quarta-feira, 15 de junho de 2011

Suplementação para o Endurance

Fala, pessoal!

Infelizmente o blog não está sendo atualizado como eu desejo nessas últimas semanas. Final de semestre é assim mesmo!!

Para não deixar a poeira baixar, segue um link para uma matéria que escrevi para o site da SNC (Sports Nutrition Center) de Salvador. Aliás, pra quem procura suplementos de qualidade e atendimento de altíssimo padrão, lá você encontra! A equipe de nutrição de lá é simplesmente show!

O Link para o site da SNC está aí do lado esquerdo nas minhas indicações de sites. O link da matéria é esse AQUI!

Aproveito a deixa para indicar outro blog que está bombando e fala TUDO sobre gorduras, emagrecimento e tudo que é relacionado a essas células tão odiadas! É o blog NutriLipid (link AQUI e também na lista de indicações)! Esse vale a pena seguir, gente!

Por hoje é só! Grande abraço!

6 comentários:

  1. Vlw Bruno mais uma matériia muito interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bruno, primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo blog.
    E segundo uma questão sobre o uso de dextrose e ribose. Gostaria de saber se existe algum artigo ou estudo comparando esses dois suplementos..valeu

    Eduardo C. Mattez

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduardo.

    Primeiramente, obrigado, continue frequentando o blog e contribuindo com dúvidas.

    O uso de dextrose é muito recomendado para recuperação pós-treino. Hoje já sabemos que quando se trata de exercício físico e recuperação, quanto mais alto índice/carga glicêmica tiver o alimento, melhor será a resposta do corpo na recuperação energética e muscular. No caso, a dextrose é a própria glicose, o principal combustível das células do nosso corpo, apresentando uma velocidade de absorção e metabolização incomparáveis.

    Já a ribose como repositor energético pós-treino não é eficiente, pois por se tratar de um carboidrato diferente dos que nossas células utilizam como energia (glicose), ela não possui poder em elevar a glicemia e consequentemente a insulina, que proporciona a captação dos nutrientes nas células.

    A suplementação de ribose surgiu com uma teoria interessantíssima e verdadeira de que a ribose ajudaria a extender a capacidade de realizar exercícios de curta duração e alta intensidade, aumentando a força e diminuindo a fadiga. Não no sentido de recuperação, entendeu?

    Já os artigos científicos mostram até hoje que não há efeito diferencial entre pessoas que usam a ribose e pessoas que usam placebo (substâncias nulas). Ou seja, cientificamente a ribose não cumpre o que promete.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Meu Nome é Ricardo.
    e eu tenho Uma Duvida Bruno em relação a Dextrose ou o Malto, ja que eles são de alto teor de Glicose e Carbo.. não atrapalha pra quem quer perder peso? Tenho essa Duvida porque vou começar uma Suplementação de Whey e me indicaram Usar Dextrose ou Malto pra uma Melhor Absorção do Whey , mas se eu usar a Dextrose ou Malto não me atrapalharia a Perder peso ?, o que eu devo misturar junto ao Whey pra uma Melhor Absorção sem que atrapalhe na minha perca de peso e que eu consiga aproveitar e ganhar massa magra com a ajuda do whey ?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ricardo.

    Essa é uma dúvida bastante recorrente e alvo de muita divergência entre os profissionais da área.

    Vai depender muito do momento em que você utiliza a whey e o tipo de treinamento que você faz e os seus objetivos.

    Se você deseja perder peso rapidamente, eu te recomendaria a não utilizar o carboidrato junto à whey. Apenas a Whey 45 minutos pós-treino com água seria uma boa pedida.

    Já se você não tem tanta pressa nessa perda de peso e faz musculação com intensidade moderada a alta, te indicaria o uso do carboidrato (dextrose) + Whey pós-treino imediatamente. Assim você perderia peso mais lentamente, mas sua aptidão e desempenho no treinamento seriam beneficiados.

    Durante o treinamento, eu não recomendo o uso de carboidrato para você, já que sua intenção é aumentar a utilização de gordura como fonte de energia (nos treinos aeróbicos) e a ingestão de carboidrato durante o exercício estaria indo na direção contrária disso.

    Tudo dependerá basicamente do seu treinamento, e ainda assim há diferentes estratégias que podem ser usadas, como mencionei.

    Se puder responder com mais detalhes sobre sua rotina de treino, eu poderia tecer mais comentários, ok?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Bruno acompanho seu blog, principalmente como atividade anti-estresse. Por favor atualiza!!!

    ResponderExcluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!