sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Nutrição e o Verão!

A estação do verão é, de longe, a mais desejada. Principalmente no Brasil. Sinônimo de praias quentes, corpos à mostra, sol forte, férias, festas e carnaval, o clima de azaração é ainda mais evidente nesta época do ano.

Por isso, resolvi dar umas dicas de alimentação e suplementação para você que quer passar o verão sem fazer feio.

A alimentação nesse período do ano deve focar em alguns pontos. O primeiro de todos é a hidratação. Como no verão a prática de exercícios e até mesmo as saídas e as festas são realizadas sob altas temperaturas e umidade alta (característico de cidades litorâneas), um consumo elevado de líquidos é essencial para manter a saúde e melhorar o desempenho e bem estar. Água, sucos (principalmente os de frutas naturais devido ao alto teor de vitaminas e minerais), picolés e sorvetes de frutas, água de côco, caldo de cana e refrigerantes são ótimas opções para se hidratar e refrescar. Evite o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, pois o álcool induz à desidratação, mesmo se tratando de uma bebida.

Outro fator a se considerar é a energia. Como estamos geralmente mais ativos nessa época do ano, o gasto calórico tende a aumentar também. Para fornecer a energia que necessitamos, fontes de carboidrato e proteína são ótimas pedidas para as refeições. Nos lanches, evite o consumo exagerado de gordura, pois elas retardam o processo de digestão e absorção, muitas vezes deixando aquela sensação incômoda de estômago “pesado”. Uma ótima pedida é associar sanduíches naturais com frutas ou sucos de frutas.
Independente de que grupo de academia você faça parte (os assíduos ou os “frequentadores de verão”), existe uma vasta possibilidade de suplementos que você pode usar. Devemos ficar atentos não apenas a fatores estéticos, mas também de saúde.

Como a importância da hidratação já foi citada, o uso repositores energéticos que forneçam água, carboidratos e sais minerais é uma ótima forma de combater os efeitos da perda de água corporal.
Com tantas festas, às vezes ficamos cansados e indispostos, não é? Para isso pode-se fazer uso, de maneira eventual, de cafeína. Essa substância aumenta o estado de disposição por atuar como um estimulante do sistema nervoso central, fornecendo aquele ânimo a mais que antes faltava.

Como nessa estação há uma maior exposição do corpo nas praias e festas, uma pele firme e bonita pode te destacar no meio da multidão. Os produtos à base de colágeno hidrolisado são ótimas pedidas para melhorar a tonificação da pele e elasticidade. Podem até diminuir as famigeradas celulites. Está bom ou quer mais? Além de melhorar tudo isso, esses produtos ainda ajudam na hidratação da pele, que pode ser prejudicada com o excesso de exposição ao sol.

Existem também alguns suplementos ricos em betacaroteno (pró vitamina A), vitamina E, e substâncias antioxidantes como o Licopeno (tomate) que melhoram a saúde e tom da pele, proporcionando um bronzeado mais bonito e saudável por minimizar os efeitos nocivos dos raios solares.

E, por fim, para quem ainda não conseguiu os resultados esperados com a malhação, seja um aumento de músculo ou perda de peso, ainda dá tempo de alcança-los. Produtos como Whey Protein, termogênicos, óleo de cártamo, BCAA e creatina (dentre outros) são boas opções e podem fazer a diferença no seu verão.

3 comentários:

  1. Prontooo Brunooo!
    Tá vendo que eu li, agora comentei kkkk


    Muito bom coleguinha

    Beijos

    Thaissa

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Ótimas dicas, Brunoo!

    beijoss!

    Vanessa.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, dicas bacanas para este verão!

    Agora quero lhe fazer uma pergunta:

    Recentemente comprei dois suplementos, um importado, o Syntha 6, para ganho de massa magra, e o hgh igf-1, produto brasileiro com o objetivo de dar força e definição.

    Minha pergunta é se voçê tem algum conhecimento sobre estes suplementos, e se algum deles causa algum tipo de risco á saúde?
    Outra dúvida frequente é quanto á ingestão de suplementos, por exemplo eu malho de segunda á sexta, devo tomar estes somente no dia em que vou malhar, ou posso tomar inclusive nos dias de descanso, sábado e domingo, para melhorar o desempenho e efeito dos suplementos?

    Desde já, agradeço pela atenção.

    Cleiton.

    ResponderExcluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!