sexta-feira, 8 de abril de 2011

Frozen Yogurt - uma alternativa saudável!

Mais uma Sexta-Feira vai acabando e outro fim de semana se aproxima. E a dica de hoje é bem útil para as saídas de Sábado e Domingo.

Hoje falaremos um pouquinho sobre a moda que caiu no gosto da galera: o Frozen Yogurt (aquele iogurte natural em forma de sorvete expresso). Já começo falando que atualmente vive-se um fenômeno bem interessante da busca pela alimentação saudável, coisa que praticamente não existia há algum tempo. Apesar de ainda termos muito o que mudar, a cada dia que passa mais pessoas passam a buscar opções saudáveis e fogem da cultura das junk-fast food (aquela péssima comida do ponto de vista nutricional).

Nessa onda do saudável (e gostoso) foi que surgiu os iogurtes frozen. Semelhantes a sorvetes na textura e, em alguns casos, até mesmo no sabor, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a seu valor nutricional, ou seja, se realmente faz bem ou se é apenas mais uma jogada de marketing.

De uma forma geral, os iogurtes são produzidos com leite desnatado, ou seja, eles não possuem gordura. Se pegarmos o sorvete para comparar, ele vai perder feio, já que a quantidade de gordura (principalmente nos sorvetes cremosos) é bastante alta, com o fator agravante de possuir boa quantidade de gordura trans (que está diretamente relacionada com problemas cardiovasculares). 

Os iogurtes são ricos em proteínas de excelente valor biológico, um padrão que mede a qualidade dessa proteína. Sendo assim, são uma ótima fonte proteica para lanches. Na contra-mão, o que tem menos no sorvete é proteína.

Em relação aos "temidos" carboidratos, o frozen yogurt possui basicamente a lactose (carboidrato do leite) e a sacarose (açúcar de cozinha), para adoçar o produto. Há algumas opções no mercado de iogurte Diet, ou seja, sem açúcar adicionado. Em termos de quantidade, não é nada que vá prejudicar a saúde de alguém se este alguém consumir açúcar de maneira moderada durante o dia. Para efeito de comparação, o sorvete possui mais açúcar do que o iogurte.

Acabou por aí? Não! Alguns iogurtes, ainda por cima, podem possuir microrganismos benéficos à nossa flora intestinal, (bactérias que vivem no nosso intestino e ajudam a regular a função dele). São os chamados probióticos, inexistentes no sorvete. Tem-se estudado a possibilidade de adicionar aos iogurtes frozen fibras prebióticas (nutrientes que favorecem a colonização dos probióticos no nosso intestino), fazendo do iogurte um alimento simbiótico (pre + probiótico). Alguns iogurtes também são enriquecidos com cálcio, que é importante para saúde óssea, muscular e mental.

O que muitas pessoas não sabem é que esses iogurtes podem ser consumidos como refeições pequenas (lanches) e não somente como sobremesa de um almoço ou jantar, principalmente quando acompanhado de frutas e/ou castanhas. É aqui que a maioria das pessoas acabam cometendo pequenos deslizes: ao invés de encher o iogurte com caldas variadas, leite condensado, chocolates triturados e afins, a opção mais saudável é complementá-lo com frutas (de preferência de cores variadas) e castanhas/nozes (fontes de importantes minerais para nossa saúde).

Se você ainda não experimentou, segue a dica: aproveite o calor que tem feito nesse começo de Outono e dê uma chance aos frozen yogurts. E não vale a desculpa de não gostar do sabor do iogurte natural, pois a maioria dessas lojinhas oferecem também o iogurte com sabores de frutas diversas, dando mais opções para que todos possam experimentar essa alternativa gostosa e saudável.

Bom fim de semana a todos!

8 comentários:

  1. Bruno salvou minha vida! Eu amo tomar sorvete e ele fez uma campanha a favor do frozen e eu resolvi dar uma chance e ameeeei!!

    O melhor de tudo?! 100% saboroso e 0% gordura e açucar!! Recomendo a marca Yo Frozen - http://www.yofrozen.com.br/ - que fica no Shopping Salvador no 1o Piso, ala nova.

    Excelente texto, Brunow!! Uma dica preciosa e light para os amantes de sorvete!!

    Sou sua fã!
    Mai

    ResponderExcluir
  2. Evelyn van der Broocke18 de abril de 2011 às 23:14

    Que orgulho desse garoto!
    Adorei o texto!
    Ps. Amo frozen yogurt

    ResponderExcluir
  3. uau!!!
    sucesso essa matéria, sucesso esse frozen,
    depois dessa dica só me falta experimentar,
    amei Bruno, vc ta de parabéns a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria Brunoooooo!
    Parabéé´ns!

    Luize

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruno querido...
    Achávamos que os Frozen fosse exatamente o que descreveu acima, Maaaaas... Leia o que saiu há meses na Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/858484-frozen-e-sorvete-nao-iogurte-diz-promotor.shtml
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Que interessante essa matéria, Dra. Juliana!

    Realmente, sempre ficamos à mercê dos fabricantes, se eles estão falando a verdade ao vender o produto ou não.

    Infelizmente a fiscalização não atua na análise dos produtos alimentícios vendidos como deveria e os consumidores podem comprar algo que não é 100% o que pensavam.

    Pensando agora, isso seria uma boa matéria para aquele quadro do Fantástico que sempre faz análise laboratorial de produtos. Vou enviar um e-mail para lá sugerindo.

    Obrigado pela contribuição!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se o suplemento POWERFULL da USPlab pode causar tontura.
    Alguém teve algum colateral com ele?
    To tomando há uma semana e ando sentindo uma certa desorientação.
    Tenho ataques de pânico...pode ser isso e eu estar relacionando com o suplemento?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Nunca li nada a respeito de tonturas com uso das substâncias presentes no Powerfull.

      Ele é um estimulante da produção de GH, o hormônio do crescimento.

      Como você relatou esses sintomas, recomendo que pare de tomar o suplemento imediatamente e procure um médico para analisar sua situação.

      Abraços.

      Excluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!