terça-feira, 17 de maio de 2011

Suplementos Nacionais x Importados


Olá, pessoal! Resolvi escrever sobre um dos temas mais discutidos entre os consumidores de suplementos nutricionais: a qualidade dos produtos brasileiros. É quase um consenso entre essas pessoas que os produtos nacionais, em sua grande maioria, "não prestam". Mas será que isso tem fundamento? Os produtos importados são realmente mais confiáveis?

A indústria de suplementos nutricionais para o esporte é uma das maiores e mais lucrativas do mundo. Por mês, nos Estados Unidos, cerca de 40 mil atletas gastam um total de 300 dólares em suplementos, enquanto que os atletas recreacionais gastam em média 80 dólares por mês. Só para se ter uma ideia, em 2001, há 10 anos, foram gastos 400 milhões de dólares  em suplementos nos Estados Unidos.

No Brasil, o comércio de suplementos alimentares vem crescendo em ordem exponencial. E com o mercado em ascensão, é abundante a oferta de marcas e produtos importados, assim como nacionais, já que as fábricas brasileiras também acompanharam o crescimento mundial. Mas na hora da compra, ainda são maioria aquelas pessoas que preferem o produto importado. Os motivos são os mais variados: credibilidade da marca, preço, preconceito com os produtos nacionais, marketing, etc.

O que essas pessoas não sabem é que são poucos os suplementos nacionais que usam matéria prima de origem brasileira. Ou seja, o produto bruto (sem passar por processamentos finais) do suplemento nacional vem do mesmo lugar de onde vem o do suplemento importado. Então, se acredita que os suplementos importados possuem melhor qualidade por serem produzidos lá fora, mas o ingrediente muitas vezes é o mesmo e veio do mesmo distribuidor, exemplo clássico disso são as famosas proteínas do soro do leite, mais conhecidas como Whey Protein.

É bem verdade que em alguns produtos nacionais já foram encontradas substâncias proibidas na formulação e que foram omitidas no rótulo nutricional (prática ilegal). Mas a indústria estrangeira também coleciona inúmeros casos de adulteração de produtos com substâncias ilícitas, a diferença é que muitas vezes isso não chega ao nosso conhecimento. Logo, não é de exclusividade brasileira tais casos. E comete um erro quem acha que o controle de fiscalização desses produtos nos Estados Unidos é maior, na verdade é tão deficitário quanto no Brasil (haja vista a quantidade de suplementos potencialmente perigosos que são permitidos por lá).

Mas, Bruno, pelo fato de nos Estados Unidos a indústria da suplementação esportiva ter mais tempo de atividade e contar com marcas mundialmente conhecidas, não haveria uma maior preocupação da parte delas em fazer um produto confiável? A resposta é: Talvez sim. E na prática é isso que observamos, em termos percentuais, as marcas importadas apresentam uma confiabilidade maior devido ao histórico e reputação. Como no Brasil há poucas marcas de suplementos, algumas que já provaram não merecer confiança do consumidor acabam por “sujar” a imagem de empresas sérias e comprometidas com a ética.

E em termos de tecnologia e processos de fabricação? Lá fora é superior? Alguns processos de fabricação realmente parecem ser mais evoluídos na indústria americana. O que posso garantir é que existem empresas brasileiras que têm tecnologia de ponta na fabricação de suplementos alimentares.

Ainda existe a percepção equivocada do povo brasileiro de que “tudo que vem de fora é melhor”, causando uma enorme dificuldade às fábricas brasileiras em competir com as importadas. Enquanto que por um lado os preços nacionais são mais competitivos por não sofrerem uma série de impostos de importação – o que permite às fábricas nacionais oferecerem produtos melhores e mais baratos –, por outro lado fica difícil competir com o preconceito com o produto nacional.

Portanto, da próxima vez que for comprar um suplemento alimentar, analise bem suas opções e peça orientação de um nutricionista capacitado para uma indicação adequada. Assim como há produtos excelentes de origem estrangeira, também há similares nacionais, o mesmo valendo para produtos de má qualidade. Lembre-se, o melhor produto será aquele que atender às suas necessidades e respeitar o consumidor, independente do país de procedência.

20 comentários:

  1. Muito bom Bruno!!!É bom para desmistificar a idéia de muitos à respeito dos produtos brasileiros em relação aos importados quando na verdade a matéria-prima, muitas vezes, é a mesma.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!

    Pois é, essa é uma das "verdades" que as pessoas acreditam existir no mundo da suplementação. A palavra chave nesse caso é: Não é a nacionalidade que define a qualidade do produto. Há produtos bons tanto aqui no Brasil como lá fora, o mesmo vale para os produtos ruins.

    Sugiro a todos que leiam o blog da minha colega Bia. Sabe muuuuuuito aí! O link tá aí do lado esquerdo: NutriLipid

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Bruno! Seu site é muito interessante. Sempre procuro informações sobre suplementos. Estou no aguardo de informacoes do NANO VAPOR.
    VLW Abracos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruno, venho acompanhado suas matérias, todas as que tive oportunidade de ler, bem elaboradas, fica uma dúvida. Suplementos que geram a hipertrofia benéficos a saúde não existem?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Anônimo.

