exemplifiquei foi apenas pra ilustrar que com modificações específicas (sejam dietéticas ou de exercício) a gente consegue obter um determinado resultado.

    O caso do atleta com alto nível de treinamento por exemplo, ele é tão adaptado ao treinamento (fisiologica e fisicamente) que para causar alguma modificação corporal nele é muito difícil, então fica mais fácil obter algum resultado com alguma alteração na dieta. Deu pra entender? (Juro que às vezes nem eu me entendo, rs).

    De uma forma geral, as pessoas quando entram na academia ou são 8 ou 80. Ou entram na academia e já perguntam que tipo de suplemento tomar e já começam uma dieta milagrosa que a atriz da novela das 8 fez e perdeu 50kg; ou só pensam no exercício e continuam se alimentando mal.

    Não podemos negligenciar o exercício tampouco a alimentação. A união dos dois não gera somente resultados mais rápidos, gera saúde também.

    E uma informação que um amigo mestre em educação física me passou: para manter os resultados alcançados, deve-se sempre evoluir no treinamento. Ou seja, nada de acomodação!

    Mas de uma forma simples, basta você se analisar. Como anda o treinamento e a alimentação? O que estiver devendo mais, é o ponto a se corrigir!

    Espero ter tirado a dúvida...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que interessa ser magra quando se continua flácida? lool
    Também não acho que seja boa ideia correr nos dias de calor com muita roupa... acho que se mais depressa se desmaia do que se perde peso.

    ResponderExcluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!