segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bebidas alcoólicas e Suplementos

Olá, Pessoal!


Dando uma pausa na série de matérias sobre os suplementos que estão dando o que falar, vamos falar hoje sobre uma coisa que muitas pessoas me perguntam quando estão consumindo algum suplemento: Usar suplementos e ingerir bebidas alcoólicas faz mal?


A suplementação nutricional serve para atingir determinado nível de nutrientes que estão em quantidades insuficientes na alimentação, ou para melhorar o desempenho esportivo. Antigamente, somente atletas consumiam suplementos esportivos em grande escala, mas atualmente o que se nota é que cada vez mais indivíduos fisicamente ativos e preocupados com a saúde buscam nesses produtos uma ajuda para alcançar seus objetivos e melhorar a saúde.

Como mencionado anteriormente, uma dúvida muito comum entre essas pessoas é se o consumo de álcool atrapalha e/ou faz mal quando o indivíduo faz uso de suplementos. Apesar do álcool não combinar com saúde e atividade física, não há problema algum em usar os suplementos e consumir bebidas alcóolicas, desde que em momentos distintos, pois o álcool atrapalhará o metabolismo do suplemento (digestão, absorção e possivelmente os efeitos) se forem ingeridos na mesma hora. Fora isso, não há interação negativa entre os nutrientes e nenhum efeito adverso.

O que não significa dizer que os resultados serão os mesmos com o consumo dessas bebidas. O consumo de álcool (a depender da quantidade) pode atrapalhar decisivamente não só no desempenho esportivo, mas também na saúde, pois causa a desidratação corporal, prejudica o fígado e suas funções reguladoras do metabolismo corporal e altera estado de humor e reflexos. A prática de exercícios é beneficiada com o uso dos suplementos corretos, mas pode ser prejudicada com o consumo de álcool.


Sendo assim, não há necessidade de interromper o consumo de bebidas à base de álcool quando estivermos usando suplementos, mas beber com moderação é essencial para que isso não venha a atrapalhar nos seus objetivos e resultados.

5 comentários:

  1. Acho que vale a pena complementar:

    http://www.sncsalvador.com.br/snc/noticias/217-alcool-e-musculacao.html

    :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Mari!

    Álcool é um tema que o povo adora! rs

    ResponderExcluir
  3. quantas capsulas devo complementar ja tomei 10 e tenho 42 anos
    ?

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruno! Boa Tarde! Adorei seu Blog é de muita utilidade! Parabéns! E Obrigado por nos fornecer essa quantidade de informação. Gostaria de saber, se você não tem algum artigo sobre suplementação alimentar no esporte de arremesso de peso?
    Se puder me ajudar eu agradeço!
    Um Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson!

      Infelizmente não possuo nenhum artigo que fale especificamente da suplementação em esporte de arremesso de peso.

      Abraços.

      Excluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!