    O Nano Vapor eu posso abordar num post futuro.

    Mas já adiantando um pouco, é um produto para ser utilizado pré-treino com o intuito de aumentar força, disposição, energia, vasodilatação e recuperação.

    Mas ele é muito concentrado em substâncias estimulantes, além do fato de ter muitos ingredientes juntos. Isso é perigoso porque não se sabe como eles atuam juntos no organismo. Muitas marcas apelam para o marketing do "quanto mais melhor", e no final o produto não faz um efeito tão bom, ou até mesmo pode gerar respostas indesejadas.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Olá, Yuri.

    Existem, sim, suplementos que proporcionam uma maior hipertrofia e que não tragam mal algum para a saúde, melhorando-a, inclusive.

    Lembrando sempre que para gerar hipertrofia, o mais importante é um bom treinamento (detalhe que muita gente esquece). Outros dois pilares dos bons resultados são: A alimentação e o descanso.

    A suplementação entra nesse cálculo para ajudar a suprir a necessidade aumentada de algumas pessoas, e (no caso da maioria) acelerar resultados.

    Ótimos suplementos para acelerar o ganho de massa muscular benéficos à saúde são: Creatina, proteínas (entram nessa classe todas as de alto valor biológico como a Whey, a caseína, a albumina). A whey inclusive tem inúmeros fatores que beneficiam a saúde sem ter relação direta com atividade física, tornando-a uma proteína de excelente valor para qualquer pessoa.

    Outros suplementos que não causam efeitos adversos e que podem aumentar a hipertrofia muscular são os à base de arginina para produção de óxido nítrico, alguns otimizadores metabólicos (pré-treinos), pré-hormonais, formulações de aminoácidos específicas... Não podemos esquecer dos carboidratos também, que são OS MAIS importantes nutrientes para o crescimento muscular (e não as proteínas).

    Dúvida tirada? Continue frequentando o blog!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. "....Não podemos esquecer dos carboidratos também, que são OS MAIS importantes nutrientes para o crescimento muscular (e não as proteínas)."

    Amigo, tudo bem que a sua intenção aqui é das melhores, mas não vamos trocar as bolas correto?
    Os músculos são formados basicamente de que?
    Quando treinamos o que degradamos não seria massa muscular? OU seja aminoácidos?
    Logo, para a "reparação" muscular seria feita por quem?
    Acho que proteina(aminos) correto?

    O Carboidrato tem um excelente papel para ganhos de massa muscular, mas não é mais importante que a proteina.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Anônimo!

    Que bom que você comentou sobre essa minha afirmação, pois muitas pessoas pensam o mesmo que você (tava demorando de alguém comentar, rs).

    Mas todo profissional nutricionista sabe que o macronutriente mais importante para aumento de massa muscular é o carboidrato. Vejamos porque:

    Os aminoácidos são as unidades básicas formadoras da musculatura humana. Eles compõem as proteínas musculares em cada tecido muscular do nosso corpo, seja músculo liso (contração involuntária) ou estriado (contração voluntária).

    Para aumento de massa muscular, devemos ingerir uma quantidade maior de proteínas? Sim, pois nosso organismo supercompensa os tecidos musculares com mais músculo, e para isso precisamos de um pouquinho a mais de proteína.

    Mas por que então os carboidratos são os mais importantes nutrientes?

    A resposta é simples se analisarmos o nosso corpo como um conjunto de reações metabólicas, e não analisando ele em partes diferentes que funcionam isoladamente.

    Nosso organismo gasta energia diariamente para manter suas funções vitais, o chamado gasto energético basal. Soma-se a isso todo o gasto energético adicional que temos ao realizar as atividades do dia a dia. Nessa conta ainda entra a energia despendida no exercício físico, etc.

    Essa introduçãozinha básica foi somente para explicar que nós só iremos aumentar massa muscular se consumirmos mais energia do que gastarmos. Ou seja, para aumento de massa muscular o balanço energético deve ser positivo. E advinha qual é o nutriente que nosso corpo metaboliza preferencialmente como energia? É a glicose (um carboidrato).

    Para estarmos em anabolismo (síntese), precisamos estar com saldo energético positivo. De nada adianta se entupir de proteína e não ingerir a quantidade certa de carboidrato, pois essa proteína será desviada para fazer a função do carboidrato, e como não fará da melhor maneira possível, resultará em algumas substâncias que são tóxicas ao nosso organismo, aumentando o estado de inflamação, acidose, podendo levar até mesmo à hipoidratação.

    O carboidrato é o nutriente mais importante por possibilitar que a proteína seja usada para sua função ideal. Existe uma forma de calcular isso numa dieta, mas nem vou entrar em detalhes aqui pois só nutricionista entende desses cálculos mais técnicos.

