terça-feira, 1 de março de 2011

Alimentação para o Carnaval

Uma das maiores, senão a maior festa popular de todo o mundo, o carnaval da Bahia é uma manifestação cultural que exige muito do físico do folião. Concomitante a isso, as opções de comidas nas ruas não são as mais confiáveis e saudáveis e há o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Diante de enormes distâncias percorridas a pé ao som frenético do trio elétrico, o desgaste físico é enorme. O corpo desidrata, o músculo cansa, e os efeitos são sentidos na mesma hora, ou no mais tardar no dia seguinte. Mas quais seriam as melhores formas de combater isso em plena avenida? Como encarar bem a maratona que é o carnaval de Salvador de maneira saudável?

Para começar, devemos nos preocupar sempre com a hidratação. O consumo de bebidas não alcoólicas deve ser feito de maneira constante durante o percurso. A bebida alcoólica, ao contrário do que se pensa, não hidrata quando consumida em grande quantidade, pois o álcool induz à diurese (formação de urina), que acaba aumentando a desidratação. Mas também não é necessário deixar de beber um drink ou uma cerveja por causa disso, o recomendável é nunca deixar de beber água (de preferência mineral, por causa da higiene) por pelo menos 1 hora.

Quanto à alimentação, a maioria das pessoas esquece este importante fator. E como o que acontece geralmente é o consumo exagerado de álcool, essa soma pode ser catastrófica para o organismo. Fazer refeições leves no carnaval é essencial para manutenção da energia mental e muscular. Por isso, devemos ingerir algum alimento pelo menos a cada duas horas de folia. O problema, muitas vezes, é a escolha desse alimento. Antes de sair de casa, evite comidas muito pesadas como feijoadas e moquecas. Na rua, dê preferência a sanduíches leves (sem frituras e condimentos, por exemplo) feitos na hora ou industrializados, pois previne o risco de uma intoxicação ou uma toxinfecção alimentar. Evite o consumo de alimentos gordurosos, pois eles retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento. Beber sucos de fruta é bastante indicado para uma refeição leve e rápida. Até o refrigerante tem seu lugar, desde que não seja diet ou light, pois estes não possuem o açúcar, que servirá como energia no seu organismo.

Quanto à higiene, se possível, não consuma os famosos churrasquinhos, cachorros-quentes, queijos-coalho e frituras: estes alimentos são um carnaval à parte para microrganismos que fazem mal à saúde.

Algumas dicas podem ser valiosas:

- Observe as condições de higiene do ambiente;
- Observe a higiene do vendedor (se ele manuseia o dinheiro e o alimento com as mesmas mãos, por exemplo);
- Verifique a limpeza do estabelecimento;
- Não consuma aquele queijo que já está amarelado e mais rígido (a proliferação de bactérias já é visível, nesse caso);
- Maioneses, catchups e mostardas devem ser guardados sob refrigeração, assim como alimentos crus;
- Não ignore seu olfato: se algo não cheira bem, é porque não deve estar bem.

Dentre os suplementos, podemos usar repositores energéticos baseados em carboidratos para manutenção e recuperação dos níveis de energia. Eles existem sob a forma de pó para mistura, podendo ser levados em garrafinhas para o circuito; também sob a forma de gel e balas, o que os torna bastante práticos, podendo ser levados no bolso do short.

Outro tipo de suplemento bem utilizado pelos foliões é a cafeína. Por agir como um estimulante do sistema nervoso central e aumentar os níveis de atenção e alerta, além de aumentar a capacidade de esforço (o que diminui a percepção de dor muscular), a cafeína pode ser aquele estímulo energético a mais para melhorar sua folia. Um conselho para quem usar a cafeína: não se esqueçam de beber água, pois a cafeína pode aumentar um pouco a perda de líquidos (que já é aumentada naturalmente com o calor, a agitação e o álcool). Deve-se ter cuidado ao usar esse tipo de produto, pois ele é contraindicado para pessoas com problemas de pressão, problemas cardiovasculares, gastrite, esofagite, refluxo, ansiedade e/ou depressão.

Então, lembrem-se: cuidem da alimentação durante o carnaval. Não se esqueçam da hidratação com água mineral, da ingestão de refeições leves e, se quiserem mais energia e disposição, de procurar o suplemento correto. Esses detalhes importantes e simples são de suma importância para que você arrase no carnaval, e não que o carnaval arrase você.

Um comentário:

  1. Brunow, sou sua fã!!!!

    Meu carnaval foi à base de água e alimentos consumidos locais aparentemente seguros!!! Rs rs
    No mais... Essas dicas servem para qualquer festança que rolar!!! Bebam água, criaturas queridas!!! Água é vida mesmooooo!!!

    Beijooooooos
    Mai

    ResponderExcluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!