domingo, 23 de janeiro de 2011

Nutrição e Memória

Matéria escrita pela colega futura nutricionista Bianca Gonçalves (Clique aqui para ver a matéria original)

Está esquecendo as coisas facilmente? Está com problema de concentração e aprendizado? Saiba que problemas como este não são difíceis de encontrar. Em meio ao estresse do dia-a-dia, do turbilhão de emoções e conhecimentos às vezes fica difícil ter concentração e uma boa memória. Como utilizar os alimentos como uma ajuda contra este estado indesejável?
Assim como nas demais regiões do nosso corpo, nosso cérebro precisa de nutrientes para funcionar perfeitamente. Primeiro deles: a glicose, principal combustível energético utilizado pelo Sistema Nervoso Central (SNC). Daí, então, tira-se uma das justificativas para o maior fracionamento da alimentação durante o dia. Se você come mais vezes ao dia, você está proporcionando ao seu SNC a energia contínua para que ele trabalhe e evita que seus neurônios morram.
No entanto, ter somente a glicose não é suficiente. Para que os carboidratos mais complexos, por exemplo, sejam convertidos em glicose e, daí em energia é necessário a presença de vitaminas e minerais. Soma-se a este fato, a importância do ponto de vista da proteção antioxidante que muitos destes micronutrientes possuem e, então se tem mais um fator para o bom funcionamento do SNC. Como vivemos diariamente expostos a diversas situações que conduzem a produção aumentada de radicais livres, estes radicais podem também afetar a estrutura cerebral. Portanto, tenha sempre o hábito de consumir frutas e verduras.
O ômega-3 é outro nutriente, que estimula o aprendizado e mexe positivamente com o comportamento. O ácido graxo poliinsaturado não só contribui com o crescimento fetal e neuronal normal como também por toda a vida é importante para o desenvolvimento neurológico. Traduzindo, ele participa não só da síntese dos neurônios como também protege os que já existem. Como seu metabólito, o ácido docosaexaenóico (DHA), está presente na bainha de mielina que envolve as fibras nervosas, este nutriente participa da transmissão dos impulsos nervosos, incluindo a memória.
Como os neurônios são produzidos durante a vida, para esta produção é importante também a participação da colina. Encontrada no alimento sobre a forma de fosfatidilcolina, como por exemplo, na gema do ovo e também na forma de suplementação, este nutriente é precursor da acetilcolina, neurotransmissor envolvido na coordenação, aprendizado, memória.
Voltando as vitaminas... as do complexo B conduzem a um funcionamento adequado do SNC melhorando a função cognitiva. Quando existe deficiência destas, há o aumento dos níveis de homocisteína, a qual inibe os neurotransmissores, ou seja, prejudica os processos de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas. Já as vitaminas A, C, E contribuem com seu potencial antioxidante.
Quanto aos minerais, o ferro ao proporcionar maior oxigenação aos tecidos inclusive ao cérebro, e, o magnésio, que auxilia as transmissões dos impulsos nervosos e protege o cérebro contra os efeitos tóxicos dos aditivos químicos são exemplos de alguns minerais que possuem benefícios ao SNC.
Portanto, procure colocar na sua alimentação:
Vitamina C: laranja, tangerina, morango, kiwi, manga, melão;
Ômega-3: óleos de peixe e Óleos de canola, linhaça, peixes, como salmão, sardinha;
Vitamina E: abacate, óleos vegetais, cereais integrais, oleaginosas;
Vitamina A: vegetais verdes folhosos, frutas e verduras amarelo-alaranjadas, leite e derivados;
Vitamina B6: frango, banana, cereais integrais, semente de gergelim;
Vitamina B12: leite e derivados, carne, peixes, ovos; Ácido fólico: brocólis, espinafre, ervilhas, feijão, lentilha, gema do ovo; Ferro: feijão, lentilha, grão-de-bico;
Magnésio: vegetais folhosos, cereais, derivados do leite;
Zinco: ostras, camarão, carnes, tubérculos (batata-doce, inhame), castanhas.
Para uma orientação mais individualizada procure um nutricionista!!!

3 comentários:

  1. Excelente texto, Bruno!!!

    As vezes atribuimos o esquecimento ou o cansaço mental à idade ou à quantidade de informações que precisamos lidar com, e esquecemos de que podemos e devemos cuidar da 'alimentação' de nosso cérebro!

    ResponderExcluir
  2. minha mãe esta muito esquecida tem 74 anos, será que o omega3 seria bom ela tomar, esta tomando fisiotom 400mg, mas não esta resolvendo muito e dai o que faço?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anônimo!

    O óleo de peixe (fonte de ômega 3) é uma excelente opção para qualquer pessoa que não consuma peixes com frequência.

    O ômega 3 tem uma ótima função de mielinização dos neurônios, favorecendo às sinapses (comunicações interneuronais). Sendo assim é um ótimo suplemento para melhorar a função cognitiva, inclusive sendo bastante estudada a relação de sua ingestão pela mãe com melhor desenvolvimento neural do bebê.

    Agora, afirmar que vai resolver o problema de sua mãe seria muito leviano de minha parte. Pode usar tranquilamente nas quantidades recomendadas (1-2g de ômega 3/dia) que não haverá efeito colateral persistente algum, mas não garanto que vá melhorar o problema. Vale a tentativa.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!