    Quanto aos seus questionamentos, no exercício físico há degradação de reservas de glicose e de proteínas musculares, e se o indivíduo só ingerir proteínas ele não irá ter aumento de massa muscular, pois não há possibilidade de sintetizar NADA no nosso corpo se não tivermos energia para isso.

    Isso sem mencionar uma série de fatores como: o carboidrato estimulando a insulina que tem papel fundamental na ativação das vias de síntese proteica; a energia absurda que a proteína precisa para ser metabolizada no nosso organismo e ser usada para seu objetivo principal; a recuperação do glicogênio muscular que se dá através da glicose (na sua falta os aminoácidos sofrem gliconeogênese para tal fim)...

    Enfim, esse é mais um mito disseminado pelo mundo dos "marombeiros" e que circula livremente pela internet.

    Espero que tenha deixado claro como é que isso funciona e o motivo do carboidrato ser "o mais" importante nutriente. Deixando claro também que a proteína tem sua função e o quão especial ela é. Mas sem o carboidrato, ela não é especial, é apenas um nutriente tentando imitar o carboidrato sem sucesso.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  9. bom post
    já faz um tempo que importo meu whey protein, pois tomo um que é 100% natural (sem adoçantes artificiais) que você não encontra pra comprar no Brasil. Além disso também importo ômega 3 líquido.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Jose!

    Pra quem usa Whey Protein por longos períodos, realmente é indicado o uso de produtos sem aditivos artificiais, os chamados xenobióticos, como corantes e edulcorantes (adoçantes).

    Estudos apontam que o uso crônico dessas substâncias podem causar danos ao fígado, por este ser o órgão que é responsável pela detoxificação dessas substâncias que são estranhas ao corpo.

    O uso de ômega-3 é excelente! Todos nós devíamos usar, já que dificilmente comemos a quantidade correta de peixe (e não são nem todos os peixes que são ricos em w-3) diariamente.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Olá Bruno,

    Meu Nome é Ricardo,

    Fiz um Pedido do OxyELITE Pro mas só hoje vim ler sobre seu blog, então tenho as seguintes duvidas ele é realmente proibido no brasil e tão nocivo a Saúde como os outros? Quais os Riscos que a utilização dele pode causar? Você poderia me dar os nomes de alguns( Termogenicos ) que não sejam proibidos e tenham bons efeitos sem trazer risco a saude ? pra assim eu poder pesquisar mais sobre tais.. Grato desde ja.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ricado.

    O Oxyelite é proibido no Brasil sim.

    Quanto ao risco à saúde que seu uso oferece, eu não posso afirmar com tanta certeza sobre isso pois ainda não fiz um estudo mais aprofundado sobre seus ingredientes. Mas o que posso afirmar é que ele possui ingredientes que nenhum outro termogênico possui, é algo bem diferenciado mesmo.

    Farei um post sobre ele especificamente em breve.

    Alguns termogênicos que são permitidos para venda aqui no Brasil e unem evidências científicas e segurança de uso (com algumas restrições) são: Lipo Cut X, Thermo Fire, Yellow Hornet, Therma Hardcore Pro, Thermo Cuts X, entre outros...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Quais as marcas mais confiáveis de suplementos nacionais?

    ResponderExcluir
  14. Olá, Jorge.

    Existem várias marcas de suplementos nacionais. Algumas possuem fábrica e tecnologia de produção próprias, outras apenas rotulam e vendem os produtos que são fabricados ou lá fora ou aqui mesmo por outras fábricas.

    Dentre as mais confiáveis em termos de produção, tecnologia e qualidade dos produtos são: Nutrilatina, Vitafor, Neonutri, Athletica, SNC e Probiótica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Os produtos da IntegralMedica são bons ? E quais os Nacionais que você recomendaria

    ResponderExcluir
  16. Oi, Anônimo.

    Alguns produtos da Integral Médica são muito bons sim.

    Das marcas nacionais as que eu mais confio são: Nutrilatina, Vitafor e Neonutri.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Opa,

    Gostaria de saber se os produtos da growth são bons???

    Se sendo ipertenso grau 1, posso ingerir termogenicos.?

    E a diferença entre o oleo de cartamo da growtch, para o linolen e linoleic??
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Não é recomendado nenhum tipo de termogênico para que tem hipertensão. Geralmente a pressão tende a aumentar com o uso desses produtos, uma vez que estes atuam como vasocontritores.

      Quanto aos produtos da Growth, não conheço a procedência da marca, portanto não posso falar da qualidade. Atente para os ingredientes no rótulo, todo produto a base de ácido linoleico deve ter como fonte o óleo de cártamo.

      Abraços.

      Excluir
  18. oi Bruno
    gostaria de saber se os produtos da BodyAction são bons ou se vc nao recomenda
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Olha, vou ser bem sincero... não posso falar mal da marca, mas também não posso falar bem, rs.

      Me parece uma boa marca, com produtos interessantes e baratos, mas não posso falar da qualidade do produto por não ter informação suficiente para tal.

      Abraços.

      Excluir

Faça uma pergunta ou dê sua opinião!